sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Saiba o que é a tosse dos canis e aprenda a proteger seu pet


Você já ouviu falar em Traqueobronquite infecciosa canina? A doença, também conhecida como Tosse dos Canis ou Gripe dos Animais, provoca uma tosse seca e, após tossir, o animal abre a boca e parece querer vomitar.

O mal é ocasionado por uma bactéria e o cão se contamina por via aérea, ao entrar em contato com outro animal doente. Por isso, bichos que vivem em aglomerações, como pet shops ou canis, têm mais chances de contrair a doença.

O veterinário Regis Santoro Patitucci explica que já existem vacinas no mercado contra a Tosse dos Canis e que a bactéria responsável pela doença também pode passar para humanos.
Doença pode ser facilmente prevenida com alguns cuidados e por meio da vacinação anual, garantindo a saúde e o bem-estar do seu mascote

Causas:
Um dos principais agentes causadores da gripe canina é a Bordetella bronchiseptica. Altamente contagiosa, a gripe canina é mais facilmente transmitida quanto maior for o número de animais em determinado local, especialmente durante o inverno – que possui clima frio e seco, mais propício para a transmissão da doença.

Sintomas:

Tosse constante, dando a impressão de que o animal está engasgado. Nos casos mais graves há também coriza, secreção nos olhos, falta de apetite e febre. A gripe pode evoluir para uma pneumonia, caso o cão não seja tratado corretamente.

Prevenção:
Cuidados básicos para manter o cão longe do frio são importantes: mantê-los em locais cobertos, sem correntes de vento, acomodá-los em camas, casas, oferecer mantas, entre outros.
A vacinação é importante para proteger o animal da gripe não só durante o inverno. A primeira imunização deve ser realizada nos filhotes, a partir da 8ª semana de vida. São duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas. Anualmente, os animais devem receber uma dose única de reforço.
Descrição – Fonte: www.pfizersaudeanimal.com.br 

A sexta finalmente chegou!


Quem olhou essa foto e não deu pelo menos um sorrisinho é feio e bobo!
Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação/PetRede
Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Como apresentar cães evitando brigas

Por Equipe Cão Cidadão

Muitas pessoas ignoram a importância de uma boa apresentação de um cão a outro, especialmente se a situação importar na introdução de um novo amigo numa casa que já tinha um peludo como “morador antigo”.

Se o primeiro contato de ambos gerar reações agressivas ou mesmo uma briga, a relação dos cães pode ficar comprometida para sempre, gerando até situações de perigo constante.

Identificando os sinais de perigo
Mesmo que o novo morador seja um filhote, é preciso cuidado no primeiro contato, para que o mais velho não estranhe a chegada do pequeno. Além disso, há maior probabilidade de problemas caso o encontro ocorra no ambiente onde o cão mais antigo morava. Finalmente, cães do mesmo sexo tendem a se “estranhar” mais do que um macho e uma fêmea quando se conhecem.

Assim, se a situação a ser enfrentada tiver algum dos fatores acima, os cuidados devem ser redobrados.

Como agir 

A primeira dica é providenciar para que o primeiro contato se dê em um local neutro. Pode ser na rua, num parque ou praça, de preferência sem muito barulho ao redor.
Outro ponto importante é providenciar para que os dois cães estejam contidos em suas respectivas guias, cada um sendo conduzido por uma pessoa.

A aproximação deve ocorrer aos poucos, iniciando com uma boa distância ente os cães. Cada condutor deve estar bem atento às reações do peludo que está ao seu lado. Sinais como: encarar o outro cão fixamente, pelos do pescoço eriçados, cauda ereta e imóvel, significam perigo e devem ser imediatamente coibidas! Deve-se retirar imediatamente o cão do local que lhe dava visão do outro, com um sonoro e vigoroso NÃO.

É importante, por outro lado, valorizar os comportamentos desejados e esperados para esta situação: se o cão, mesmo já tendo visto o outro, mantiver-se numa posição relaxada, deve ser elogiado e bastante recompensado.

O objetivo é que a aproximação ocorra aos poucos, sempre observando as reações de ambos os cães, que devem ser tranquilas e despreocupadas para que se saiba em que ponto avançar. Isto pode levar alguns minutos ou até dias. Mas é muito importante ter paciência, pois trata-se de uma providência que garantirá tranquilidade aos peludos!

Quando se tiver certeza que ambos estão tranquilos, pode-se permitir que se cheirem, pois é neste momento que a relação entre os cães realmente se iniciará.

Antes de deixar os peludos sozinhos no local destinados a eles, é indicado que sejam separados na hora da alimentação. Além disso, todos os brinquedos, ossos e objetos que possam iniciar uma disputa, devem ser retirados do local, para somente serem introduzidos após certo tempo de convivência harmônica.


Importante: caso a(s) pessoa(s) seja(m) totalmente inexperiente(s) com cães e/ou qualquer dos peludos tenha histórico de agressividade, é indicado buscar a ajuda de um profissional especializado em comportamento canino para auxiliar na apresentação a outro cão.
Texto: Cassia Rabelo Cardoso dos Santos (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Fonte:
Noticias.r7.com/blogs/dr-pet
Link:
http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet/2011/08/04/como-apresentar-caes-evitando-brigas/

Que tal deixar seu bichinho mais bonito? Conheça os novos produtos de beleza para cães e gatos

Perfumes de luxo, cauterização e, até mesmo, 
tonalizantes são opções para os bichos.

Produtos de beleza prometem deixar seu pet impecável
Crédito Imagem: Getty Images
Assim como os nossos cabelos e pele merecem cuidados e mimos, a pelagem e higiene dos pets também.
Pensando nisso, muitas marcas do mercado animal lançaram produtos essenciais para manterem a aparência dos mascotes impecáveis.Entre cauterização e perfumes importados, com inspiração em grandes marcas como Dolce Gabana e Carolina Herrera, as prateleiras dos pet shops vão ficando lotadas de opções e a penteadeira do bichinho cada vez mais cheia.Quem gosta dessas novidades são eles, que deixam a cabeleira mais bela e o sentimento de vaidade mais aguçado.A aceitação destes produtos é tão grande - entre os donos e animais- que a empresa Pet Society irá realizar uma feira de estética animal, entre os dias sete e nove de agosto em Florianópolis, capital de Santa Catarina, que trará novidades deste mercado e, principalmente, aulas de beleza.Além deste evento, que marca a importância dos cuidados com os animais, houve, em março, outro evento, mas na cidade de São Paulo, que enalteceu os produtos de beleza e higiene voltada para o animal – o Pet Show.
Fonte:
Entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Cãozinho é resgatado após ficar preso debaixo de carro

Caso ocorreu em Miami, no estado da Flórida.
Bombeiros usaram macaco para levantar veículo e retirar o animal.

Um cão foi resgatado em Miami, no estado da Flórida (EUA), depois que foi encontrado preso debaixo de um carro. Moradores que ouviram os latidos do filhote avisaram as autoridades. Os bombeiros usaram um macaco mecânico para levantar o veículo e conseguir retirar o animal, segundo reportagem da emissora de TV “WSVN”.

Bombeiros usaram macaco mecânico para levantar o veículo e retirar o animal. 
(Foto: Reprodução/WSVN)
Fonte:
G1.globo.com/planeta-bizarro/noticia