segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Conheça Mitzi, a cadela biônica

Animal é o primeiro do mundo a receber uma prótese artificial para substituir sua pata traseira direita.



Mitzi foi pisoteada por um cavalo e perdeu a pata direita traseira

Crédito: Reprodução/ Daily Mail

Após ser pisoteada por um cavalo e perder sua pata direita traseira, Mitzi, uma cadela branca da raça Pastor Alemão, tinha apenas três opções; sofrer eutanásia, ficar paraplégica ou receber uma prótese. Felizmente, seus donos não pensaram duas vezes ao submetê-la a um procedimento que lhe devolveria a saúde plena.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail a cadela de três anos foi a primeira do mundo a receber próteses de tornozelo e de pé, o que devolveram todos os movimentos ao animal. O procedimento foi feito pelo veterinário Dr. Noel Fitzpatrick e sua equipe, na Inglaterra.

Segundo o médico só foi possível ter certeza do sucesso da operação na última quinta-feira, 13 de janeiro, quando Mitzi correu pela primeira vez com suas próteses. “Havia o risco da prótese externa acabar se quebrando quando Mitzi fosse correr, então, esse foi um momento tenso para mim e minha equipe”, declarou o médico.

A prótesa externa foi acoplada à uma base fixa inserida no osso da perna da cadela

Crédito: Reprodução/ Daily Mail

Apesar do risco a cadela se adaptou perfeitamente às próteses e recuperou o movimento normal das pernas. Vale lembrar que o Dr. Fitzpatrick foi o primeiro veterinário no mundo a utilizar a tecnologia de Prótese Intra-óssea e Transcutânea para Amputados. “Trata-se de uma base fixa, que faz parte do corpo do cachorro. Antes dessa técnica não havia jeito de promover uma prótese ao animal”, explicou o especialista.

Em entrevista à publicação o veterinário explicou que uma haste fina de titânio foi inserida dentro do osso da pata da cadela, formando uma base fixa para que a prótese fosse conectada. Procedimento semelhante foi utilizado em humanos pela primeira vez em 2005 em uma mulher que perdeu seu braço.

Animais vítimas de enchentes no RJ recebem ajuda

Projeto Pêlo Próximo lança campanha para ajudar vítimas da região de Petrópolis e adjacências.
Diante do apoio insuficiente das autoridades para resgatar os animais desabrigados vítimas das enchentes do Rio de Janeiro, alguns grupos resolveram se organizar. O Projeto Pêlo Próximo - Solidariedade em 4 patas, por exemplo, realiza um trabalho filantrópico de pet terapia e acaba de lançar uma campanha. A prioridade do grupo é ajudar as pessoas e os animais das áreas de São José e Areal, que pouco tem recebido ajuda.
Na próxima segunda-feira, 17 de janeiro, o grupo já irá enviar para Petrópolis as doações arrecadadas até este domingo e posteriormente, irá levar o restante das doações no próximo fim de semana. A campanha já conta com postos de coleta em vários bairros do Rio. O grupo de voluntários está arrecadando rações, medicamentos, alimentos não perecíveis, jornais, produtos de limpeza, água mineral, material de primeiros socorros, roupas, cobertores e colchonetes.
“Nossa intenção é ajudar as áreas que estão com dificuldades de receber doações. Ficamos sabendo que em São José, existem mais de 400 animais que necessitam de ajuda. Na segunda-feira, iremos carregar um caminhão com as doações arrecadadas. Já conseguimos da Pet Shop Bicho Bacana a doação de 140 quilos de ração. Solicitamos a todos que quiserem ajudar, que entrem em contato conosco pelo email (peloproximo@gmail.com) ou encaminhe as doações para os postos de coleta da campanha” – finaliza Roberta Araújo.

Postos de Coleta - Somente Produtos Pets

LEBLON
Animal Care - Av. Bartolomeu Mitre, 455 - lojas 106 e 107Tel: (21) 2511-8000 - Telefax: (21) 2259-5176

ITAIPAVA
O Fabuloso Mundo dos Pets - Estrada União Indústria, 10510

COPACABANA
Lojas Bicho Bacana: Rua santa Clara 110 e Rua Paula Freitas 61

BOTAFOGO
Patas & Penas: Rua Voluntários da Pátria, 374

URCA
Patas & Penas: Rua Marechal Cantuária, 70 - loja B

NORTESHOPPING
Patas & Penas: Rua Dom Hélder Câmara, 1 piso

GAVEA
Loja Pet Gávea: Rua Marquês de São Vicente, 07

BARRA DA TIJUCA
Loja Áquário Pet Barra: Av. Ayrton Senna, 3383 - loja 149
Postos de Coleta - Pet e Vítimas das Enchentes

TIJUCA
Pet Shop Sheik: Rua Barão Mesquita, nº 891, A

FLAMENGO
Rua Correa Dutra 99 LJ.05 (Distribuidora Costa Leivas)
MEIER
Falar com Carla Bello - 8829-9026

Rio de Janeiro pede doações para animais desabrigados

Profissionais viajam ao Rio para levar medicamentos, ração e atendimento veterinário.
Um grupo de veterinários de São Paulo viaja ao Rio de Janeiro na segunda-feira (17) para levar ajuda e doações aos animais desabrigados e feridos nas áreas atingidas pelas enchentes.Veja cobertura completa sobre a tragédia
Até domingo (16) é possível fazer doações em um posto de arrecadação em São Paulo. Também na segunda-feira, especialistas da Organização Mundial de Proteção Animal (WSPA) chegam ao Rio para visitar o local da tragédia.
Os organizadores da ação orientam a população a doar cloro, antibióticos, anestésicos, anti-inflamatórios e antipulgas, além de ração para animais de diversos portes e espécies, principalmente gatos e cães.
Alguns canis foram totalmente destruídos e vários animais morreram. A WSPA conseguiu doações de empresas e laboratórios que soma uma tonelada de ração para cães e gatos e um lote de vacinas para prevenção de raiva e leptospirose.
A médica veterinária Amélia de Oliveira, que viaja ao local na segunda-feira, alerta sobre o problema:- Há riscos de doenças como infecções bacterianas, viral e contaminação da água por causa de animais em decomposição.
Outra preocupação é o risco da aparição de casos de raiva.Além dos animais domésticos, muitos bichos em chácaras também foram gravemente prejudicados.
Saiba como doar
A reportagem da Record mostrou durante toda a semana o caos vivido pelos moradores da região serrana do Rio de Janeiro. Muitos moradores precisaram abandonar sua residência às pressas e foram obrigados a deixar seus animais de estimação.
Quem está na cidade de São Paulo pode fazer sua doação.
Um dos postos de arrecadação funciona das 9h às 21h na Rua Marcos Portugal, 224, Ipiranga (zona sul).
O endereço fica próximo à estação Sacomã do metrô. Informações pelos telefones (0xx11) 5062-8522, 2592-2645 e pelos celulares (0xx11) 8778-1792 e (0xx11) 8298-9261.
Doações para quem está no Rio de JaneiroProfissionais também organizaram pontos de doação no Estado do Rio de Janeiro. Há postos em diversas cidades.
Veja: Itaipava GAPA - Grupo de Assistência e Proteção aos Animais Itaipava Informações: (0xx24) 2222-8419
Cidade do Rio de Janeiro Flamengo Informações: rua Correa Dutra, 99, loja 5 Meier Informações: (0xx21) 8829-9026
Copacabana Informações: rua Santa Clara, 110; rua Paula Freitas, 61
Botafogo Informações: rua Voluntários da Pátria, 374
Urca Informações: rua Marechal Cantuária, 70, loja B
GáveaInformações: rua Marquês de São Vicente, 7
Barra da Tijuca Informações: av. Ayrton Senna, 3383, loja 149
Para a população de outras cidades ou estados, é possível fazer doações em dinheiro para a WSPA. Informações no site da entidade: www.wspabrasil.org.