segunda-feira, 6 de setembro de 2010

EU SOU O RINCÃO, TENHO CATARATA CANINA, PRECISO DE UMA CIRUGIA PARA VOLTAR A ENXERGAR, ME AJUDE

A catarata é uma doença ocular que afecta bastantes cães e que pode levar à cegueira do animal. Sem cura, a única solução é a cirurgia. Nos casos de sucesso, a visão dos cães melhora acentuadamente.
Os sentidos mais apurados nos cães são o olfacto e a audição. A visão vem em terceiro lugar, mas nem por isso deixa de ser um sentido importante. A catarata afecta a visão dos cães, instalando-se como um véu opaco no cristalino ou lente do olho e impedindo assim a passagem de luz. Sem luz ou captação de imagens, o cão não vê. Mas, os cães são animais extremamente adaptáveis e muitas vezes conseguem ultrapassar uma visão reduzida apoiando-se nos outros sentido e no estabelecimento de rotinas.
Nos casos menos graves, a catarata é parcial, não afectando significativamente a visão. Nos casos mais preocupantes, a catarata cobre toda a lente, levando à cegueira. Os cães desenvolvem, na maioria dos casos, cataratas nos dois olhos, mas a catarata pode desenvolver-se apenas num. Apesar de ser facilmente identificável pela cor acizentada que dá ao olho, a catarata é muitas vezes confundida com outras doenças que também alteram a cor do cristalino. A verdade é que ao contrário do que seria esperar, a catarata é mais comuns nos cães juvenis.