quarta-feira, 20 de julho de 2011

Argentina cria programa que evita o sacrifício de cães e gatos

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, assinou nesta quarta-feira (20) um decreto que cria um programa de adoção responsável de cães e gatos e promove, além da castração gratuita, o não-sacrifício dos bichos, com o intuito de diminuir a superpopulação.

Segundo um comunicado oficial, um dos fundamentos do programa é a prevenção de um método idôneo para controlar a superpopulação de animais, feita por meio de uma esterilização cirurgica, que é a maneira mais eficaz e correta.

O objetivo é estimular "a melhoria do estado sanitário e o bem-estar dos mascotes, assim como diminuir a instaurar soluções não-eutanásicas para situações derivadas da convivência entre seres humanos e os animais".


Fonte:
Entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Cadela amamenta três filhotes de porco no interior de SP

Filhotes foram rejeitados pela mãe em Piracicaba.
Entre os seis leitões nascidos, três morreram de fome.

Filhotes de leitão, que viviam no sítio vizinho ao da cadela vira-lata, 
foram rejeitados pela mãe após o parto
 (Foto: Reprodução/EPTV)
A cadela vira-lata Julie, de 2 anos, virou mãe adotiva de três filhotes de porco em Piracicaba, cidade localizada a 160 km da capital paulista. Os filhotes foram rejeitados pela mãe há cerca de dez dias. "A porca deu seis crias e eles estavam morrendo de fome, estavam fracos porque ela não queria amamentar. Três deles morreram e o vizinho trouxe os outros três aqui pra gente ver se conseguia dar o leite na mamadeira para eles", conta o caseiro Jorge Antônio Cortez, que cuida da cadela e vive na chácara vizinha.
Os filhotes não aceitaram a mamadeira e a solução foi tentar que a cadela os amamentasse. "Na hora que eles recusaram a mamadeira, eu falei pra trazer a Julie e tentar dar de mamar para os porquinhos. Deu tudo certo. Julie salvou a vida dos porquinhos", diz Cortez.
A cadela estava com leite porque deu cria há pouco mais de um mês. Os porquinhos já se alimentam com o leite colocado por Cortez em uma vasilha. Porém, os "filhos adotivos" de Julie não abandonaram a amamentação. "É só colocar ela deitada que eles vão direto mamar. Eles são muito carinhosos e ela os trata como se fossem seus filhotes", diz o caseiro.
A veterinária Marianna Ricciardi Curi, do Zoológico Municipal de Piracicaba, diz que esse tipo de "adoção" é incomum, sobretudo em espécies com parentesco tão distante. "Existem outros animais bem mais próximos do porco que o cachorro, como a cabra", explica.
Segundo Curi, a amamentação entre mamíferos de espécies distintas não é prejudicial. "O leite de outro mamífero ainda é melhor que leite de vaca in natura e leite de caixinha". Além dos nutrientes, a médica explica que a mamada certamente renderá outros frutos. "Esses animais vão criar um vínculo, vão se apegar e, principalmente, viver juntos".

Fonte:
g1.globo.com/sao-paulo/noticia
Link:

Cão farejador da polícia sueca ajuda a solucionar crime de estupro

Rapports Opus é o único cão farejador de esperma do sul da Suécia
Crédito Imagem: Reprodução Aftanbladet

Um homem de 23 anos foi acusado de ter cometido estupro na Suécia depois que autoridades encontraram evidências de seu DNA no local do crime. A descoberta foi feita pelo cão policial que farejou amostras de espermatozóide do suspeito, segundo informa o jornal sueco The Local.

O cão, um pastor alemão preto de quase três anos de idade chamado Rapports Opus, usou seu focinho para rastrear uma amostra de esperma encontrada na cena do crime na cidade deKarlskrona, onde os investigadores acreditavam que um homem havia obrigado uma mulher a lhe fazer sexo oral. "A evidência técnica é muito boa", afirmou a procuradora Mårten Alvinsson Sydöstran.Rapports Opus é o único cão farejador de esperma do sul da Suécia, de acordo com B.G. Carlsson, oficial de polícia que passou mais de um ano treinando o filhote. Carlsson também terá que depor no julgamento, para garantir que a justiça seja feita contra o estuprador.Graças a Rapport Opus o crime foi resolvido e a pessoa que cometeu o estupro está presa. Mas convenhamos, coitado do cachorro que foi treinado desde filhote a cheirar esperma, não é mesmo?!

Fonte:
virgula.uol.com.br/ver/noticia/inacreditavel
Link:

Cachorrinho folgado!

Para os cães virarem animais de estimação foi necessário que antes fossem vistos como animais úteis ao trabalho, caçando, cuidando de gado, protegendo, entre outras atividades, ou seja, sempre serviu, como os cachorros das regiões árticas que puxam trenós, mas tem cachorro que vai contra essa natureza de servidão e inverte os papéis, como vemos nesse vídeo, click no link abaixo:



Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Saiba como cão esperto ajuda amigo a fugir de gaiola

Animal usa a inteligência 
para que cachorrinho preso reencontre a liberdade.

Um cachorrinho preso dentro de uma gaiola contou com uma ajuda bastante especial para conseguir recuperar a liberdade.
 Um colega de espécie, muito esperto, deu um jeito de destravar a fechadura da gaiola sem despertar a atenção.Os dois comparsas caninos até parecem preocupados em não fazer muito barulho nem chamar a atenção de ninguém durante o plano de fuga.Mas, graças a uma câmera colocada no "cativeiro" do bicho preso, é possível acompanhar toda a ação da dupla.Basta ver o vídeo abaixo para descobrir como a operação de fuga canina aconteceu.


Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/saiba-como-cao-esperto-ajuda-amigo-a-fugir-de-gaiola-20110719.html?question=0

Cão é flagrado atacando tubarão em praia na Austrália

Cena foi filmada na cidade de Broome.
Imagens foram feitas por Russell Hood-Penn.
Do G1, em São Paulo

Um cachorro foi filmado atacando um tubarão na cidade australiana de Broome. A cena foi filmada no dia 1º de junho pelo cinegrafista Russell Hood-Penn e divulgada nesta quarta-feira (20) pela agência "Reuters". As imagens mostram o cão nadando com os tubarões na parte rasa da praia, quando ele mergulha e parece morder um dos predadores.

Momento em que o cão supostamente ataca um dos tubarões.
(Foto: Russell Hood-Penn/Reuters)

Cão nada ao lado de tubarões na Austrália. 
(Foto: Russell Hood-Penn/Reuters)


Cachorro foi filmado atacando um tubarão na cidade australiana de Broome.
 (Foto: Russell Hood-Penn/Reuters)

Fonte:
g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Lnk:

Argentina cria programa de posse responsável de animais de estimação

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação/PetRede
O Governo da Argentina anunciou nesta terça-feira a criação de um programa de posse responsável de cachorros e gatos que, entre outras ações, promoverá a esterilização gratuita dos bichos de estimação e proibirá o massacre dos animais.

O chefe de Gabinete argentino, Aníbal Fernández, afirmou em entrevista coletiva que a nova “política de proteção dos animais” ficou baseada em um decreto assinado pela governante, Cristina Kirchner.
O chefe de Gabinete sustentou que a esterilização dos animais é “indispensável” para o controle da reprodução indiscriminada de cachorros e gatos.
Fernández disse que este programa visa, inclusive, atenuar a transmissão de doenças aos humanos, como raiva, brucelose, leptospirose, leishmaniose e toxoplasmose, entre outras, “resultado da superpopulação de cachorros e gatos”.
“Não nos sentimos envergonhados de admitir que amamos muitíssimo nossos animais de estimação”, afirmou o chefe dos ministros, que acrescentou que “até agora o sacrifício e a eutanásia como método de controle da população canina e felina foi, além de pouco ético, ineficaz”.
Sendo assim, assinalou, que vai promover a esterilização cirúrgica em massa dos animais, de forma sistemática e gratuita.
Segundo dados do setor privado, estima-se que na Argentina há uma população de cerca de 9 milhões de cachorros e 3,5 milhões de gatos.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link: