quinta-feira, 7 de julho de 2011

Filhote de urso adotado por família eslovena vai para abrigo após fim de "sequestro"

Animal irá para um lar de ursos órfãos na Romênia

O ursinho Medo se tornou famoso após ser adotado por uma família da Eslovênia 
e fazer amizade com o cão da casa
Crédito Imagem: Montagem/Reuters

Um filhote de urso-pardo selvagem, que foi adotado por uma família na Eslovênia e depois teria sido "sequestrado", reapareceu e foi enviado a um lar para ursos órfãos na Romênia.
O filhote macho encantou o país após fotos do bicho abraçando o cachorro da família adotiva e brincando na mobília terem sido publicadas pela mídia nacional.
Seus donos queriam construir um cercado permanente para ser a moradia do animal mas foram persuadidos de que ele se tornaria grande demais e perigoso, e deveria ir viver em um abrigo para ursos.
Mas, antes que o filhote pudesse ser retirado da casa, ele desapareceu, conta Johanna Stadler, diretora da entidade beneficente de proteção a animais Four Paws (Quatro Patas, em português).
- Um dia antes de nossa equipe de especialistas chegar (à casa da família), seu cercado foi invadido e o filhote de urso foi sequestrado.
A entidade ofereceu cerca de R$ 2.454, em recompensa pelo retorno do urso, e a polícia se envolveu no caso.
O filhote acabou sendo recuperado, trazido por um jovem que disse tê-lo encontrado.
Segundo a polícia, o desaparecimento (e possível roubo) do urso continua sendo investigado.
Urso "entrou no quintal"
O filhote, apelidado de Lucky (do inglês sortudo), ou simplesmente Medo (palavra eslovena para urso), tem hoje cerca de cinco meses de idade.

Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias
Link:

Cachorrinho renasce após entrar literalmente pelo cano

Bombeiros precisaram usar muita água para que o filhote desentupisse

O filhote passou a ser chamado de Lucky (palavra que, em inglês, significa "sortudo")
 após ser salvo pelos bombeiros ingleses
Crédito Imagem:Reprodução/The Sun.

Jack Russel, um cãozinho de quatro semanas de vida, passou a ser conhecido como Lucky (palavra em inglês que significa “sortudo”) por ter praticamente nascido de novo.
É que o filhotinho entrou, literamente, pelo cano do esgoto do quintal da casa de sua dona, Michelle Thompson, mas foi salvo graças à ação dos bombeiros de sua cidade-natal, Bishop Auckland, na Inglaterra.
Michelle até tentou, com a ajuda da amiga Donna Tranter, alcançar o cãozinho, mas não conseguiu. Segundo entrevista dada para o jornal britânico The Sun, a inglesa, então, resolveu chamar ajuda profissional. - Eu cheguei em casa do trabalho e o encontrei preso no ralo, por não sei quanto tempo. Durante a operação de “desentupimento” de Lucky, a brigada bombeou água para dentro do cano. Um dos soldados ficou esperando pelo cão no bueiro onde a tubulação terminava. Segundo Michelle, Lucky saiu encharcado de água e aparentemente sem vida. - Mas Donna começou a chacoalhá-lo e, rapidamente, a água saiu de dentro da boca dele. Imediatamente, Lucky começou a se mexer. Foi um alívio. Os bombeiros foram brilhantes.

Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias
Link:

Labrador e sua dona perdem 44 kg e ganham título de "campeões de dieta"

Cachorro perdeu 25 % de seu peso em seis meses, quase 13 kg

Sem petiscos e com muita ginástica,
 o labrador Lucky conseguiu eliminar quase 13 kg 
e ainda ajudou a britânica Alyson King a ficar mais enxuta.
Crédito Imagem PA.

Um cão da raça labrador que estava acima do peso ideal e sua dona perderam, juntos, mais de 44 kg, uma façanha que lhes rendeu o título de "campeões da dieta", entregue pela PDSA, uma organização britânica de defesa dos animais.
O cão Lucky perdeu 25% do peso de seu corpo em seis meses e ajudou sua dona, a britânica Alyson King, de 49 anos, a emagrecer 32 kg em uma dieta. - Agora ele (Lucky) corre e pula por aí, coisas que não conseguia fazer. Antes, segundo Alyson, o cachorro tinha dificuldades para andar. Lucky, de nove anos, tornou-se um "campeão da dieta" após perder 13 cm de "cintura" e quase 13 kg. Os métodos usados foram não dar "agrados” em forma de comida ao cão e fazê-lo se exercitar mais. Veterinários da PDSA diziam que, sem essas medidas para emagrecer, Lucky teria sua saúde comprometida e provavelmente não conseguiria viver por muito tempo. - À medida que seu peso diminuiu, ele ficou muito mais cheio de energia. E ele certamente me mantém na linha. Quando chega a hora de sair para passear, ele começa a reclamar, então eu nunca esqueço. Tem sido uma verdadeira jornada de perda de peso para nós dois.A PDSA alerta que a obesidade animal é um problema crescente no Reino Unido, e estima que mais de 33% dos cães e 25% dos gatos (em medições feitas pela organização nos últimos quatro anos) sofram de sobrepeso.

Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias
Link:

Gato leva flechada na nuca, mas sobrevive em SP.

"Guga" foi encontrado pela dona no quintal de casa 
e passou por cirurgia.

Um gato vira-lata levou uma flechada na nuca, teve o céu-da-boca perfurado e a língua rasgada, mas sobreviveu ao ataque.
O animal foi encontrado ferido pela dona no quintal de casa e o agressor não foi localizado.
O bichano, conhecido como Guga, foi atingido por um tipo de flecha usado em competições. Ele passou por uma cirurgia e poderia ter morrido ou ficado paraplégico se o instrumento tivesse atingido algum órgão vital.O incidente aconteceu no interior paulista.
A dona registrou um boletim de ocorrência por maus-tratos e pede justiça.

Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias
Link:
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/gato-leva-flechada-na-nuca-mas-sobrevive-em-sp-20110705.html

Cachorro acha Bebê recém-nascida é encontrada em sacola plástica.

A criança estava ao pé de uma árvore, 
numa viela só para pedestres; ela passa bem.

Um bebê recém-nascido, do sexo feminino, foi encontrado, por volta das 19h30 desta quarta-feira (6), dentro de uma sacola plástica, na rua Itaqueri, região da Mooca, na zona leste de São Paulo. A criança estava ao pé de uma árvore, numa viela só para pedestres.
Uma estudante de Pedagogia passeava com o seu cão quando o animal foi atraído pela sacola e começou a cheirá-la. A jovem, de 25 anos, pegou a criança, que estava sem o cordão umbilical, levou para a sua casa, deu banho, enrolou em um cobertor e acionou a Polícia Militar.
Policiais da 5ª Companhia do 21º Batalhão encaminharam a recém-nascida para o Hospital Cândido Fontoura. Ela está em observação na UTI Neo-natal e passa bem. Não há previsão de alta.
O caso foi registrado no 57º Distrito Policial, do Parque da Mooca, como abandono de incapaz. A criança será encaminhada para o Conselho Tutelar.

A mãe, que ainda não foi localizada pela polícia, além de responder judicialmente pelo crime, poderá perder a guarda da filha.


Fonte:
R7/Notícias/São Paulo/Notícias
Link:

Gato 'late' como cachorro e, flagrado, volta a miar

Vídeo de 20 segundos está entre os mais vístos do Youtube.
Especialista diz a jornal que é possível que gato imite latido.
Vídeo mostra gato 'latindo' em janela (Foto:Reprodução)

Um vídeo de 20 segundos postado no Youtube mostra um gato que "late" como um cachorro e, após ser flagrado pela câmera, volta a miar como gato.

As imagens, aparentemente postadas por um internauta russo, já foram vistas mais de 1,3 milhões de vezes até a tarde desta sexta-feira (1º) e entrou para a lista dos mais vistos do site (clique aqui para ver).

Segundo o jornal “Metro” londrino, especialistas em animais que examinaram o vídeo disseram que não é incomum que gatos imitem cachorros, já que o som pode ser produzido com um tipo de miado mais forçado.
Nos comentários postados no vídeo, no entanto, muitos internautas inventam teorias para o misterioso latido do gato, que vão desde uma dublagem no vídeo até “um cachorro disfarçado de gato”.
Fonte:

g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link:

Atenção: as opiniões do artigo são de inteira responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do site PetMag

Desde que seu cachorro maltês de três anos foi levado por ladrões durante um assalto em Santo André (Grande SP), há um mês, a veterinária Denise Prado diz que sua vida "virou de ponta cabeça".


O cachorro Dudu, levado por assaltantes
Denise Prado/Arquivo Pessoal

Ela já espalhou fotos do cachorro Dudu pela cidade inteira, mandou e-mails para mais de 500 clínicas e pet shops, deu depoimento na televisão e criou páginas para divulgar a sua busca nas redes sociais --e desde então recebeu inúmeros trotes e tentativas de extorsão. O marido também está abatido, e a preocupação com o paradeiro do cachorro já a fez perder 5 kg: "A comida não desce".
A confusão começou no dia 2 de junho, quando ao menos dois homens invadiram a casa de Denise e roubaram televisão, notebook, filmadora, roupas e outros objetos pessoais --além de Dudu, o cachorro da família.
A veterinária foi para casa almoçar no momento do assalto e chegou a ver os bandidos entrarem no carro e fugirem, sem imaginar que Dudu estaria junto. Ela conta que correu para dentro de casa, com medo de que os ladrões tivessem agredido o cachorro, e não o encontrou. Então percebeu que a cama e os brinquedos de Dudu também tinham sumido.

O cachorro Dudu, da veterinária Denise Prado, que foi roubado durante um assalto há um mês, na Grande SP
Denise Prado/Arquivo Pessoal

A busca começou naquele dia, com a ajuda de amigos, percorrendo a cidade de carro e a pé por mais de três horas. Enquanto isso, outros colegas preparavam cartazes e panfletos com a foto do cachorro, e familiares aguardavam a chegada da polícia.
O investigador responsável pelo caso, do 2º Distrito Policial da cidade, disse que a polícia já tem alguns suspeitos e que as testemunhas devem ser chamadas ainda essa semana para um reconhecimento fotográfico.
Uma preocupação, conta Denise, é que Dudu come ração especial e tem uma alergia que é agravada caso ele coma frango ou fique exposto muito tempo ao pó e à grama. "Minha esperança é que, até pelo problema de saúde, algum veterinário em algum momento vai ter que atender esse cachorro."
Denise e os familiares acreditam que o cachorro possa ter sido vendido ou dado de presente a alguém, já que o roubo foi uma semana antes do dia dos namorados.
Para tranquilizar quem estiver com Dudu, ela afirma que paga uma recompensa (de valor não divulgado) e compra outro filhote para a pessoa. E garante que não está atrás de culpados pelo assalto -- "só quero meu cachorro de volta".
Com tanta exposição, Denise já recebeu ameaças e ligações de pessoas que diziam estar com Dudu. "Muita gente me ligou dizendo que está com o cachorro, que vai matar o cachorro se eu não depositar o dinheiro. Só que nenhuma delas me deu nenhuma prova de que estava com o Dudu."
Apesar dos problemas, ela acredita que a divulgação pode ajudar a fazer com que o cachorro volte para casa. "Espero do fundo do meu coração que ele apareça. Preciso que minha vida volte ao normal", diz Denise.

Fonte:
1.folha.uol.com.br/cotidiano
Link:

Cuidados com cães e gatos no inverno

Durante o inverno, assim como nós humanos, para cães e gatos há uma série de cuidados preventivos que devemos ter tomar para manter a saúde do animal preservada.



Relacionado às doenças de inverno, com relação aos cães há aumento na incidência da Traqueobronquite Infecciosa Canina, ou mais conhecida por Tosse dos Canis. Esta enfermidade atinge o sistema respiratório da espécie, que tem por principal sinal clínico um início súbito de tosse curta e repetida que dura vários dias. Desta maneira, o proprietário acredita que o animal está com algo obstruindo a garganta e que esta seria a causa das crises de tosse. Trata-se de uma doença que aparece sem avisar não proporcionando ao proprietário indício nenhum do problema antes dele se instalar. Pode atingir animais de diferentes faixas de idade, tendo como característica episódios de tosse associados à dificuldade respiratória em menor ou maior intensidade.
Os principais agentes etiológicos causadores desta doença são Bordetella bronchiseptica e Adenovírus tipo 1 e 2. A transmissão destes agentes pode ser através de bebedouros, comedouros e é altamente contagiosa através da disseminação via aerossol (tosse e espirros), assim sendo, torna-se comum locais com confinamento de cães (hotéis, hospitais veterinários, abrigos de animais, pet shops, etc.) são os principais focos de disseminação dos patógenos. O diagnóstico efetivo para a Tosse dos Canis é realizado pelo veterinário e com evidenciais circunstâncias dos sinais clínicos e de um histórico da exposição do animal.
                                                                              Peludos também precisam de proteção
 Crédito: CC body_pixel


Assim, concluí-se que a prevenção é a melhor forma de evitar com que o cão contraia o patógeno e para isso a vacinação adequada e anual é a melhor solução. Além disso, isolar animais diagnosticados positivos, higiene zelosa para evitar a disseminação viral com produtos adequados e uso de desinfetantes em locais onde haja aglomerações de cães também atuam de maneira eficaz no controle da doença.
Já para a espécie felina, a principal doença de inverno é a Bronquite Alérgica Felina ou Asma Felina que acomete o trato respiratórios dos gatos, obstruindo e inflamando as vias respiratórias. Esta doença em questão tem por indícios tosse, animal respirando com a boca aberta e se desenvolve pelo animal entrar em contato com possíveis fatores desencadeantes como pó, pólen, poeira, perfumes ou qualquer corpo estranho ao qual ele apresente uma reação. Seu diagnóstico se baseia na avaliação clínica do médico veterinário que recomendará um tratamento adequado para o animal. Também neste período, cães e gatos idosos com problemas osteoarticulares como artrose, por exemplo, passam a sentir mais dor quando expostos a temperaturas mais baixas.
Outra questão importante a se ressaltar é a diversidade de produtos voltados para o aquecimento dos animais no inverno. É possível encontrar com facilidade em pet shops e casas especializadas, roupas específicas para pets que o mantenham aquecidos e protegidos durante o período de baixas temperaturas. É importante também ressaltar o cuidado com choques de temperaturas, como por exemplo, dar banho e passear com ele logo em seguida, pois independente da idade do animal, pode ser prejudicial.
Para finalizar, para que seu animal de estimação esteja protegido, deve-se seguir as seguintes dicas abaixo:
  • Evitar dar banhos no inverno, ou reduzir a freqüência, ou utilizar produtos “Banho a Seco” que promovem uma higienização a seco sem que o animal fique úmido;
  • Evitar tosa baixa no inverno, visto que a pelagem é uma forma de proteção do frio;
  • Levar o animal para passear em horários mais quentes para evitar corrente de ar gelado;
  • Aumentar a quantidade de ração para seu cão/gato, visto que seu consumo aumenta em média 30% devido as necessidade que o corpo tem para manter a temperatura.
Seguindo todos os passos acima, seu animal estará protegido e pronto para enfrentar o inverno.
Atenção: as opiniões do artigo são de inteira responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do site PetMag

Autor:
Vanessa da Silva Lopes
é Médica Veterinária, escreve sobre saúde (cães e gatos) na PetMag e é Responsável Técnica do Laboratório Veterinário Mundo Animal. Visite o website do Mundo Animal: www.mundoanimal.vet.br