terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ONG promoveu campanha contra abandono de animais.

Entidade Pense Bicho,
de Curitiba, quer combater
a posse irresponsável.
Pesquisas apontam que o fim do ano e o período de férias é a época em que aumenta o número de animais abandonados. Com o objetivo de combater esse triste índice, integrantes da ONG Pense Bicho, de Curitiba, decidiram lançar uma campanha que incentiva a posse responsável. O evento aconteceu a partir das 9h deste sábado, 12 de dezembro.

A entidade distribuiu panfletos aos pedestres alertando para o problema do abandono e defendendo a posse responsável de animais domésticos. Uma pesquisa recente feita pela ONG revelou que cerca de 3% dos pets de Curitiba vivem pelas ruas da capital paranaense, em um universo de 430 mil. O número equivale a 12 mil bichinhos.

O problema se agrava ainda mais com o fim do ano, quando as pessoas saem para viajar e não têm onde deixar seus pets. Vale lembrar, no entanto, que a atitude é criminosa. Isso porque a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) prevê punição pesada aos infratores: multa e detenção de três meses a um ano, dependendo da gravidade do problema causado pelo abandono.

Paris Hilton promove campanha de adoção.

Socialite trabalhou como voluntária em um abrigo de animais e resolveu adotar mais um chihuahua de três anos.
Socialite trabalhou em um abrigo de animais como punição por ter sido flagrada portando cocaína na bolsa
Crédito: Reprodução/ People Pets.

Quem poderia imaginar que a punição que Paris Hilton recebeu em agosto por porte de cocaína acabaria sendo benéfica para os animais abandonados? Mas foi exatamente isso o que ocorreu. A socialite precisou trabalhar como voluntária em um abrigo de cães e gatos abandonados, em Las Vegas, e depois de ter se comovido com a situação dos bichinhos, resolveu fazer uma campanha em seu Twitter.

De acordo com o site da revista People Pets Paris trabalhou limpando o abrigo, trocando a água dos animais e distribuindo cobertores. Famosa por seu amor incondicional pelos cães a socialite logo se encantou por um Chihuahua disponível para adoção e não pensou duas vezes: levou o peludinho para casa.

O sortudo tem três anos e foi batizado de Sid Vicious. A experiência no abrigo de animais fez com que Paris incentivasse seus seguidores no Twitter a não comprarem cães e gatos. “Nesse Natal, se você está pensando em adquirir um cão ou gato, vá a um abrigo de animais. Salve uma vida. Não compre, adote”, escreveu.

Cadela da à luz 17 filhotes na Alemanha.

Número de animais varia entre quatro a seis por ninhada. Felizmente, todos os cãezinhos nasceram fortes e saudáveis.
Apesar de numerosos, os filhotes nasceram fortes e saudáveis
Crédito: Reprodução/ Daily Mail

A cena lembra muito o filme 101 Dálmatas, em que o casal Roger e Anita passa pelos maiores apuros para cuidar de dezenas de filhotinhos, mas só que desta vez, aconteceu na vida real. Uma cadela da raça Rhodesian Ridgeback deu à luz 17 filhotes de uma vez só, na Alemanha, deixando sua dona, literalmente, muito ocupada.
De acordo com o jornal Daily Mail a cadela de Ramona Wegemann deu à luz oito fêmeas e nove machos, todos fortes e saudáveis. Em entrevista à publicação a alemã contou que as primeiras semanas de vida dos filhotes foram muito cansativas, já que ela precisou ajudar sua cadela a alimentar a ninhada. “Quando eu terminava de dar comida para o último filhote o primeiro já estava com fome novamente”, desabafou.
Os 17 cachorrinhos nasceram no dia 28 de setembro na cidade de Ebereschenhof, próxima a Berlim e foram chamados de Bahati, Binta, Bahya, Bashima, Batouuli, Binki, Bora, Bisa, Baakir, Banjoku, Belay, Bruk, Bundu, Bayo, Bukekayo, Biton e Bulus. O difícil é escolher qual deles é o mais fofo!

Miniporco ‘vira’ sensação entre presentes de Natal no Reino Unido

Criadora recebeu uma grande quantidade de pedido.
Britânicos querem comprá-los como presentes de Natal.
Miniporcos estão entre os presentes favoritos das crianças no Reino Unido. Segundo a agência "Barcroft Media", a criadora Jane Croft recebeu uma grande quantidade de pedidos de última hora de pessoas querendo comprá-los como presentes de Natal.
Miniporco está entre os presentes favoritos das crianças.
(Foto: Nick Obank/Barcroft Media/Getty Images)

A própria Jane mantém um miniporco com animal de estimação. A fêmea chamada "Lady Gaga" tem dez centímetros de altura e 15 cm de comprimento. Após dois anos, ela deve atingir, no máximo, de 33 cm de altura e pesar 30 quilos.

Cão é flagrado entrando em supermercado e roubando osso.

Caso ocorreu em Murray, no estado de Utah.Cena foi flagrada pelas câmeras do supermercado.

Cão entrou no supermercado e fugiu com um osso. (Foto: Reprodução)

Um cão entrou em um supermercado em Murray, no estado de Utah (EUA), seguiu até o corredor de comida para animais e roubou um osso. A cena foi flagrada pelas câmeras de segurança do supermercado, segundo a emissora de TV "KSL".

Vida urbana e aumento da classe C podem influenciar em alta da população de gatos.

O número de gatos aumentou 13,3% no país em 2009, em relação a 2008, segundo dados da Anfalpet (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação). Já a população de cães cresceu 6,4% no mesmo período. A informação está na reportagem de Tatiana Freitas, para a Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Pesquisa da Comissão de Animais de Companhia do Sindan (Sindicato da Indústria de Produtos para Saúde Animal) aponta que 50% dos gatos vivem na classe C.

As explicações para o "boom" da população felina podem estar ligadas ao aumento da renda, marcado pelo fortalecimento da classe C, e o fato de a população brasileira estar mais concentrada nas cidades -- o estilo de vida urbano.

"Os gatos precisam de menos tempo e dedicação. Como em uma família de classe C todos trabalham, moram longe e passam pouco tempo em casa, os gatos se encaixam mais", afirma Luiz Luccas, presidente da comissão.
Além disso, diz ele, há uma percepção de que o custo de criar um gato é menor do que o de cachorro:
"Gato não precisa tomar banho toda semana."
PRATICIDADE FELINA

A veterinária Luciana Deschamps viu na paixão pelos gatos uma oportunidade de negócios. É proprietária do primeiro pet shop do Brasil exclusivo para gatos.Além de espaço para banhos, que para os gatos são recomendados a cada dois ou três meses, o "cat shop" de Luciana tem uma clínica veterinária, hotel, área de lazer e loja de acessórios.

Luciana estima atender no Sr.Gato (zona oeste de São Paulo), 150 animais por mês apenas na parte médica.

A falta de tempo e de espaço nas grandes cidades estimula a população de gatos, que apresentam uma taxa de crescimento superior à de cães -- o animal doméstico preferido dos brasileiros.