sábado, 6 de agosto de 2011

Cão é flagrado com 'penteado emo'

Cena foi flagrada em Minsk, na Belarus.
Imagem foi feita pelo fotógrafo Viktor Drachev.

Um cachorro cristado chinês, raça que detém vários títulos no concurso de cão mais feio do mundo, foi flagrado na quarta-feira (3) em Minsk, em Belarus, com um topete que lembra um penteado emo. 
(Foto: Viktor Drachev/AFP)

Fonte:
G1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link:

Adoçante pode levar cães à morte

ASPCA adverte que produtos à base de xilitol causam depressão,
perda de coordenação e até convulsões nos animais.
Produtos que contêm xilitol podem levar os cachorros à morte
Crédito: Flickr/ CC jeffreyw

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade aos Animais (ASPCA), divulgou recentemente um sério alerta sobre os malefícios do xilitol. O adoçante é encontrado em certas gomas de mascar sem açúcar, doces, produtos de panificação, creme dental e outros produtos, e pode causar sérios problemas e até mesmo risco de morte para os pets. Em 2009, o Centro de Posse e Controle Animal (APCC- na sigla em inglês) da ASPCA, em Urbana, Ilinois, contabilizou cerca de 2,6 mil casos de ingestão acidental do adoçante por bichos de estimação.

Uma explicação para o aumento de animais expostos acidentalmente ao xilitol, de acordo com Mindy Bough, vice-presidente do APCC, seria sua maior oferta no mercado. “O xilitol parece ser cada vez mais popular nos produtos alimentares, porque é um substituto do açúcar, útil para os diabéticos e também diminui o desenvolvimento de cáries em humanos”.

Segundo o dr. Eric Dunayer, toxicologista sênior do APCC, cães que ingerem alimentos adoçados com xilitol podem desenvolver uma queda brusca de açúcar no sangue, resultando em depressão, perda de coordenação e convulsões. “Estes sinais podem se desenvolver muito rapidamente, às vezes, menos de 30 minutos após a ingestão do produto. Portanto, é crucial que os donos procurem tratamento veterinário imediatamente”. Eric também diz que parece haver uma forte ligação entre ingestão de xilitol e o desenvolvimento de insuficiência hepática em cães.
Pequenas doses, grandes problemas

Enquanto se pensava que só as grandes concentrações de xilitol poderiam resultar em problemas, pequenas quantidades também são preocupantes. “De acordo com o dr. Dunayer, é preciso ter atenção, principalmente, com produtos que contenham o xilitol como um dos principais ingredientes. “No entanto, temos começado a ver problemas causados pela ingestão de produtos com menor quantidade do adoçante também”.

Eric alerta ainda que, com menores concentrações de xilitol, o início dos sinais clínicos pode ser adiado até 12 horas após a ingestão. "Portanto, é importante lembrar que mesmo que o animal não desenvolva sinais de imediato, isso não significa que os problemas não irão aparecer no futuro".

Para finalizar, a ASPCA adverte os proprietários de animais de estimação para serem especialmente cuidadosos e deixarem doces, chicletes ou outros alimentos que contenham xilitol fora do alcance dos bichinhos. E como acontece com qualquer substância tóxica, o animal que sofre exposição acidental deve ser levado imediatamente ao veterinário.

Fonte: