sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Enriquecimento ambiental para gatos

Por Equipe Cão Cidadão


Quando nos referimos a enriquecimento ambiental, pretendemos criar um ambiente saudável que melhore o bem estar físico e mental do animal. Levamos em conta os comportamentos naturais dos gatos e temos que imaginar como estimulá-los a se manifestarem no ambiente doméstico. Principalmente os animais que são mantidos sem acesso a rua, tem a necessidade de um ambiente mais estimulante.
Os benefícios são muitos, para o animal o fim do tédio, melhora e prevenção de quadros de ansiedade, obesidade, stress e agressividade. Para os proprietários melhora ou prevenção da destruição de móveis e cortinas micção inapropriada e até agressividade.

Arranhar e escalar
Gatos adoram escalar e até dormir em locais altos, onde se sentem mais seguros e podem observar o território. Outra dica é instalar um trecho de carpete na parede para facilitar a escalada do felino, para o alto dos móveis ou prateleiras.
Se o gato não pode sair de casa, não deixe de aproveitar a janela, colocando um beiral, prateleira ou móvel junto a ela. Ele pode se entreter por um bom tempo apenas observando.
Os arranhadores, evitam que os gatos estraguem os móveis, e o melhor é instalá-los próximos dos locais de descanso, das entradas e entre dois ambientes. Eles podem ter diferentes texturas (carpete sisal, tecido) e formatos (poste, placa, disco, tapete) e estar instalados tanto na vertical quanto na horizontal.

Caçar
Instintivamente, nossos bichanos, perseguem e brincam com bolinhas, fitas ou pequenos objetos amarrados numa vareta, como fariam se estivessem caçando. O segredo é fazer o objeto se “esconder” atrás de uma parede ou porta. O gato ataca o objeto no momento exato em que ele começa a desaparecer.

Um olfato superapurado
O olfato não é tão usado para a caça, sua função principal é a comunicação! Feromônios são odores que sinalizam os parceiros sexuais, demarcam território e até revelam quando o animal tenta ser amistoso ou sente medo. Cheiros conhecidos os relaxam, enquanto que cheiros novos e diferentes excitam ou estressam. Há dois feromônios sintéticos, o feliway (F3) que é usado principalmente para reduzir o stress e a marcação urinária. Já o felifrends (F4) é bastante útil quando estamos introduzindo um novo felino na residência.
O catnip produz uma reação de marcação com as unhas ou um comportamento semelhante ao de uma fêmea no cio. Pode ser colocado junto aos arranhadores para estimular seu uso.

Brinquedos inteligentes e jogos eletrônicos
Sim, existem jogos para iPad direcionados especialmente desenvolvidos para entreter os bichanos. E eles garantem que a telinha do iPad e do iPhone são resistentes as unhas dos nossos pequenos. A pioneira a criar esses jogos foi a Apple, mas em seguida a Friskies lançou 3 jogos que podem ser baixados gratuitamente: http://gamesforcats.com/
Da mesma forma que para cães há brinquedos inteligentes para gatos. Nesses brinquedos o gato se entretêm, tentando conseguir o alimento que é colocado dentro deles.

Sem gastar muito
Bolinhas de papel amaçado, fitas, penas, elásticos, bolas de pingue pong são ótimas e simples opções de brinquedos. Você já experimentou jogar uma caixa ou sacola de papelão no chão? Ele imediatamente entrará dentro e isso pode ser usado como entretenimento.
Bolinhas com furos recheadas com petiscos secos podem ser oferecidas entre as refeições.
As ponteiras de laser pode ser usadas para estimular o gato a se exercitar, perseguindo o ponto luminoso.


Texto Claudia Terzian (adestradora e consultora comportamental da Cão Cidadão)
Revisão Alex Candido.
Fonte:
Noticias.r7.com/blogs/dr-pet
Link:
http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet/

Você combina com cachorrão ou cachorrinho?

Especialistas apontam qual o tamanho de pet é o ideal para sua rotina

Cachorros são adoráveis, no entanto, 
é preciso saber que tipo vai se dar melhor convivendo com você
Crédito Imagem: Think Stock

Os cães são considerados os melhores amigos do homem, certo? Por conta da fama de companheiros fieis, eles são sempre a primeira opção quando se pensa em escolher um animal de estimação.
Entretanto, é importante escolher direitinho que tipo de cachorro se dará melhor com a sua personalidade, sua casa e sua rotina.

Cães de certas raças precisam de mais atenção. Outros, de mais espaço.
Para completar, é importante ter consciência de que novos gastos farão parte do orçamento com a chegada do cachorrinho.

Com a ajuda de Fernanda Kerr, médica-veterinária, e Marco Ciampi, consultor na área de proteção da Arca Brasil (Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal), o R7 preparou um quiz para você saber se você se dará melhor com um cachorrão ou um cachorrinho.
Fonte:
Entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Pai e filha beagle são inseparáveis

Pai e filha, os beagles Luigy, 4, e Giuly, 10 meses, são extremamente dóceis, hiperativos e adoram carinho.
Mas também não dispensam uma farra, segundo o dono Arison Siqueira, de Poços de Caldas (MG). "Quando não estão dormindo, estão fazendo bagunça. E quando não estão fazendo bagunça, estão dormindo."
Arison acredita que eles têm uma inteligência especial, pois sabem chamar atenção quando fazem zona de propósito.
Já a gatinha Gata, 4 meses, e o cão Arnaldo, 1, são melhores amigos e passam o dia todo brincando e rolando juntos, contou a dona Maria Luiza Raymundo, de São Paulo.

O Beagle Luigy, 4, é pai de Giuly, 10 meses
Crédito Imagem: Arquivo Pessoal

Outro destaque de mascotes desta semana é Gloss, um cão da raça collie batizado em homenagem à pomada Hipoglos.
"Quando ele nasceu, sua mãe ficou sem leite e comecei a lhe dar leite diluído em água. Ele teve alergia a lactose e ficou todo empipocado. Passamos Hipoglos e daí surgiu o nome do Gloss", conta a dona Isabela, de São Paulo.
"Então comprei leite canino e hoje, com 2 anos, ele é essa beleza."
Fonte:
f5.folha.uol.com.br/bichos
Link:

Conheça Chester, o cachorro de três patas que vive na maior mordomia

Massagem, acupuntura, hidroterapia e até uma escada para subir na cama da dona:
 esta é a vida dura de Chester!

Robbie Williams, um dos mais excêntricos pop stars, revelou recentemente que seus oito cachorros foram “damas de honra” no seu casamento, que aconteceu ano passado. Ele disse ainda que sua esposa Ayda Field dormiu com a cachorrada ao seu lado na noite de núpcias.
O cantor fanático por cachorros admitiu também que investiu em escadas revestidas de pelo sintético para que seus pets pudessem subir com maior facilidade na cama do casal.
Aí você se pergunta: será que mais alguém no mundo faria tal coisa para agradar seu cachorro? A resposta é: pode apostar que sim.
Chester, um cãozinho de 13 anos e apenas três patas, usa a escada para subir nos móveis de sua casa em Buckinghamshire, na Inglaterra.
Escada usada pelo mimado Chester para subir na cama da dona.
Crédito: www.dailymail.co.uk
“A escada revestida de pele sintética de ovelha – bem macia, por sinal – o ajuda a subir na minha cama. Ele gosta dos lençóis de algodão egípcio e da cama tamanho superking. É o lugar da casa onde ele tira as suas sonecas de manhã depois do café”, revela a dona, Alison Bowyer.
“Às vezes, ele sobe na escada e percebe que ela não está na melhor posição para subir na cama. Então ele desce e eu resolvo o problema para que ele possa se subir tranquilamente”, conta.

Mas, segundo Alison, existem algumas regras na casa. Ela estende uma toalha de mesa sobre o edredom e só então Chester deita-se na cama. E quem disse que ele se satisfaz? Basta ela virar as costas que ele se acomoda na pilha de almofadas caríssimas de Alison ou deita no travesseiro do marido dela.
Somente após o meio-dia, Chester sente-se disposto para aventurar-se escada abaixo ou pedir ossinhos e biscoitos. Depois, se o tempo ajudar, ele pega o caminho mais curto até o jardim e senta em sua cadeira reclinável para aproveitar o sol.
“Meu marido Paul e eu olhamos para Chester com uma mistura de ternura e inveja. Ele tem uma vida dura!”, brinca ela. Com sua escadinha, Chester sobe no sofá todas as tardes, onde se espreguiça, tentando ocupar mais espaço que o seu corpo esbelto ocuparia. Quando alguém pensa em dividir o sofá com ele, já é logo chutado para fora, literalmente. “Aquelas patas traseiras dão chutes surpreendentes, como os de um coelho”, diz Alison.

Esparramado no sofá, ele chuta quem se aproxima. Cuidado!
Crédito: www.dailymail.co.uk
Ele é o dono do pedaço. Mas sua história começou de maneira bem diferente.
Chester foi resgatado no Caribe há quase dez anos. Ele já era adulto quando foi adotado por Alison. Sua pata foi amputada por causa de uma bandagem muito apertada colocada pelo veterinário, o que interrompeu o suprimento de sangue no local. Por causa disso, a pata da frente é muito mais desgastada que as demais, de tanto Chester correr e brincar nos campos do local em que vive hoje.
Com esta mistura de braveza, determinação e exuberância, ele segue sua vida como um cachorro normal. Mesmo assim, o tempo não perdoa e a idade um dia chega.
“Ele sempre fazia caminhadas de uma hora e meia. Hoje, noto que se cansa mais facilmente”, explica Alison.
A solução não demorou a chegar. “Comprei uma bolsa estilo canguru para poder carregar Chester junto comigo”, diz a dona sobre o mimo. O produto é importado dos Estados Unidos e custou cerca de 360 reais. “Ele adorou. Agora posso sair e levá-lo para conhecer pessoas.”
“No primeiro momento, me senti meio envergonhada por carregar Chester desta maneira. Procurava evitar os meus colegas que também passeavam com seus cachorros.Ia a lugares mais remotos para não encontrá-los. Se encontrasse, desviava e fingia que não os via. Depois, decidi que, se aquilo tudo era para ajudar Chester, não sentiria mais vergonha.”



Chester e seu novo modo de passear. 
Crédito: www.dailymail.co.uk
Quando Alison decidiu assumir a postura de carregar Chester, percebeu que a receptividade das pessoas era muito diferente do que imaginava. “Todo mundo se encantava. Pessoas colocavam a cabeça para fora dos carros para verem melhor”, conta ela.

Chester e seu novo modo de passear
Crédito: www.dailymail.co.uk
As mordomias do pequeno Chester não param por aí. Ele ainda faz a sessões de acupuntura – que não saem menos de 150 reais cada – e hidroterapia.

“Com um colete laranja de salva-vidas, ele nada com um olhar extremamente animado. Um dia, tiramos Chester da piscina para se secar e ele não parava quieto querendo voltar para a água”, relembra a dona.
E você acha que é só? Que nada. Tem ainda a massagem terapêutica que Alison faz todas as noites, com um massageador movido à bateria.
“Meu Deus! Será que mimo mais meu cão do que o próprio Robbie Williams!?”, diverte-se Alison.
Fonte:
Petmag.uol.com.br/noticias
Link: