quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estudo revela que cachorros evitam estresse.

Ter um bicho de estimação é mais calmante que assistir TV ou tomar uma garrafa de vinho.

Passear com o amigo peludo promove mais bem-estar que jantares em famíliaCrédito: Reprodução/ Telegraph.

O posto de melhor amigo do homem já pertence aos cachorros há muito tempo, mas além disso, uma pesquisa realizada pelo Mindlab International revelou que caminhar com o totó é mais efetivo para o bem-estar que jantares em família ou feriados. O estudo vai além e mostrou que os animais também são excelentes calmantes, evitando o estresse dos donos.
De acordo com o site do jornal Telegraph, 55% das pessoas entrevistadas pela pesquisa mostraram-se mais relaxadas após passar um tempo com seus pets. Cerca de 44% delas demonstraram menos preocupação com o emprego ou segurança.
Já 25% dos entrevistados revelaram ainda que seus cães são seus melhores amigos, enquanto uma em cada seis mulheres disseram que confidenciam somente aos seus bichos os mais ocultos pensamentos.
Em entrevista à publicação, David Lewis, psisólogo do Mindlab, afirmou que interagir com cães é uma profunda e efetiva maneira de reduzir o estresse. “A interação promove sentimentos de contentamento e calma”.

Fonte: PETMAG / UOL

06.08.2010

Estudo revela personalidade de donos de cães e gatos

Para estudiosos, donos de gatos são mais anti-sociais enquanto donos de cães são mais extrovertidos.

Donos de gatos tendem a ser mais mente aberta, enquanto donos de cães são mais extrovertidosCrédito: Steve Hardy e Mike Baird

Você já ouviu falar que os animais de estimação geralmente se parecem com o dono? Existe até uma campanha publicitária que brinca com as características físicas de cães e seus proprietários. Pois pelo visto, os cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, agora querem provar que pets e seus donos também apresentam personalidades semelhantes.
De acordo com o site do canal CNN, a exemplo dos felinos, seus donos tendem a ser mais anti-sociais e introspectivos, enquanto os proprietários de cão são mais extrovertidos e meticulosos. E para chegar a tais conclusões, a equipe chefiada pelo psicólogo Sam Gosling disponibilizou um questionário online para que os proprietários desses pets respondessem.
Foram cerca de 4,5 mil entrevistados, que responderam sobre sua personalidade e inclinações pessoais. Eles também tiveram que responder se eles preferiam cães, gatos, ambos ou nenhum dos dois. Constatou-se então que pessoas que preferem cães são mais sociáveis e gostam de sair de casa. Por outro lado, quem prefere os bichanos tendem a ser mais neuróticos, mas também mais criativos, mente aberta e não gostam de rotina.
É importante lembrar que tais tendências independem do sexo dos entrevistados, mas não determinam 100% dos casos. Em entrevista ao site, Sam Gosling explica que seria generalização afirmar que todos os donos de cães são extrovertidos e que sua pesquisa ajuda apenas em casos que você não conhece absolutamente nada sobre a pessoa e gostaria de ter um bom palpite.
Segundo o psicólogo, saber mais sobre a personalidade de cada um auxilia na hora da escolha do pet ideal para cada pessoa, além de auxiliar nas sessões de terapia. A pesquisa também teve o propósito de responder a seguinte dúvida: será que são as pessoas que escolhem os animais de acordo com a personalidade delas, ou os animais que mudam a personalidade de seus donos? Esta questão ainda não obteve resposta.

Fonte: PET MAG / UOL

Câmera revela donos que não recolhem as fezes do totó

Britânico contratou detetives para instalar câmeras pelo bairro com o objetivo de descobrir quem são os donos irresponsáveis

Indignado com a sujeira deixada pelos cães de donos irresponsáveis nos parques de seu bairro, Mark Halstead, pai de duas crianças, resolveu tomar uma atitude. Em parceria com a prefeitura de Milton Keynes, no condado de Buckinghamshire, Inglaterra, o britânico montou uma equipe de detetives particulares para supervisionar a região. O objetivo é descobrir os responsáveis por deixar as fezes nos locais públicos.
Segundo informações do jornal Daily Mail Mark costuma passear com seus filhos nos parques do bairro, mas acabou cansando de ver tanto cocô de cachorro no gramado. Para acabar com o problema ele está coordenando profissionais que espalharam micro câmeras pelos locais mais visitados por donos de animais.
Quando pegos em flagrante os donos irresponsáveis poderão pagar uma multa de até mil libras, cerca de 2,7 mil reais. As câmeras filmadoras foram escondidas dentro de troncos de árvores e em latas vazias de refrigerante. Detetives portando máquinas fotográficas também foram encarregados de vigiar os parques da cidade.
As micro câmeras são escondidas dentro de árvores e latas vazias de refrigeranteCrédito: Reprodução/ Daily Mail
“Eu me preocupo muito com as crianças da minha comunidade, então, decidi que alguma coisa precisava ser feita. Não se trata apenas de sujeira na rua, mas ela pode gerar também problemas de saúde”, declarou Mark sobre as fezes dos cães não recolhidas.
O britânico é dono de uma agência de investigação, a Black Cat Investigations, e percebeu que poderia aplicar a mesma tecnologia utilizada para descobrir cônjuges infiéis para descobrir os donos de cães irresponsáveis.
Até o momento já foram instaladas 15 câmeras filmadoras de alta resolução nos principais locais de Milton Keynes. As imagens podem ser vistas e gravadas em tempo real via internet em um servidor da agência de Mark. O material serve como prova na justiça caso haja um processo contra o dono.
Nos últimos três anos 13 pessoas da cidade foram condenadas a pagar multa por causa da sujeira não recolhida.

FONTE: PET MAG

Campanha estimula paranaenses a cuidar de seus animais de estimação

13/Out/2010
Na sexta-feira (08), na Praça Zacarias, em Curitiba, o dia foi de mobilização. Isto porque estudantes de Medicina Veterinária e médicos veterinários, que participam da Campanha de Guarda Responsável, orientaram a população sobre os cuidados que os proprietários devem ter para zelar pelo bem-estar de cães e gatos. O objetivo da ação era ensinar, bem como estimular um cuidado maior da população com seus animais de estimação. Para isso, durante manhã e tarde, acadêmicos e agentes da Rede de Defesa e Proteção Animal, programa da Prefeitura Municipal de Curitiba, distribuíram folders e orientaram a população sobre castração e Sistema de Cadastramento e de Identificação Animal (SIA) (microchips).
A castração, a microchipagem e a orientação à comunidade são estratégias para evitar o crescimento da população animal. Em Curitiba, a Prefeitura estima que atualmente a cada quatro habitantes um possua um cão. “São, aproximadamente, 450 mil cães em Curitiba. Calcula-se que 50% sejam semidomiciliados e destes 5% não têm dono, por isso dizemos que uma atitude de guarda responsável seria a castração dos animais”, afirma Lucyenne Popp, a médica veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Por uma parceria que a Prefeitura firmou com a Anclivepa-PR em Curitiba, a microchipagem está sendo realizada em clínicas associadas à Anclivepa por um custo de R$ 9,00/chip. Os interessados podem acessar o site www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br, e buscar no lado direito “Onde posso microchipar meu animal”. Aparecerão os dados completos das clínicas veterinárias que participam da ação. Após a identificação, o animal precisa ser cadastrado no SIA.
Veja aqui os estabelecimentos conveniados. Interior
Em Cascavel e Londrina, também sediaram o Dia de Mobilização da Campanha de Guarda Responsável. Em Cascavel, o evento foi promovido da Praça Wilson Jofre e em Londrina, no Calçadão. Nas duas cidades o Dia de Mobilização foi realizado no sábado, dia 9/10.
A Campanha de Guarda Responsável é uma iniciativa do CRMV-PR e tem o apoio da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal).
As fotos estão disponíveis no link Galeria de Imagens.

Fonte: Assessoria de Comunicação
CRMV

Vacinação de cães e gatos contra raiva é suspensa preventivamente em todo o país.

O Ministério da Saúde decidiu, nesta quinta-feira (7), suspender preventivamente as campanhas de vacinação de cães e gatos contra raiva animal em todo o país. A decisão foi tomada após resultados preliminares de investigação laboratorial informados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Ministério da Saúde recebeu a análise parcial nesta quarta-feira (6).
A investigação laboratorial, realizada com cobaias, indicou a ocorrência de efeitos graves e mortes depois da vacinação que, até então, não eram previstos na literatura científica disponível. Com base nesses resultados, como medida cautelar, o MAPA recomenda a interrupção temporária do uso da vacina, até que a investigação laboratorial seja concluída. Entre os efeitos que não eram previstos e que foram observados estão hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração. Vale ressaltar que os resultados laboratorias preliminares indicam alterações ocorridas apenas nas amostras colhidas nos estados. Essas alterações não haviam ocorrido nos testes iniciais feitos pelo MAPA para a liberação da vacina, nem na contraprova de amostras mantidas em estoque.
De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, as informações sobre ocorrência de mortes e casos graves disponíveis até a última quarta-feira não eram suficientes para suspender a vacinação. Segundo Hage, embora os dados laboratoriais parciais ainda não sejam suficientes para afirmar a real causa das mortes, elas estão associadas temporalmente à vacina, pois os sintomas nos animais começaram em até 72 horas após a aplicação, além de ter ocorrido aumento de notificações por parte dos estados, nesta semana.
“Até então, tínhamos relatos de mortes e casos graves nos estados, mas sem evidências de estudos controlados em laboratório. Agora que temos essas informações, mesmo que preliminares, decidimos suspender a vacinação preventivamente, até que os estudos sejam concluídos”, explica Eduardo Hage.
A vacina que está sendo analisada é a RAI-PET®, produzida pelo laboratório Biovet, que desde 2003 tem registro no MAPA – responsável pela realização de testes de qualidade nas vacinas utilizadas em animais. Para a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos de 2010, o Ministério da Saúde comprou 30,9 milhões de doses da vacina, por R$ 23,4 milhões.
Do total de doses, já foram distribuídas 22,6 milhões aos estados. Atualmente, o Ministério da Saúde tem 7,3 milhões de doses da vacina em estoque. Com a recomendação de suspender a campanha, as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde devem manter as vacinas acondicionadas em ambiente refrigerado, entre 2 e 8 graus centígrados, até a conclusão dos estudos em andamento.
NÚMEROS NACIONAIS – Desde julho, a vacinação já foi iniciada em 22 estados e no Distrito Federal. Foram vacinados 7,9 milhões de animais. A meta é vacinar 28,5 milhões de cães e gatos.
De 12 de agosto a 6 de outubro, as Secretarias Estaduais de Saúde notificaram ao Ministério 1.401 eventos graves envolvendo animais, dos quais 217 mortes, ocorridas no Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Nesses 11 estados e no DF, foram imunizados, até 6 de outubro, 5,8 milhões de cães e gatos.
O monitoramento dos eventos adversos graves vem sendo realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, desde a notificação das primeiras ocorrências, no Rio de Janeiro e em São Paulo. De acordo com a literatura científica, são consideradas reações graves, após a vacinação de animais, somente a anafilaxia (reação sistêmica à vacina) e a morte. Outras reações são consideradas normais, como dor e pequeno inchaço no local da aplicação (consideradas leves); e letargia, febre e sonolência (moderadas).
A vacina utilizada até o ano passado, a Fuenzalida & Palacios, assegurava proteção durante seis a sete meses. Por isso, nas áreas de maior risco (regiões Norte e Nordeste), eram realizadas duas campanhas anuais. A vacina RAI-PET assegura proteção durante um ano, o que levaria à realização de apenas uma campanha anual.
SOBRE A RAIVA – A raiva é uma doença viral transmitida ao homem quando um animal infectado o morde, lambe ou arranha. Os principais transmissores são os cães, gatos, saguis e morcegos. Como não é possível imunizar animais que vivem na natureza, a campanha de vacinação de cães e gatos é a principal forma de prevenir os casos da doença em humanos, que tem letalidade altíssima, próxima de 100%. Somente três casos no mundo conseguiram sobreviver – um deles foi um rapaz do interior de Pernambuco, em 2008.
Em 2010 foram notificados dois casos de raiva humana no Brasil – um no Rio Rio Grande do Norte, por ataque de morcego, e outro no Ceará, por ataque de cão. Os dois pacientes morreram.De 1990 a 2009, o número de casos de raiva humana, considerando todas as espécies agressoras, caiu drasticamente – de 73 para 1. A partir de 2005, a intensificação das ações de vigilância permitiu uma redução ainda mais acentuada.
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/casos_conf_raiva_hum_1990_2010.pdf
O QUE FAZER – Ao identificar que cães e gatos estão com suspeita de raiva, os donos devem isolar os animais e chamar ajuda especializada, que pode ser a de técnicos do centro de controle de zoonoses local ou a de um veterinário da secretária municipal de saúde para que as providências adequadas sejam adotadas. Se a pessoa for agredida por qualquer animal, deve-se lavar imediatamente a ferida com água e sabão e procurar um profissional de saúde para obter orientações sobre indicação de profilaxia antirrábica (vacina e/ou soro).Quando a agressão for por cães ou gatos, os animais deverão ser confinados por dez dias após a agressão, para observação de sintomas da doença e, se o animal morrer, deve-se informar o departamento de zoonoses do município imediatamente.
Caso seja detectada a presença de morcegos na região, deve ser realizada a notificação aos órgãos da saúde e agricultura local para adoção de medidas de controle e prevenção, como: iluminar áreas externas nas residências, colocar telas nos vãos de dilatação de prédios, janelas e buracos e fechar ou vedar porões, pisos falsos e cômodos pouco utilizados que permitam o alojamento de colônias deste mamífero.
Fonte: Ministério da Saúde
CRMV

Campanha "Guarda Responsável" começa no Paraná


01/Out/2010
Nesta segunda-feira, dia 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais, terá início no Paraná a rodada de eventos sobre a Campanha de Guarda Responsável de Cães e Gatos, promovida pelo CRMV-PR. A primeira cidade a sediar será Londrina, com a realização de uma Mesa Redonda, às 19h, no Anfiteatro da Morfologia, na UEL. O objetivo do encontro é promover o debate sobre bem-estar animal, políticas públicas sobre controle populacional e controle e prevenção de zoonoses.
Para o médico veterinário Leonardo Nápoli, presidente da Comissão de Zoonoses e Bem-Estar Animal do CRMV-PR e coordenador da Campanha de Guarda Responsável, “compete ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, como um dos órgãos que tratam das questões inerentes à Medicina Veterinária e Zootecnia no nosso estado, divulgar o papel dos profissionais e a necessidade da guarda responsável para o bem-estar humano e animal, o controle e a prevenção de zoonoses e a melhoria do meio ambiente”.
Participarão da Mesa Redonda, a Comissão de Zoonoses e Bem-Estar Animal do CRMV-PR, o Curso de Medicina Veterinária da UEL, o Curso de Medicina Veterinária da Unopar, o Ministério Público, as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Saúde e a Ong SOS Animal.
A entrada é franca e estão convidados a participar profissionais, acadêmicos, entidades de classe e a comunidade em geral.
Dia de Mobilização
Na próxima semana também será promovido o Dia de Mobilização, com o apoio de acadêmicos de Medicina Veterinária. O objetivo é distribuir folders e orientar a população sobre os principais cuidados que os proprietários devem ter com cães e gatos para garantir o bem-estar do animal. Em Curitiba e Londrina, também serão veiculados nos ônibus do transporte coletivo cartazes da Campanha.
CuritibaData: 8/10/2010 – Sexta-FeiraLocal: Praça ZacariasHorário: 9h às 17h
Londrina Data: 9/10/2010 – SábadoLocal: Calçadão CentralHorário: 9h às 17h
CascavelData: 9/10/2010 – SábadoLocal: Praça Wilson JofreHorário: 9h às 17h
Outras cidades também participarão da Campanha, porém datas e lugares ainda estão em definição. Em breve teremos mais notícias.

Fonte: Assessoria de Comunicação
CRMV-PR