quarta-feira, 16 de novembro de 2011

“5 reclamações que seu cachorro faria (se pudesse falar)”

Meu cachorro apronta muito. Ele está me deixando louco!
- Ontem, ele fez xixi no tapete da sala.

- Os móveis de casa estão todos roídos.


Frases como estas, que citei acima são comuns entre donos de cachorros. Principalmente no primeiro ano de vida, quando os bichinhos têm mais energia e parecem concentrar todas as forças em fazer “arte”. Mas você já pensou se fosse o contrário? Se o seu cachorro pudesse falar, quais reclamações ele faria sobre você? De acordo com o expert em comportamento animal Cesar Millan, as cinco principais poderiam ser as seguintes:

1. Meu dono me trata como uma criança – De acordo com o especialista, muitos donos ficam o tempo todo atrás de seu cãozinho, como se ele fosse uma criança de um ano de idade. É preciso entender que bebês são bebês e cachorros são cachorros. O animal gosta de correr, de farejar, de caçar a própria cauda… Para Cesar, não há problema nenhum em amar o seu cachorro, mas a disciplina deve vir em primeiro lugar.

2. Eu não tenho um emprego. Estou com tédio – Ao nascer, os cães não esperam ter comidinha ao alcance sempre que estão com fome. Na selva, os animais precisam caçar para conseguir se alimentar. Às vezes, o mau comportamento dos animais – hábitos como fazer xixi no lugar errado, mastigar o tapete ou destruir os móveis – está relacionado ao tédio. Por isso, o especialista indica: caminhe com seu cachorro e, sempre que possível, crie um joguinho de obstáculos e invente atividades que estimulem as habilidades do animal.

3. Ei, você é meu líder! – Muitos donos agem como se fossem apenas parceiros de brincadeiras para os cães, quando, na verdade, eles precisam de um líder. Cães necessitam de regras e ficam confusos quando você não as aplica sempre. “Ser um líder não é apenas uma ocupação que você tem às vezes. É o tempo todo. Seu cão está sempre procurando por consistência e estrutura e, sem isso, ele ficará confuso sobre quando deve ou não seguir suas instruções e quando vocês são apenas amigos”, diz Cesar.

4. Eu não falo a sua língua – Você pode falar com o seu cão em português, inglês, espanhol ou mandarim. Ele vai entender sempre do mesmo jeito. Isso porque eles não compreendem as palavras como nós. Para eles, são apenas sons. O que faz diferença é o tom de voz, os gestos que acompanham a fala, a postura do dono. “Por isso não dá para mentir para um cachorro”, conclui o especialista. “Quando você diz algo para um cachorro, é preciso falar de dentro, da sua mente, do seu coração e do seu corpo”, completa.

5. Você fica tenso, eu fico tenso – Para ilustrar este item, Cesar dá o seguinte exemplo: você recebe em casa uma pessoa da família com quem não se dá muito bem. O cachorro percebe seu comportamento e fica nervoso também. O bichinho não sabe que fulaninho é seu primo, seu tio ou seu cunhado. Muito menos entende o motivo pelo qual vocês não se entendem. O que ele percebe é que o líder dele está tenso. Assim, pode se tornar agressivo ou chato, incomodando a todos. Seu estado de espírito influencia as atitudes de seu cão. Se você ficar nervoso, tenso ou agitado, seu melhor amigo sente essa atmosfera estranha.
Fonte:
colunas.casaejardim.globo.com/bichoemcasa
Link:

Seu gato parece doente? Talvez ele apenas esteja chateado

Segundo um novo estudo, há uma maneira de descobrir se seu o gato está chateado: ele age como se estivesse doente, por exemplo, se recusando a comer e vomitando em excesso, mesmo se estiver saudável.


Durante o estudo, quando os gatos experimentaram “eventos externos” incomuns, como mudança de dono ou de alimentação, os mais saudáveis foram tão propensos quanto os crônicos a apresentarem comportamentos de doença.

Veterinários afirmam que quando um gato não está comendo, não está usando a caixa de areia ou está vomitando, a questão pode não ser puramente saúde: como parte do diagnóstico, os profissionais devem se informar da qualidade do ambiente em que o animal vive.

O estudo utilizou dois grupos de gatos – gatos saudáveis e gatos com cistite intersticial felina (CIF), uma doença crônica caracterizada por desconforto ou dor recorrente na bexiga.

Ambos os grupos apresentaram o mesmo número de comportamentos doentes em resposta a eventos não usuais, e em ambos os grupos, o risco de agir doente em rotinas interrompidas triplicou, em relação a quando tudo permaneceu igual.

O projeto de pesquisa ainda não tinha começado como um estudo de tendência dos gatos de exibir comportamentos doentes. A responsável por 20 gatos (com CIF e saudáveis), uma veterinária, se baseou em estudos anteriores sobre os benefícios do enriquecimento ambiental para gatos e passou meses criando um padrão de alimentação, entretenimento, e limpeza que parecesse menos estressante para todos os seus gatos.

Eventualmente, ela notou que os gatos com a doença crônica pareciam melhores: seus pêlos estavam brilhantes, seus olhos estavam claros, e nenhum gato tinha deixado de usar a caixa de areia ou vomitado por duas semanas. A conclusão é que, através do enriquecimento do ambiente, é possível reduzir os sintomas de gatos com CIF cerca de 75 ou 80%.

Depois que o ambiente estava estável para todos os gatos no ambiente enriquecido, os pesquisadores os observaram por 77 semanas, seguindo as alterações de comportamento. Durante este período, os pesquisadores fizeram várias mudanças no ambiente dos gatos, incluindo a interrupção do contato com a veterinária, uma combinação de mudanças no cronograma (remoção de alimentos e retirada de reprodução musical), um atraso de três horas no tempo de alimentação, etc.

Durante a semana de controle, na qual a rotina não foi alterada, os gatos saudáveis apresentaram uma média de 0,4 comportamentos doentes, e os gatos com CIF apresentaram 0,7 comportamentos doentes – virtualmente nenhuma diferença entre os dois.

Da mesma forma, durante as semanas que continham eventos externos incomuns, o número de comportamentos doentes aumentou para 1,9 (gatos saudáveis) e 2,0 (gatos com CIF). Globalmente, o aumento foi de 3,2 vezes no risco para comportamentos doentes em todos os gatos, quando suas rotinas são interrompidas.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/seu-gato-parece-doente-talvez-ele-apenas-esteja-chateado/

Cães maiores são mais inteligentes, diz estudo

Cachorros maiores possuem mais inteligência, diz estudo de pesquisadores da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia. O fato de terem cérebros maiores que os cães de menor porte realmente os fazem ser mais inteligentes, segundo publicação no site da Discovery News.

O mais costumeiro a ser pensado é que cachorros maiores têm maior facilidade de entender ordens de humanos. Isso foi comprovado, porém não só pelo tamanho do cérebro, mas também por causa da capacidade de percepção de distância e localidade dos cães.

Foi com esse tipo de teste que os pesquisadores neozelandeses trabalharam. 104 cachorros participaram do teste. 61 grandes e 43 pequenos. O teste consistia em dois pratos de comida colocados em frente ao cachorro testado. Com seus donos os segurando, era feito um contato visual do cachorro com os pratos, depois com o dono, que apontava em movimento rápido para qual prato ele devia andar.

A percepção de movimento do dedo que apontava foi maior nos cães grandes, que fizeram mais escolhas corretas. Cachorros de porte médio ficaram na segunda colocação, com percepção razoável. Já os de porte pequeno não tiveram bom aproveitamento.

“Isto prova a evolução dos cachorros a partir da necessidade de trabalhos a serem realizados por cachorros grandes. Os pequenos não são utilizados normalmente em trabalhos, seja com força, seja com percepção”, disse à Discovery Benjamin Hart, professor da Escola de Veterinária e Medicina da Universidade da Califórnia, Estados Unidos.
Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
Crédito Imagem: Pet Rede

Cachorrinho faz acrobacias para conquistar cavalo; assista!

Animais se encontraram em situação bem inusitada

Durante os protestos que tomaram conta de Nova York (EUA) na última semana, um cachorrinho e um cavalo protagonizaram uma cena encantadora e inusitada.

O pet pertencia a algum dos curiosos que acompanhavam as ações do manifesto Occupy Wall Street, enquanto o cavalo fazia parte da tropa policial que tentava conter os manifestantes.

Uma estranha empatia surgiu entre os dois animais, fascinando todos os presentes. Para chamar a atenção do cavalo, o cãozinho começou a pular e a rodopiar. Em alguns momentos, os dois trocaram carícias.

Assista às cenas abaixo e se apaixone por essa dupla!


Fonte:
Entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Felino fica em cima de cacto por quatro dias

O gato ficou a seis metros do chão no estado do Arizona, nos EUA

Um gato chamou a atenção dos moradores do estado do Arizona, nos Estados Unidos.

O felino ficou no topo de um cacto, a 6 metros do chão, em uma região desértica.

Ninguém sabe por qual razão ele quis permanecer lá em cima, já que ficou quatro dias no topo. O animal não sofreu ferimentos e foi retirado de lá a salvo.

Veja mais detalhes do vídeo abaixo!

Do R7

Fonte:
Entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Diversão felina!

Que lindinho esse bichano tentando pegar o brinquedo! 
Será que ele consegue?


15/11/2011 11h44 - Por: Lilica

Fonte:
Tvuol.uol.com.br
Link:

Cão salva donos de incêndio nos EUA

Caso ocorreu em Sunrise, no estado da Flórida.
Cão latiu e acordou o casal Tony Morel e Traci Belling.

Um casal de Sunrise, no estado da Flórida (EUA), disse que foi salvo de um incêndio que danificou sua casa graças ao cão de estimação "Mikey", segundo reportagem da emissora de TV "WSVN".
 Casal Tony Morel e Traci Belling diz que foi salvo de incêndio por cão. 
(Foto: Reprodução/WSVN)

Tony Morel e Traci Belling estavam dormindo no dia 1º de novembro, quando "Mikey" começou a latir e pular próximo à porta de um dos quartos. "Quando eu abri a porta, as chamas tinham tomado conta do armário", disse Morel.
Cão começou a latir e alertou casal sobre incêndio. 
(Foto: Reprodução/WSVN)

Segundo o casal, o alarme de fumaça não estava funcionando. Traci saiu correndo de casa e ligou para emergência enquanto seu marido tentava apagar o fogo.

Fonte:
G1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link: