quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ansiedade de separação: saiba como evitar esse sofrimento tão comum

Problema pode estar no dono e não no cachorro;
 saiba como lidar com essa situação.
O segredo para diminuir a ansiedade do bicho é estabelecer uma rotina para ele, sabia?
Reprodução/Facebook


A ansiedade da separação é um transtorno que pega cães de todas as espécies e idades de jeito.

Trata-se de um processo muito doloroso, no qual o cão se sente tão dependente do seu dono, que sofre com o medo constante de ser abandonado — mesmo quando o dono vai apenas até a padaria.

Uma novidade para estes donos é que o problema, muitas vezes, pode estar neles mesmos.

A especialista em comportamento animal Daniela Sanzi, em entrevista ao R7, fez alguns esclarecimentos sobre o assunto:

— Quando a pessoa pega um cachorro, muitas vezes inconscientemente, deposita todo tipo de carência naquele bicho. Deposita muita expectativa, muita coisa ali naquela relação cachorro-pessoa. Ela pega um bichinho que não entende nada ainda e tenta cobrar dele uma relação complexa. Quanto mais regrado for o dono, mais tranquilo será o cachorro. Não dá para querer o cachorro no colo o tempo inteiro em um dia, para no outro querer que ele se acostume a ficar longe de você, por exemplo.

Um engano muito comum cometido pelos donos é, por exemplo, tirar férias e aproveitar esse período para passear muito e curtir mais tempo com o bichinho. Na verdade, o humano não está fazendo bem ao seu pet. Isso porque quando ele voltar a trabalhar, seu bichinho vai sofre com sua ausência.

Daniela explica a situação.

—Ele não entende, né? Não adianta explicar “olha, daqui a 30 dias eu vou voltar a trabalhar”.

As consequências desse "gruda, separa e gruda de novo" podem ser bem ruins. O cão pode desenvolver comportamentos indesejados, como passar a estragar coisas, comer jornal, fazer coco e xixi fora do lugar... Tudo para chamar atenção.

São os comportamentos típicos da ansiedade da separação. A especialista continua:

— Se a pessoa trabalha oito horas por dia, mas separa duas horas antes do trabalho e uma hora depois para passear com o cão, isso é pouco? Depende. Se o cão está acostumado a ficar numa creche brincando o dia inteiro é pouco. Se ele nunca sai, é bastante!

Escolher a melhor rotina para manter com seu bichinho é um processo relativo. O segredo é fazer de tudo um hábito.Tem que inserir o cachorro no contexto que a pessoa já costuma viver. 

Daniela finaliza.
— Quanto mais coisas iguais no dia a dia, mais rápido o cachorro entra no eixo. Os sinais corporais e comportamentais deles dizem muitas coisas pra nós, é só saber ler. 

Seu cão já sofre a cada vez que você sai de casa? Veja dicas para diminuir essa ansiedade:

- Procure quebrar a rotina de sua saída de casa. Tente mudar a ordem de seu ritual diário — banho, perfume, roupa “diferente”, pegar chave, colocar água e comida para o cão... Eles entendem perfeitamente que você já está de saída e começam a sofrer antes mesmo de você cruzar a porta;

- Saia e chegue sem alarde: Nada de “Já volto” ou “ Mamãe chegou”. Sair e chegar são coisas comuns do seu dia a dia e chamar atenção para isso pode causar angústia no cão. Associe sempre uma coisa positiva à sua saída, como um petisco;

- Acostume seu cão a comer no horário da sua saída. Assim ele estará distraído com uma coisa boa quando você deixar a casa.

Boa sorte!

Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Dono reencontra seu cachorro perdido depois de achá-lo à venda no Facebook

Uma mulher conseguiu recuperar seu cachorro roubado graças ao Facebook. Joanna Martin, moradora de Hartcliffe, Bristol, nos Estados Unidos, conseguiu reencontrar de maneira inusitada seu cão de estimação, Cotton, roubado há 4 anos. Ela contou com a ajuda de um amigo e dos policiais locais para reaver o animal.

A filha mais nova de Joanna Martin, Katiecorr e Cotton 
(Foto: Reprodução)

Em 2008, Cotton (que em português significa algodão), desapareceu da residência dos Martin quando Joanna foi visitar sua mãe, que mora nas proximidades, sem que houvesse no local qualquer indício de roubo de outros bens. Sendo Cotton um Staffordshire bull terrier que chamava muito a atenção dos interessados na raça, Joanna passou a considerar o furto do animal.

Apesar de procurar pelo cachorro em diversos lugares, foi no Facebook que um amigo de Joanna encontrou a pista final. Ele, que costumava levar o cão para passear, reconheceu Cotton em uma venda feita por uma mulher - na faixa etária dos 20 anos - pela rede social. Confirmando que era mesmo o cão de Joanna à venda, ele comunicou à amiga, que entrou em contato com a polícia local para informar sobre o ocorrrido. Ela, então, foi acompanhada ao local de encontro estipulado para a suposta compra do bull terrier.

Ao chegar no local, a mulher foi presa sob acusação de tentativa de negociação de bens roubados, e Cotton pôde finalmente voltar para suas antigas donas, as crianças da família Martin, Kiracorr, de 12 anos, e Katiecorr, de 6 anos - a mesma idade do cão, que é somente três semanas mais velho que a caçula. “Cotton sempre foi como nosso filho. Temos duas meninas e ele era nosso menino. Quando elas recebiam doces e ele não, Cotton resmungava exigindo seus direitos de filho”.

Fonte:
.techtudo.com.br/noticias/noticia
Link:

Cão inconformado tenta reanimar companheira atropelada há mais de uma semana

(Foto: Reprodução / Youtube)

Um cachorro tem chamado a atenção de crianças e adultos que passam por uma estrada de Perm, na Rússia. O animal faz vigília para o corpo de sua companheira, que morreu atropelada há mais de uma semana.
Na ocasião, o macho desesperado arrastou a fêmea da pista na qual foi atropelada para o acostamento, onde se encontram desde então. Por diversas vezes, o bichinho foi flagrado por moradores locais tentando reanimar a vítima com suas próprias patas, além de tentar aquecê-la, deitando sobre seu corpo. A dupla ficou conhecida na região como “Romeu e Julieta”.

(Foto: Reprodução / Youtube)

Segundo relatos de moradores, muitos já tentaram alimentar o cão, mas ele se recusa a comer ou beber água. Também não permite que ninguém se aproxime da cadelinha morta. “É uma cena muito triste“, disse um russo. Tocados pela lealdade do bicho, muitos moradores já se candidataram a ficar com o cão quando ele decidir encerrar a vigília.

Um tocante vídeo da dupla foi postado na web. Assista:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bOlFZOFVYLk

Fonte:
Link: