sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Canil em más condições que abrigava 26 cães é fechado em Ribeirão Preto (SP)

Cão da raça pitbull é deixado em cela precária de canil em Ribeirão Preto (SP)
José Bonato Especial para o UOL Notícias Em Ribeirão Preto (SP)

A Delegacia de Proteção aos Animais de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) interditou um canil na noite desta quinta-feira (6) sob a alegação de que o local não apresentava condições sanitárias adequadas para abrigar cachorros.

Policiais, agentes de saúde e veterinários encontraram 22 cães adultos e quatro filhotes. Alguns deles estariam doentes. Os cachorros, das raças rottweiler, pitbull e pastor-alemão, são alugados para serviços de vigilância.

De acordo com o delegado Marcos César Borges, o proprietário do canil vai ser multado e responderá por crime de maus-tratos contra animais, cuja pena varia de seis meses a um ano de prisão. “Os bichos estavam em condições degradantes. A pena para esse tipo de crime deveria ser maior”, disse.

Segundo o delegado, havia sacos de ração no canil com prazo de validade vencido e que estavam estocados de forma irregular. “Os medicamentos eram guardados dentro de uma geladeira, junto com alimentos.”

A polícia fez contatos na manhã desta sexta-feira (7) com organizações de proteção a animais para tentar encontrar um local para os cães. O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Preto não dispõe de espaço para receber os animais, segundo o delegado.

O proprietário do canil, Julio Cesar Matos, não foi encontrado pela reportagem do UOL Notícias para se manifestar sobre o assunto. Um funcionário do canil, que se identificou apenas como Ademir, afirmou que desconhece o paradeiro do patrão. "Os animais ficam aqui porque estão sob tratamento de saúde", disse o rapaz.

Segundo Borges, o dono dos animais declarou à polícia que possui 300 cães de aluguel. “Essa atividade não é crime, mas quem atua no setor deve respeitar o que determina a legislação, o que não é o caso desse canil”, disse o delegado.

Os cães costumam ser alugados para vigiar prédios em construção. Os animais ficam soltos nos canteiros de obras à noite e nos finais de semana.

Em maio deste ano, um rottweiler usado para fazer a segurança de um prédio em construção escapou e atacou uma das pernas de um menino que passava pelo local, no bairro João Rossi, zona sul de Ribeirão Preto.
Fonte:
Noticias.uol.com.br/cotidiano
Link:

Como escolher o pet ideal para seu filho

Toda mãe já ouviu – ou está para ouvir – a famosa frase “posso ficar com ele?”, provavelmente seguida de “prometo que vou cuidar!”. Ter contatos com animais de estimação pode fazer muito bem para o desenvolvimento infantil, mas na hora de escolher um pet para seu filho é preciso tomar alguns cuidados.

Crédito Imagem: Pet Rede


A primeira coisa que você deve considerar é que, por mais promessas que seu filho faça, uma criança não pode ser responsável sozinha pelo animal. “A criança ainda nem se alimenta sozinha, como pode cuidar de outro ser vivo?”, levanta a psicanalista, especializada em atendimento infantil, Silvana Rabello. “Essa é uma decisão em família e de responsabilidade dos adultos”.
Para o professor Enrico Lippi Ortolani, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, existe um animal para cada perfil de família. O importante é resistir ao impulso de compra e lembrar que, com o bicho, vem uma série de responsabilidades – coisa que muitas vezes escapa da mente diante dos apelos dos vendedores de pet shop que oferecem a você e ao seu filho uma irresistível bolinha de pelos. “Você não compra só um animal, compra um pacote que inclui tempo, manutenção e custos”, explica.

Como escolher bem

Conversar com outras pessoas que já têm o bichinho desejado e com especialistas da área – veterinários ou zoólogos – é um bom começo. Pesquise o espaço que aquele animal precisa e, se for o caso, resista ao sonho de levar um cão da raça São Bernardo para o apartamento da sua família.

A natureza comportamental do bicho também deve ser avaliada – embora muito da personalidade do animal dependa da maneira que ele for criado. “Não é só a raça que determina o comportamento, mas também a individualidade de cada um”, explica Daniel Svevo, veterinário, adestrador e consultor comportamental da Cão Cidadão. Um cachorrinho da raça basset hound pode ser pequeno, mas é de caça; logo, precisa de espaço para se exercitar. Ou de passeios periódicos pela rua.

Se seu espaço é pequeno, prefira um animal de porte menor e natureza tranquila. Os chamados cães de companhia – como o poodle, o lhasa apso e o shih-tzu – se adaptam bem a apartamentos e são listados como os mais adequados para conviver com crianças.

Gatos são mais independentes que cachorros e podem viver muito bem longe da rua, o que os torna uma boa opção também para apartamentos ou casas sem quintal . Por outro lado, se a família espera um bicho mais paciente e participativo, melhor apostar em cães.

Peixes e passarinhos são alternativas para crianças pequenas, de uns 3 anos de idade, com poucas habilidades de cuidados. Já o hamster tem hábitos noturnos: quando a criança está acordada, ele precisa descansar e não vai querer saber de brincadeira. E vale lembrar: preste atenção para comprar sempre animais legalizados.

É importante adequar o interesse no animal com a personalidade da criança. “Cães de guarda, como o pitbull e o rotweiller, são animais que exigem condicionamento e não podem ser deixados com crianças”, recomenda Ortolani. “Por mais condicionado que seja, ele pode ter reações inesperadas”, completa.

Grau de responsabilidade

As crianças podem, sob supervisão, ajudar a trocar a água, a alimentar os pets, passear com eles e brincar, criando um vínculo de responsabilidade com o animal. Mas elas precisam de um adulto que seja uma espécie de “co-dono”, explica Mirela Tinucci Costa, professora-doutora do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). “Uma criança de 3 anos, por exemplo, não vai ser responsável por absolutamente nada. O adulto deve se preocupar com a limpeza, comida e saúde do animal”, diz.

Os pais precisam ter em mente que o bicho acaba sendo da família. Quem vai pagar a ração e levar ao veterinário são os adultos. No caso da família não ter disponibilidade, é melhor negar o desejo infantil do que escolher um bichinho sabendo que é impossível manter a posse responsável. Por outro lado, se todos estão interessados em conviver com o bichinho, os benefícios são enormes e a criança vive a experiência de cuidar de outro ser vivo e de formar vínculos. “A criança partilha da responsabilidade quando é envolvida pela família”, garante Silvana.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/como-escolher-o-pet-ideal-para-seu-filho/

Não faça do seu cachorro uma arma, a vítima pode ser você!

Crédito Imagem: Pet Rede

Não resisti, o instinto jogador delirou quando viu essa foto, pela cara do bichinho, a única coisa que ele está disparando é amor e lambidas! Como é bom fazer algazarra com nossos filhotes!

Pra quem não conhece, a fantasia da foto é do jogo Halo, da Microsoft

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/nao-faca-do-seu-cachorro-uma-arma-a-vitima-pode-ser-voce/

É preciso prevenir o pet contra o verme do coração

Crédito Imagem: Pet Rede


A maioria das pessoas que tem animais de estimação não se atenta ao perigo do verme do coração. Esta doença é transmitida por meio de picadas de mosquitos e pode até levar o cão à morte, caso não seja tratada a tempo.
É por meio dos mosquitos que pessoas e animais são infectados pela larva que causa a “dilofilariose canina” ou também a conhecida “verme do coração”. Este nome se dá pelo fato de o parasita se alojar no lado direito do coração e nas artérias pulmonares, chegando a medir até 25 cm.
“Os mosquitos transmitem diversas doenças e não só aos homens, mas também aos animais”, reforça a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.
Após o contágio, os sintomas apresentados são cansaço, respiração difícil, tosse crônica, apatia e barriga d’água. A prevenção da doença é possível com a utilização de remédios todo mês e durante a vida toda, pois só assim consegue-se matar os vermes na fase larval, antes mesmo que eles cheguem ao desenvolvimento completo.


Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/e-preciso-prevenir-o-pet-contra-o-verme-do-coracao/

Com 50 gatos em casa, casal é obrigado a dormir no sofá

Grande parte dos lares, em todo o mundo, tem algum animal de estimação. Mas você conhece alguém que tenha obsessão por possuir cada vez mais pets? Esta compulsão existe e afeta um casal que possui 50 gatos. O grande número de animais, que ocupam os três quartos da casa da família, obriga marido e mulher a dividirem o sofá da sala na hora de dormir.
A rotina de pessoas que têm obessão por possuir bichos de estimação 
será mostrada na série "Acumuladores de Animais", 
que estreia nesta sexta (7), às 22h, no canal pago (Animal PlanetDivulgação)

A rotina desse casal e a de outros personagens que têm o mesmo comportamento – o acúmulo compulsivo de animais – será mostrada na série "Acumuladores de Animais", que estreia nesta sexta (7), às 22h, no canal pago Animal Planet. Em 16 episódios, o programa expõecomo é viver nas condições insalubres que esta obsessão proporciona e mostra o esforço conjunto de psicólogos e veterinários para analisar, registrar e desvendar as atitudes que caracterizam o problema, que ainda não é reconhecido formalmente como transtorno psíquico.

Fonte:
Noticias.uol.com.br/ultnot/bichos
Link:

Projeto Cão Sem Fome arrecada mais de uma tonelada de ração em um mês

A campanha, que recebe doações pela internet, 
começou há pouco mais de um mês 
e visa arrecadar alimentos para cães abandonados, 
resgatados e em situação de risco.

Uma boa ideia e muita dedicação. Você já parou para pensar como muitos problemas precisam só destes dois ingredientes para terem uma solução?

Foi isso que Bruno Gonçalves e Igor Nicolai, “pais” do Projeto Cão Sem Fome, perceberam ao tirar a iniciativa do papel e colocar em prática uma campanha em prol da nutrição de animais abandonados, resgatados e em situação de risco.
Animais beneficiados com a campanha “Cão Sem Fome”
Crédito: Cão Sem Fome

Milhares de animais nestas condições vivem em abrigos ou sob os cuidados de protetores independentes, que utilizam doações ou mesmo seus próprios recursos para dar um tratamento digno a estes peludos.

A campanha tem o propósito de ajudar a garantir alimentação para animais abrigados por organizações e protetores, reduzindo os custos de manutenção nos abrigos e fazendo com que os recursos possam ser direcionados para compras de medicamentos e outras ações, como eventos para adoção, esterilizações e materiais de conscientização.

“A ajuda é direcionada a abrigos que trabalham no tripé da proteção animal: adoção, castração e educação para posse responsável”, conta Bruno.

A campanha tem apoio da Câmara Municipal de Barbacena (Minas Gerais), da Associação Barbacenense de Proteção aos Animais, da Equipe Educão, da Upac Fortaleza (Ceará), da Associação de Proteção e Amparo Animal de Pelotas (Rio Grande do Sul), dos sites www.adoteumviralata.com.br, www.muraldocao.com.br,www.portalnossomundo.com e www.mundodocachorro.com.br.

O projeto é mantido com a doação de ração pelo site www.caosemfome.com.br. Com apenas R$ 2,00, é possível doar um quilo de alimento para a campanha. O pagamento é feito via PagSeguro e entregue diretamente para a entidade a ser ajudada.

A divulgação também é de vital importância, pois oferece sustentação para a iniciativa continuar a andar com as próprias pernas. E para apoiar, vale tudo: e-mail, redes sociais, contato com amigos próximos, etc.
Ajudar é fácil: um clique e pronto
Crédito: Cão Sem Dono

Tanto esforço vem dando resultado e enchendo a barriga de muitos cães abandonados! Em pouco mais de um mês, mais de uma tonelada de ração foi arrecadada e destinada a duas entidades, que cuidam de cerca de 500 animais: Associação Barbacenense de Proteção aos Animais (MG) e Associação de Proteção e Amparo Animal de Pelotas (RS).

Conheça e ajude você também: www.caosemfome.com.br. Divulgue!
Fonte:
Petmag.uol.com.br/noticias
Link: