quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cadela já encontrou seis corpos em Petrópolis

Amóm ajuda nas buscas desde quinta-feira
Gabriela Pacheco, do R7, em Petrópolis 19/01/2011 às 14h44

Cão da raça boiadeiro australiano trabalha incansavelmente para encontrar corpos em Petrópolis, na região serrana do Rio - Gabriela Pacheco/R7

Mitos e verdades da alimentação natural para cães e gatos

Conheça as vantagens e desvantagens dessa modalidade de nutrição animal que aos poucos vem conquistando o paladar dos pets no Brasil.
Chico, Pluma, Eko e Maya têm muito mais em comum do que imaginam, apesar de os três primeiros morarem no Rio de Janeiro e a última em São Paulo. Os cães são adeptos à alimentação natural (AN), uma modalidade nutricional que está começando a ser introduzida no Brasil, mas que existe, há pelo menos, 70 anos. Baseada em alimentos crus, incluindo ossos carnudos, ou em grãos, verduras e carnes cozidas (sem ossos), a AN tem conquistado, principalmente, as pessoas que buscam refeições aos moldes tradicionais, livres de conservantes e aromatizantes.
Quando se fala em oferecer pedaços de frango, porco, boi e outra série de ingredientes aos cães e gatos muitas dúvidas e mitos surgem na cabeça dos donos. Há quem acredite que os animais possam ter diarreia ou mesmo se engasgar com os ossos. Há ainda o problema da desnutrição ou o excesso de alimento resultando em animais com a alimentação desbalanceada. Chico, Pluma, Eko e Maya têm muito mais em comum do que imaginam, apesar de os três primeiros morarem no Rio de Janeiro e a última em São Paulo. Os cães são adeptos à alimentação natural (AN), uma modalidade nutricional que está começando a ser introduzida no Brasil, mas que existe, há pelo menos, 70 anos. Baseada em alimentos crus, incluindo ossos carnudos, ou em grãos, verduras e carnes cozidas (sem ossos), a AN tem conquistado, principalmente, as pessoas que buscam refeições aos moldes tradicionais, livres de conservantes e aromatizantes.
Quando se fala em oferecer pedaços de frango, porco, boi e outra série de ingredientes aos cães e gatos muitas dúvidas e mitos surgem na cabeça dos donos. Há quem acredite que os animais possam ter diarreia ou mesmo se engasgar com os ossos. Há ainda o problema da desnutrição ou o excesso de alimento resultando em animais com a alimentação desbalanceada.



Diante de tantos possíveis problemas, porque será então que cada vez mais donos têm apostado na alimentação natural para seus pets? Segundo a jornalista Sylvia Angélico, autora do site Cachorro Verde e estudante do último semestre de medicina veterinária, o interesse por uma nova forma de alimentar Maya, sua Dachshund, surgiu depois das constantes alergias e queda de pelo do animal.
“Dentro de algumas semanas (após o início da dieta) notei resultados fantásticos: diminuição da queda de pelos, melhora espontânea de coceiras e otites, hálito mais suave e fezes muito mais sequinhas e com fraquíssimo odor”, defende. Por outro lado Sylvia ressalta a importância do dono estudar sobre o tipo de alimentação que deseja oferecer para o pet e contar com a supervisão de um veterinário.




Ana Paula Pereira, zootecnista especializada em nutrição animal, concorda sobre a necessidade de acompanhamento, destacadando que “a medida é necessária para qualquer tipo de alimentação”. Ela explica ainda que no caso da AN cozida, por exemplo, não é o mesmo que dar restos de comida para os pets, muito pelo contrário. “Nessa modalidade de alimentação, em especial, é preciso que ela seja muito bem balanceada, e não pode conter temperos como alho e cebola”.
Outro detalhe importante para os iniciantes é a adaptação, que deve ser gradual, para evitar diarreias. “Eu recomendo um período de adaptação de sete dias, sendo que no primeiro o dono deve oferecer apenas 20% de alimentos naturais cozidos”, explica Ana Paula. Ela orienta ainda que a AN cozida é indicada até para animais sensíveis e mais exigentes. “Como ela é úmida é muito mais palatável”.
Restaurante natural pra cachorro
Depois de uma temporada vivendo na França, o Pastor Alemão Eko e o Jack Russel Chico não se adaptaram à ração oferecida quando vieram para o Brasil. Acostumados com a alimentação natural ingerida na Europa os cães passaram um bom tempo com falta de apetite quando chegaram ao Rio de Janeiro. A solução encontrada pela empresária Roberta Camara e de seu marido Jorgen Dehlbom foi desenvolver receitas caseiras para a dupla e também para a cadelinha Pluma.

Após a consulta com diversos especialistas em nutrição o casal conseguiu chegar a um cardápio saudável e balanceado para seus três bichinhos. Imaginando que outros donos de pets também poderiam estar passando pelo mesmo problema, o casal resolveu então expandir a ideia e lançar a primeira linha de alimentos naturais para pets do Brasil, a Pet Delícia.
“A alimentação natural é adotada há muito tempo fora do Brasil. Ela é tão famosa quanto a alimentação convencional. Com o lançamento da Pet Delícia buscamos introduzir um novo conceito de alimentação para os donos que ainda não a conheciam”, explica Roberta.
Prestes a completar um ano a marca disponibiliza seus produtos por meio de um simpático restaurante canino, na Zona Sul do Rio de Janeiro, mas segundo Roberta, em breve, os produtos chegarão também a São Paulo, Minas Gerais e Brasília. Os pratos são servidos para degustação no restaurante em porções que custam 6,59 reais. Já a embalagem congelada contendo 900g custa de 16,50 a 25 reais.
Serviço
Pet DelíciaLocal: Rua Anita Garibaldi, 60 A – Copacabana – Rio de Janeiro

Tel: (21) 2236-4493

Site: www.petdelicia.com.br

Animais sobreviventes da tragédia do Rio de Janeiro recebem cuidados

Mais de 200 gatos e cachorros
estão sendo alimentados e tratados por voluntários.
Milhares de animais sobreviventes da tragédia no Rio também recebem cuidados.
Pelas ruas de lama e lajes destruídas, animais são vistos abandonados e perambulando.
Eles estão sendo levados para um galpão improvisado, cedido por um morador da área, que se sensibilizou.
Mais de 200 gatos e cachorros estão sendo alimentados e tratados por voluntários.
Alguns moradores resgatam bichos que estão em áreas de risco.
Os animais esperam por adoção e muitos resistem à tragédia.

Cão volta a 'sorrir' para foto durante festa de aniversário.

Dona disse que 'Riley' sempre faz caretas.
Cão ganhou festa de aniversário na Califórnia.


Do G1, em São Paulo


Um cachorro repetiu o que havia feito em 2010 e voltou a "sorrir" para foto durante sua festa de aniversário de dois anos em San Jose, no estado da Califórnia (EUA). A cena não surpreendeu a dona do animal, Maureen Ravelo. Ela destacou que "Riley" sempre faz caretas, segundo o jornal inglês "Daily Telegraph".


Cão 'sorri' para foto em sua festinha de aniversário. (Foto: Reprodução)

Cão reaparece na Califórnia após ficar 5 anos sumido.

Caso ocorreu na cidade de Delano.
Dona disse que ficou surpresa ao achar 'Prince'.

Do G1, em São Paulo
Uma mulher de Delano, no estado da Califórnia (EUA), diz que seu cão de estimação reapareceu após ficar cinco anos sumido. Myrna Carrillo afirmou que ficou surpresa ao encontrar o cachorro chamado "Prince", segundo reportagem da emissora de TV "NBC".


Cão 'Prince' reapareceu após cinco anos. (Foto: Reprodução)

Myrna Carrillo disse que ficou surpresa ao achar 'Prince'. (Foto: Reprodução)

Myrna destacou ainda que não esperava mais ver o animal de estimação. Na época em que o cão desapareceu, a mulher ainda não era casada. Hoje, ela vive com Refugio, com que tem dois filhos.