terça-feira, 24 de maio de 2011

Cadela se encanta por filhotes de coelho.

Koa, uma cadela da raça labrador,
 ainda não deu cria, mas já se sente mãe desses dois coelhinhos
Crédito Imagem: Reprodução

Quem disse que cães e coelhos não se dão bem? Pois na cidade de San Francisco (EUA), a cadela Koa prova o contrário.
A mascote da família Chase se apaixonou por filhotinhos orelhudos que foram adotados por seus donos por volta da Páscoa.

Koa, que é da raça labrador e nunca ficou prenha, faz questão de ajudar os outros moradores da casa a cuidar dos coelhinhos, contou a matriarca Tina Chase ao jornal britânico Metro.

- Ela é como uma mãe de aluguel. Os filhotes pulam pelo corpo da cachorra até encontrar um local quentinho para se aninhar. Como ela nunca deu cria, pensa que os coelhinhos são seus filhos.
Mas os filhotes 'de aluguel' de Koa não ficarão muito tempo com a cadela. A família diz que planeja soltar os coelhinhos na natureza ou doá-los para uma reserva natural.

Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias
Link:
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/cadela-se-encanta-por-filhotes-de-coelho-20110524.html?question=0

Cadela adota filhotes de leão com tigresa na China.

Bebês, que nasceram há um mês,
foram rejeitados pela mãe.

Logo depois de ter sua própria cria,
esta cadela recebeu uma missão dos funcionários do zoo Xixiakou,
 na China: amamentar estes filhotes de uma tigresa com um leão.
Crédito Imagen: Reprodução/Metro UK

No início deste mês, quatro filhotes de um leão com uma tigresa nasceram no Xixiakou Wildlife Zoo, na China. Logo depois do parto, dois dos bebês morreram, e a mãe acabou rejeitando os sobreviventes.
Como a felina parou de amamentar seus filhotes, os funcionários do zoo chinês resolveram procurar uma substituta.
E a escolhida foi a cadela da foto acima, que havia acabado de dar à luz uma ninhada.
No início, segundo o site britânico do jornal Metro, os pequenos felinos tiveram problemas para se adaptar às tetinhas da mãe adotiva. Mas, atualmente, já estão acostumados e mamam sem parar.


Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias

Link:
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/cadela-adota-filhotes-de-leao-com-tigresa-na-china-20110524.html?question=0

Vantagens da castração em cães e gatos.

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação / Pet Rede

A castração continua sendo motivo de polêmica entre os proprietários de cães e gatos. Embora muitos conheçam os benefícios da cirurgia, outros ainda acreditam que seja um ato de mutilação.

Método definitivo de esterilização, a cirurgia consiste na remoção do útero e ovários, na fêmea, e dos testículos, nos machos. A castração pode ser realizada a partir do 40º dia do nascimento.
“A retirada precoce do útero e dos ovários antes do primeiro cio (até 8 meses de idade), diminui para 0% a incidência de câncer de mama e da piometra (infecção do útero), que são as duas maiores causas de mortes nas cadelas. Na gata, o cio, a falsa gestação, a lactação e as múltiplas gestações desaparecem. No macho, a castração precoce inibe o interesse sexual”, explica o Dr. José Roberto July, médico veterinário da Julyvet Clínica Veterinária.
Após a castração, as fêmeas deixam de ter cio e os machos deixam de marcar território com a urina. De acordo com o Dr. July ocorrem ainda mudanças comportamentais sexuais: as fêmeas não atraem mais os machos e não copulam; os machos, mesmo estéreis, podem copular, mas a disputa pela fêmea vai ser muito menor devido a diminuição da testosterona. Os cavalos também são castrados para diminuir a energia sexual, que pode transformá-lo em um animal agitado e nervoso, sendo difícil controla-lo em locais próximo a outros cavalos e éguas no cio.
“Todo procedimento cirúrgico e anestésico é considerado como um risco ao animal. Este risco pode ser minimizado pelo uso de anestesia inalatória, com monitorizarão cardiorrespiratória. Antes da cirurgia, solicitamos um hemograma para os animais jovens, exames da função renal e função hepática para os animais acima de 5 anos. Além disso, exames de check up como Raio X e ultrasom podem ser necessários para descartarmos algum outro problema interno”, esclarece Dr. July.


Após a realização destes exames o animal está pronto para a cirurgia, que deve ser realizada com o paciente em jejum total de oito horas (alimentos sólidos e principalmente líquidos). “Receitamos analgésicos por apenas três dias. Os pontos são retirados após 10 dias, quando já está totalmente cicatrizado, período em que são liberados para retornar as suas atividades normais”, conta.
Para o Dr. July muitos proprietários ainda resistem ao procedimento, pois acreditam em mitos como achar que o animal castrado vai engordar muito ou mesmo sofrer durante o pós operatório. “A castração não deixa o animal mais gordo. Na verdade ele apenas precisa de menos alimento e de mais exercícios. As fêmeas não precisam ter uma ninhada antes de serem castradas e é importante ressaltar que a cirurgia é indolor, feita sob anestesia geral”, ressalta.
Vantagens da castração:
· Reduz completamente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente;
· Elimina a gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas;
· Elimina o risco de uma piometra (doença intra-uterina que geralmente aparece após o cio, onde o útero se enche de pus, na qual o tratamento é a castração – ocorre em cerca de 60% das fêmeas não castradas);
· Nos gatos há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território; evita que fiquem fora de casa por dias sem se alimentar para se acasalar;
· Evita gravidez indesejada, não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas;
· Animais se tornam mais saudáveis e sua expectativa de vida aumenta, pois há menor chance de doenças reprodutivas
Desvantagens da castração:
· Em um percentual muito baixo pode ocasionar incontinência urinária noturna.
JulyVet
Presente no mercado há 25 anos, a Julyvet é referência no segmento de cirurgia veterinária. Contando com uma equipe especializada, preparada para atender com excelência o animal de estimação, a JulyVet é dirigida pelo médico veterinário Dr. José Roberto July. Formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e com Mestrado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), Dr. July também realiza cirurgias de emergência e eletivas em cavalos no Jockey Club de São Paulo, Hípica Paulista e Clube Hípico de Santo Amaro.
Acompanhando a evolução da medicina veterinária a Julyvet dispõem de equipamentos, materiais e serviços de última geração. Contando com um Centro Cirúrgico próprio, a JULYVET realiza todas as intervenções cirúrgicas e o acompanhamento pós-operatório, respondendo pelo paciente até a sua completa recuperação.
A Julyvet busca a excelência e qualidade através da implantação do programa de qualidade SGQ-5S, integrando seus colaboradores, clientes e comunidade em um único objetivo: a prestação de serviço com qualidade e respeito social.

Serviço:
Dr. July – Clínica Julyvet – www.julyvet.com.br
Av. Jurucê, 891 – Moema – tel.: (11) 5054-2287

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/mercado/
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/mercado/vantagens-da-castracao-em-caes-e-gatos/

CACHORRO PERDIDO


O labrador Tomy  de 1 ano, desapareceu ontem nas imediações do Jardim Monte Carlo, próximo da avenida Mandacaru, em Maringá.
 Informações através do 3026-3875 ou 9803-1491 com Agnaldo Vieira.

Interior de São Paulo vive onda de matança de animais.

ANA SOUSA DE RIBEIRÃO PRETO

A vira-lata Cindy foi encontrada morta após ser espancada em Sales Oliveira (363 km de São Paulo) há menos de um mês. O caso faz parte de uma série de mortes criminosas de animais registradas no interior paulista.
Segundo representantes de ONGs de proteção animal e delegados ouvidos pela Folha, ao menos outros 80 animais foram encontrados mortos em Sertãozinho, Ribeirão Preto, Sales Oliveira e Campinas em dois meses.

Na maioria dos casos, há sinais de envenenamento.
Em Sales, além de Cindy, outros 15 animais morreram desde abril. Eles eram de um grupo de 20 abrigados de maneira improvisada num recinto de exposições.

O delegado Clodoaldo Vieira diz que ainda não há suspeitos, mas admite a possibilidade de as mortes deste ano estarem relacionadas com as 50 mortes por envenenamento do ano passado.
Em Ribeirão, 46 animais (gatos, gambás e uma cadela) foram envenenados na segunda "chacina" do ano - na primeira, em março, foram dez os mortos.
Em Campinas, pelo menos um animal é morto em média por mês, segundo a delegada Rosana Mortari, além de casos em rituais de magia negra. Em Sertãozinho, voluntários dizem ter encontrado 15 gatos mortos.
Para o presidente da ONG Arca Brasil, Marco Ciampi, a superpopulação de animais de rua cresce proporcionalmente ao desenvolvimento do segmento pet.
Para ele, é preciso difundir o conceito de posse responsável e investir em políticas públicas -como a castração- para reduzir a população animal e evitar crimes.
Cães em canil provisório no município de Serrana;
quatro cidades do interior de SP tiveram 80 casos de mortes
Crédito Imagem: Edson Silva - 21.mai.11/Folhapress


ABRIGOS LOTADOS

Os abrigos para animais de rua estão no limite ou além da capacidade em várias cidades. A lotação está relacionada, em parte, à lei estadual de 2008, que proibiu o sacrifício de animais capturados.
O "inchaço" também pode ser explicado pelas baixas taxas de castração e adoção e altos índices de abandono.
Em Ribeirão Preto, cerca de 50 animais chegam ao canil do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) por semana contra 40 doados por mês.
Sem canis próprios, alguns municípios fazem parcerias com a iniciativa privada ou improvisam abrigos.

Esse é o caso de Serrana (313 km de SP). Um canil provisório foi montado em um antigo drive-in. De acordo com a prefeitura, o projeto de um novo abrigo está sendo desenvolvido.

Fonte:
Folha.com / Uol / Cotidiano
Link:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/919211-interior-de-sao-paulo-vive-onda-de-matanca-de-animais.shtml

'Cão-zumbi' participa de marcha dos mortos-vivos na República Tcheca.

Dezenas de pessoas desfilaram fantasiadas.
Foi a quarta edição do evento na capital tcheca.

Do G1, em São Paulo
Até um cão entrou na brincadeira e virou "zumbi" durante uma marcha dos mortos-vivos realizada no sábado (21) em Praga, na República Tcheca. Foi a quarta edição do evento promovida na capital tcheca.

 'Cão-zumbi' durante o desfile em Praga.
(Foto: Michal Cizek/AFP)

 Foi a quarta edição do evento promovida na capital tcheca
(Foto: Michal Cizek/AFP)

Participantes durante a marcha de zumbis em Praga.
(Foto: Michal Cizek/AFP)
 
Fonte:
Globo.com / Planeta Bizarro / Notícia
Link:
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2011/05/cao-zumbi-participa-de-marcha-dos-mortos-vivos-na-republica-tcheca.html