sábado, 5 de setembro de 2009

COMO DAR BANHO NO SEU CÃO

Dar banho no cão.
Uns adoram água, mas para outros o banho é um suplício. Habitue-os desde cachorros a manter os hábitos de higiene e decida qual a frequência com que eles devem acontecer. Aqui explicamos-lhe como fazê-lo.Altura do primeiro banho. O primeiro banho pode ser dado às seis semanas, mas recomenda-se que aconteça apenas aos dois meses de idade. Se o cachorro apenas tem as patas, cauda ou barriga sujos, limite-se a lavar-lhe essas partes e lembre-se de que deve mantê- lo seco e quente durante as horas seguintes. Frequência do banho Sempre que o animal estiver sujo, caso o animal viva dentro de casa. Importa saber que em muitas raças, principalmente quando os animais vivem no exterior, a gordura que a própria pele segrega para o pêlo, ajuda a mantê-los impermeáveis durante o tempo frio e húmido e não convém inibir essa protecção natural.
Como dar-lhe banho:
1 — Coloque-lhe bolas de algodão nos ouvidos para evitar a entrada de água.
2 — Molhe o cão delicada mas abundantemente com água morna, começando pela cabeça.
3 — Aplique pequenas quantidades de xampu próprio para cães e ensaboe-o da cabeça para a cauda.
4 — Lave-o bem entre os dedos, atrás da orelhas e sob o queixo.
5 — Enxagúe-o bem com água tépida.
6 — Remova o excesso de água com uma escova plana ou com uma luva e seque-o com uma toalha. Nos meses quentes, deixe que se seque ao sol, caso contrário mantenha- o abrigado e quente até que seque por completo. Nalguns casos, um secador de cabelo numa velocidade baixa pode ser um bom amigo.
7 — Limpe-lhe as orelhas com algodões embebidos em óleo mineral o que ajuda a prevenir alguns tipos de parasitas nas orelhas.
Cuidados a ter:
— Não deixar que o xampu vá para os olhos do animal
— Não deixar que a água lhe entre nos ouvidos
— Não utilizar xampu que não sejam especificamente indicados para cães.
FONTE: Bicharada & Companhia

DAR BANHO NO SEU CACHORRO EM CASA EXIGE CUIDADOS ESPECIAIS.


Para dar banho no seu cão em casa é preciso paciência, carinho e tempo. A maioria dos caninos não gosta de banho, muito menos do secador. A freqüência do banho deve ser orientada pelo seu médico veterinário, assim como a temperatura ideal da água, a escova adequada e o melhor jeito de pentear e secar.
Existem 3 tipos de banho: o de “manutenção”, para higiene do animal; o de “tratamento”, para eliminação e controle de parasitas (pulgas, carrapatos, piolhos...) ou problemas de pele e pêlo; e o banho a seco, que deixa o animal limpa sem molhá-lo totalmente.
. Use sempre sabonetes parasiticidas. Sabonetes de uso humano não são aconselháveis para animais. . Proteja os ouvidos do seu animal com algodão.. Para secar, o ideal é que o secador fique uns 30 cm distantes do pêlo do animal.. Durante a secagem, aproveite para penteá-los.. Se houver secreção nos olhos do animal, remova com cuidado utilizando algodão ou tecido limpo.
“Escove sempre o seu cão! Além de ser uma expressão de carinho, remove os pêlos velhos, desembaraça, ativa a circulação e também remove restos de pele morta. Crie esse hábito para que o animal se acostume!”
Para outros tipos de higiene, como limpeza dos dentes e corte de unhas, consulte o seu veterinário. Na unha dos animais existem vasos sanguíneos. Por isso, o corte tem que ser bem orientado.

FONTE:MinasVet Guaxupé