quinta-feira, 12 de maio de 2011

PETS MODELOS DO BLOG






Como controlar pulgas e carrapatos.

Basta ser cachorro para em algum momento da vida ter estes incômodos parasitas. Controlá-los, às vezes, exige perseverança. Carrapatos não nascem no corpo do animal. Nascem no chão e sobem.

Um ou outro carrapato pode aparecer ocasionalmente, mas quando aparecem muitos, é sinal que as condições de higiene não estão adequadas. Não necessariamente sujeira, mas pode existir um local inadequado, cheio de esconderijos ou entulhos onde estes parasitas encontram refúgio e procriam, infestando seu animalzinho e o local que ele vive, ou seja, sua casa.

As pulgas também têm sua fase jovem no chão, subindo ao corpo depois. Estudos dizem que para cada cinco pulgas no corpo de um cão, outras 95 estão no chão, na casinha, caminha ou roupinhas, em fase de ovo ou larva. Por isso, acabar com estes insetos é complicado. Precisa ter perseverança.

Os tratamentos têm de acabar com os parasitas que estão no corpo e com os que estão no chão. Normalmente, é necessário mais de um medicamento. Para aplicar diretamente sobre os animais existem alguns produtos sprays ou top spot (bisnaga para aplicar no dorso), que ajudam a eliminar as pulgas e são receitados conforme a idade e o peso. Quanto ao ambiente, pode ser aplicado um tipo de produto diluído em água, normalmente vendidos em aviculturas.

Crédito Imagem: Shutterstock

Alguns balconistas, quando o problema são os carrapatos, sugerem aplicar produtos como o Butox, direto sobre o animal. Pode dar certo, mas podem ocorrer casos de intoxicações que podem levar à morte, portanto, siga apenas orientações de veterinários.

Colocar remédio uma só vez resolve? Não. Estes tratamentos eliminam 90% das pulgas e carrapatos na hora e têm um efeito residual por mais algumas semanas. Depois de no máximo um mês, você deve fazer nova aplicação e assim sucessivamente.

Banhos com xampus antipulgas também ajudam no controle. Ou seja, não existe aquele tiro certeiro que acaba com pulgas e carrapatos de uma vez por todas. Tem de fazer um pouquinho de cada coisa e ir controlando.

Animais que nunca saem de casa podem ficar anos sem pegar pulgas e carrapatos, já os que saem frequentemente correm mais riscos de desenvolver esses parasitas.

Apartamentos são mais protegidos do que casas com quintais, e até mesmo as clínicas e pet shops podem ser locais para se pegar uma pulguinha.


Crédito Imagem: Arquivo Pessoal
 Gatos saudáveis não costumam ter pulgas, pois fazem uma higiene criteriosa, lambendo-se todo dia. Já os gatinhos que, por qualquer motivo ficam doentes, relaxam na limpeza do corpo e as pulgas acabam aparecendo.

É importante saber que carrapatos são transmissores de doenças graves aos cães e às pessoas, por isso devem ser controlados com atenção. Pulgas são responsáveis pela transmissão de um parasita intestinal, chamado Dipylidium caninum, portanto, quando fizer o tratamento contra as pulgas é bom vermifugar o animal também.

Outra questão relevante neste caso é que muitas pulgas e carrapatos podem estar associados a muitos cães ou gatos no mesmo ambiente. Caso isso aconteça, sempre que for tratar um deles contra pulgas e carrapatos, trate todos os animais se não a infestação não acaba nunca.
Por Wilson Grassi

Fonte:
Bbel/Uol
Link:

Centro Municipal de Educação Especial inicia terapia com gato.

Crédito Imagem: Arquivo Pessoal
As crianças com necessidades especiais atendidas pela Prefeitura de Boa Vista no Centro Municipal Integrado de Educação Especial contam com uma novidade na terapia realizada com animais. Agora, além das cadelas Yasmin (da raça Chow Chow) e Ruhana (Shit-zu), os pacientes estão recebendo atendimento terapêutico com o gato Félix.

De acordo com a veterinária Carla Soares, coordenadora das sessões, a receptividade das crianças com o felino foi excelente. “As crianças ficaram muito animadas com o gato. Inclusive uma criança autista, que era resistente ao tratamento com as cadelas, começou a participar mais das sessões”, disse.

A terapia com os animais ajuda no desenvolvimento da aprendizagem, estimulando a socialização das crianças e ajudando a desenvolver a saúde emocional. As sessões são realizadas de terça a sexta-feira, no período da manhã e na terça-feira à tarde. Em média, 20 crianças participam semanalmente da atividade.

Esta é mais uma terapia utilizada pelo Centro, que funciona na rua Paraíba, n°. 444, Bairro dos Estados. O CMIEE também possui fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia e psicopedagogia.

Durante cada sessão com as cadelas e com o gato, os alunos realizam atividades simples, como tocar, brincar, passear, escovar, alimentar e abraçar o animal. Também serão utilizadas brincadeiras como bambolê e jogos com bolas.

Os animais usados na terapia são dóceis e socializados, que convivem com pessoas e animais estranhos e são receptivos a carinhos e afagos.

A veterinária Carla Soares, explica que a terapia é de extrema importância para os alunos com necessidades especiais, pois os animais ajudam as crianças a superar problemas emocionais melhorando a qualidade de vida e estimulando de várias formas a inclusão social.

“A partir do momento em que estabelecemos esta relação entre as crianças e os animais estamos contribuindo para a superação de vários problemas emocionais, motores, e também criando laços de amizade e respeito”, concluiu Carla.

Outros benefícios poderão ser gerados por intermédio da terapia com os animais, como o estímulo da socialização e desenvolvimento da saúde emocional. Um terapeuta acompanha as atividades, anotando a execução feita pela criança. Ao final de um período, o profissional verifica a evolução do paciente e passa exercícios direcionados.

CENTRO – O Centro Municipal Integrado de Educação Especial atende a crianças de 6 a 16 anos que são portadoras de deficiências físicas, auditiva, mental, visual, problemas de aprendizagem e distúrbios na linguagem. Os alunos estudam em escolas municipais ou pertencem à comunidade.

As crianças realizam atividades lúdicas, com recursos pedagógicos e recebem atendimentos duas vezes por semana no horário oposto ao das aulas, de acordo com as necessidades de cada uma.

O atendimento é realizado nos períodos matutino e vespertino por profissionais qualificados como fonoaudiólogos, terapeutas, psicólogos, pedagogas, fisioterapeutas e assistentes sociais. Outra atribuição dos profissionais do Centro é a realização de oficinas e cursos para os professores municipais.

O Centro também realiza projetos de dança e de combate à violência doméstica. A dança desenvolve a expressão corporal, coordenação motora, raciocínio, auto-estima e o equilíbrio das crianças. No projeto de combate à violência doméstica a equipe realiza várias palestras nas escolas municipais sobre a temática.

Fonte:
 Boa Vista Agora

Link: http://www.boavistaagora.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3588:centro-municipal-de-educacao-especial-inicia-terapia-com-gato&catid=40:social&Itemid=215

Cada raça com a sua ração.

Primeira empresa brasileira a disponibilizar no mercado pet alimentos para cães de raças específicas, a PremieR pet (www.premierpet.com.br) oferece atualmente um leque de 18 diferentes opções para filhotes e adultos. São alimentos que levam em conta as necessidades orgânicas dos animais para favorecer, por meio da nutrição equilibrada, o máximo desenvolvimento de suas características típicas e desejáveis, bem como prevenir e/ou minimizar os principais problemas de saúde que mais acometem determinadas raças.


Crédito Imagem: Arquivo Pessoal 
No entanto, muita gente se pergunta: como isso é possível? Funciona realmente? Quem esclarece é a médica veterinária da PremieR pet, Keila Regina de Godoy. “Assim como vemos acontecer com a alimentação humana, a do animal também vem evoluindo muito, graças ao desenvolvimento científico e às matérias-primas de alta qualidade, os nutracêuticos, que permitem o desenvolvimento de uma nutrição funcional. Soma-se a isso o conhecimento das necessidades e das fragilidades de cada raça de cão e torna-se possível à indústria elaborar o alimento ideal para cada uma, num conceito chave-fechadura”, explica. Ou seja, o alimento é feito na medida exata para cada raça.

É fácil compreender como funciona na prática. O cocker, por exemplo, é um cão que tem grande tendência à catarata, assim como o poodle. Pesquisas científicas já evidenciaram que cockers com catarata têm menos vitamina C no sangue do que os cães sem a doença, e que a raça não sintetiza bem tal componente. Dessa forma, fica claro que a vitamina C tem caráter funcional para a raça e sua presença em doses e associações adequadas no alimento tende a beneficiar o animal, contribuindo para prevenir o problema ocular.

Rottweillers por exemplo, necessitam de altos níveis de determinados aminoácidos que formam a melanina. Sem os níveis adequados, sua pelagem preta nunca terá cor intensa e bonita. Portanto, um alimento que contenha a dose correta dos aminoácidos beneficia o rottweiller permitindo o máximo desenvolvimento desta característica da raça.

Os exemplos citados se multiplicam devido à grande diversidade de raças caninas atualmente. São muitos os benefícios e existe especial interesse na questão da prevenção de patologias, tais como a incidência de cálculo urinário nos yorkshire, a obesidade no labrador, os desvios de coluna no dachshund, o problema cardíaco no golden retriver , a incidência de displasia coxo-femural no bulldogue, entre outros.

“É importante reforçar que os alimentos para raças específicas têm fundamento científico e não são apenas marketing para atrair o consumidor. Mas também é preciso esclarecer que não tratam doenças. São, na realidade, um cuidado extra, preventivo, que se pode ter com o cão, dando a ele um alimento de alta qualidade e que atende suas necessidades particulares”, alerta a veterinária.

Oportunidade de negócio?
Mas, se não é por puro marketing, por que os produtos são desenvolvidos justamente para as raças “da moda”? Os últimos lançamentos da PremieR pet, por exemplo, foram para golden retriever e shih-tzu, raças que possuem grande procura atualmente.

Bem, quanto mais se amplia a criação de determinadas raças puras, maior a incidência de criadores oportunistas, que focam no volume e não zelam pelo aprimoramento genético dos animais. Sem esse cuidado e com o aumento do cruzamento consanguíneo, a incidência de problemas hereditários cresce na mesma proporção que o aumento da população. Aí está também a explicação do fato de cães sem raça definida –ou vira-latas, como são popularmente conhecidos–, viverem mais do que os de raça pura.

Nesse cenário, é fácil perceber que há uma necessidade cada vez maior de cuidados específicos com as raças de cães. E o mercado de pet food atua justamente para atender a essa demanda crescente, com o respaldo da comunidade científica.

Sobre a PremieR pet
Pioneira na fabricação de alimentos Super Premium para cães e gatos no Brasil, a PremieR pet tem uma das mais modernas fábricas da América Latina, localizada no município de Dourado, Estado de São Paulo. Detentora da certificação ISO 9001:2008, possui formulação fixa em todos os produtos comercializados, empregando sempre as melhores tecnologias e matérias-primas na produção de alimentos de qualidade superior. Há quinze anos a empresa vem acompanhando os avanços nutricionais relativos ao segmento, o que resulta num alimento com ingredientes especiais para animais com diferentes estilos de vida. Os itens de sua linha são vendidos exclusivamente em canais especializados, como clínicas veterinárias, pet shops e casas agropecuárias. Mais informações pelo Pet Fone: 0800 55 6666 ou no site www.premierpet.com.br.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede