terça-feira, 10 de julho de 2012

Condomínios não podem proibir animais domésticos

A presença de animais de estimação em condomínios residenciais costuma gerar conflitos entre síndicos e moradores, principalmente quando o alvo das discussões são os cães e gatos. Latidos altos, circulação nas áreas comuns, mau cheiro, pulgas, fezes e urina sem o devido recolhimento estão entre as queixas mais comuns referidas aos donos de animais que não cumprem com as normas estabelecidas no regimento interno dos edifícios.



Segundo a advogada da organização não-governamental (ONG) Terra Verde Viva, Ana Rita Tavares, se os animais forem sociáveis e não oferecerem risco à vizinhança, o síndico não pode proibir que o condômino crie-os no apartamento. A Constituição Federal assegura o direito de propriedade do animal ao indivíduo, desde que respeitadas as condições de higiene e segurança do imóvel.
De acordo com Ana Rita, as convenções internas que impõe aos moradores transitarem com os cachorros pela escada ou carregá-los dentro dos elevadores estão passíveis de anulação, pois não pode haver privação do condômino em circular pelas áreas comuns com os bichos. “Se não há perigo iminente do animal atacar alguém, não tem sentido proibir, mesmo que o cachorro seja grande”.
Direitos – Ao se mudar para um condomínio em Lauro de Freitas, o químico Albert Hartmann, 50, que cuidava de Zeus, o cachorro da raça Show Show da amiga Tâmara Célis, 31, foi pego de surpresa com as leis internas do edifício. “Foi votada, por maioria absoluta, a proibição do trânsito de animais pelo elevador do prédio, além de outras restrições”, afirma. Ele conta que, na época, os moradores decidiram que o cachorro só poderia transitar pelas escadas. “Eu moro no sexto andar e não tinha como descer e subir pela escada duas vezes por dia”, recorda.
Ana Rita explica que queixas assim chegam a parar na justiça. “No juizado especial cível ou qualquer vara cível, o dono pode requerer uma liminar para ter a guarda do seu animal assegurada”, diz.
Para dar entrada na ação judicial é necessário que o dono apresente um relatório do veterinário comprovando que o animal não é portador de nenhuma doença infecto-contagiosa e manter o cartão de vacinação atualizado. “A educação do animal é o reflexo da educação do dono dele. Quem deixa o cachorro defecar ou urinar na garagem ou playgroud não está sendo responsável com o seu bicho de estimação, muito menos com o espaço que é de todos”, destaca a advogada.
Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/condominios-nao-podem-proibir-animais-domesticos/

Eu sou o seu melhor amigo!!!

Animais: Os melhores amigos

Fonte:
facebook.com/pages/Animais-Os-melhores-amigos
Link:

Golden Retriever

Por Equipe Cão Cidadão

Conhecido por ser amigável e excelente companhia para famílias, o Golden Retriever teve sua origem na Grã- Bretanha nos anos de 1800 através do cruzamento de diversas raças, incluindo o Labrador, Flat Coated Retriever e o Bloodhound, com o objetivo de se criar um cão que poderia atravessar uma vegetação pesada, nadar em água gelada, e trazer de volta ao seu dono as aves aquáticas provenientes da caça, sem no entanto perfurar a pele dessas aves, sendo conhecidos por possuir uma “boca suave”. Hoje, mais do que um cão de companhia, os Goldens são utilizados também na assistência a pessoas com deficiência e como cães de faro e resgate.

Ficando em quarto lugar no ranking de inteligência para obediência de acordo com Stanley Coren em seu livro “A Inteligência dos Cães”, o Golden é um cão versátil, que adora participar das atividades da família, e se adapta bem em qualquer ambiente desde que tenha exercícios físicos e mentais. Ignorar a natureza ativa deles e a vontade de trabalhar pode levar a problemas comportamentais.

Quando filhote é cheio de energia e pode acabar se tornando destrutivo se não for educado corretamente. Sua pelagem enquanto jovem quase sempre é mais clara do que a que ele terá quando adulto, que poderá variar de dourado claro a escuro.

A sociabilização nessa fase é fundamental para que seu temperamento seja calmo, dócil e seguro. Aulas de adestramento também são muito importantes, pois quando adulto ele será um cão de grande porte que não vai poder pular nas pessoas, puxar a guia, e deverá saber se comportar em casa e na rua para evitar problemas. Durante os dois primeiros anos de idade é muito importante não forçar muito seu cão durante os exercícios, pois seus ossos estão em desenvolvimento.

Eles adoram buscar e carregar qualquer objeto, desde bolinhas e gravetos até o seu chinelo, adoram brincar com água em qualquer oportunidade e são ótimas companhias para seus exercícios diários, sempre dispostos a agradar os donos.

Não são cães que ficam fixos em uma pessoa só, eles se dão bem com a família inteira e são ótimos para crianças. No entanto, as interações entre eles devem ser sempre supervisionadas por adultos, pois devido ao seu alto nível de energia e seu tamanho, podem acidentalmente derrubar as crianças durante uma brincadeira.

Também não são bons cães de guarda, apesar de poderem latir ao ver alguém estranho no portão, e gostam de estar sempre próximos às pessoas, por isso não são cães para ficarem sozinhos por muito tempo. Qualquer cachorro isolado do convívio pode sentir tédio e estresse, levando-o a desenvolver problemas de comportamento como latidos excessivos, roer objetos indesejados e cavar buracos.

Os Goldens possuem predisposição para algumas doenças como a displasia coxofemoral, doença hereditária que acomete os membros posteriores, e por isso é muito importante procurar um bom criador. Além disso, a raça tem tendência a infecções de ouvido e obesidade, se sua higiene e alimentação não forem controladas.

Sua pelagem é de fácil manutenção, porém perdem bastante pelo. Possuem dupla pelagem para protegê-los da água, e escová-los duas a três vezes por semana permitirá que seu pelo fique sempre saudável, evitando o acúmulo deles pela casa. Duas vezes por ano eles fazem a troca dos pelos, e nessa época necessitam de uma escovação diária.

Resumindo: O Golden Retriever é o cão ideal para quem quer um companheiro para todas as horas, tem disposição para treiná-los quando filhotes e exercitá-los diariamente, não se importa com pelos, marcas de focinho e patas molhadas pela casa, e tem muito amor para dar e receber!

Texto Thais Oliveira (adestradora da Cão Cidadão)
Revisão Alex Candido
Fonte:
http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet
Link:

Britânica descobre brinco de diamante em cocô de cãozinho de estimação

Ao fazer festinha com o cachorro, 
mulher desconhecida levou lambida e perdeu joia

Max e o brinco de diamante que foi parar em sua barriguinha
Grosby Group

A escocesa Valerie MacDonald teve uma surpresa ao descobrir que Max, seu cachorrinho de cinco meses, engoliu um brinco de brilhante sem querer - e o que é mais incrível, botou a joia para fora com o cocô.
Durante um passeio com sua dona, no sábado retrasado, Max chamou a atenção de uma mulher e uma menininha, que passeavam pela histórica vila de Culross, na Escócia. As duas pararam para fazer carinho no filhotinho. Ao se abaixar para afagar o cachorro, a turista levou uma lambida. E, com isso, perdeu o acessório.

Logo após levar a lambida, a visitante percebeu que só estava com a tarracha do brinco.

Valerie tentou ajudá-la a encontrar a joia, mas a busca não teve sucesso.
No dia seguinte, a natureza seguiu seu curso natural, e o brinco foi expelido nas fezes de Max. O marido de Valerie, ao jogar água no cocô do cãozinho, conseguiu localizar e limpar a joia, recuperando-a.

Desde então, Valerie iniciou uma busca pela dona do diamante que foi parar no estômago de sua mascote.

— Essa senhora e sua filha ficaram encantadas com Max, que ficou todo empolgadinho. Eu avisei a elas para que tomassem cuidado com os pulos do Max, mas elas não se importaram. Como estavam de mochilas, acho que estavam em Culross a passeio. Tentei encontrá-la de todos os jeitos, mas não estou conseguindo.

Se a dona do diamante não reaparecer, a saída, brinca Valerie, será furar uma das orelhas de Max e enfeitá-lo com a pedra preciosa.
Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Gata divide gaiola com pintinhos na China

Caso curioso ocorreu em Qingdao, segundo a imprensa local.
Dono temeu que gata quisesse comer as aves, mas ela só queria brincar.

Uma gata está dividindo uma gaiola com cinco pintinhos em Qingdao, na província chinesa de Shandong, disse seu dono à imprensa local.
Li Tongfa disse que tudo começou quando ele deixou a portinhola da gaiola aberta, e a gata pulou para dentro.
"Eu tentei espantá-la da gaiola preocupado que ela comeria os pintinhos, mas ela parece gostar deles eles dela", explicou.
"Então eu desisti e a deixei lá, e ela parece que só quer saber de brincar."
Gata divide gaiola com pintinhos na China 
(Foto: Reprodução)

Fonte:
g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link: