segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Gatinho descansa em rede durante feira em Budapeste

Um gatinho foi flagrado descansando em uma rede em Budapeste, na Hungria.
A cena aconteceu na Feira Internacional de Gatos, no último sábado.

Gatinho descansa em rede em Budapeste
Barnabas ozeczy/Efe
Fonte:
F5.folha.uol.com.br/bichos
Link:


Gatos: terceira idade aumenta risco de desenvolvimento de doença renal

Fique de olhos nos sintomas do seu gato:
beber água demais, urinar pouco, apetite alterado, 
vômitos e perda de peso podem ser indícios da doença, que é incurável, 
mas pode ser tratada.

Os felinos envelhecem em um ritmo diferente da maioria dos animais de estimação. Para se ter uma ideia, a Associação Americana de Veterinários de Felinos (AAFP) sugere que os gatos devem ser considerados como sêniores quando atingem entre 11 e 14 anos e geriátricos a partir dos 15 anos. “Não existe uma idade específica na qual o gato torna-se idoso e conhecer esses limites pode ajudar o proprietário a monitorar seus gatos e identificar sinais precoces de vários problemas”, ressalta Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care, de São Paulo.

Com o avanço dos anos, o risco de desenvolvimento de doenças crônicas aumenta e um dos problemas que mais preocupam os proprietários é o risco oferecido pela Doença Renal Crônica (DRC). “É uma doença bastante comum em gatos, especialmente geriátricos, e sua incidência está crescendo pelo aumento da longevidade dos felinos”, diz. “A Doença Renal Crônica não tem cura, por isso, quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico, maiores são as chances de controlar os sintomas e a evolução do quadro”.
'Não existe uma idade específica na qual o gato torna-se idoso e conhecer esses limites pode ajudar o proprietário a monitorar seus gatos e identificar sinais precoces de vários problemas”,
 ressalta Marcelo Quinzani.
Crédito: Flickr

Quinzani explica que o problema aparece quando os rins não realizam de forma eficaz sua função de filtrar os resíduos da corrente sanguínea para serem eliminados através da urina. De acordo com o veterinário, os principais sintomas do problema são: polidpsia (beber muita água), poliúria (fazer muita urina), diminuição do apetite, perda de peso e vômito. “Em alguns casos, mesmo após a identificação da causa inicial da lesão, os mecanismos da perda de estrutura funcional dos rins já foram ativados e a degeneração renal vai acontecer”.

Tratamento e cuidados

Com a função renal comprometida, a desidratação, a perda de nutrientes e o acúmulo de toxinas no organismo são as principais preocupações dos veterinários. Para tratá-las os especialistas recorrem à restrição de alguns nutrientes. “As dietas específicas para gatos com DRC normalmente têm restrição de proteínas, de fósforo e sódio”, explica. “As proteínas quando metabolizadas, resultam em toxinas que rins com alterações não conseguem excretar.

O fósforo também não pode ser eliminado de forma eficiente. Já o sódio aumenta o risco de hipertensão, que pode agravar ainda mais o quadros das animais”.
Para repor os nutrientes que o corpo não consegue absorver os veterinários recorrem à suplementação. Gatos com Doença Renal Crônica também têm sérios problemas em conservar as vitaminas do complexo B e vitamina C, devido à excessiva perda através da urina.

Essas vitaminas devem ser repostas através suplementação. Ultimamente recomenda-se também a suplementação de Ômega 3, pois descobriu-se que esses ácidos graxos apresentam uma ação protetora dos rins”. Outro nutriente que também deve ser suplementado é o potássio.

Outro recurso utilizado no tratamento de gatos com Doença Renal Crônica é a fluidoterapia. “Apesar de existir recursos para aumentar a ingestão de água no dia a dia do gato, como por exemplo, com rações úmidas, ou adicionando água a comida, esse aporte de água somente não é suficiente em gatos com DRC. Assim sendo a maioria desses gatos necessitam de fluidoterapia subcutânea”, explica. “A administração da fluidoterapia em gatos com DRC corrige a desidratação e aumenta a produção de urina, reduzindo os níveis de compostos tóxicos no sangue (principalmente ureia e creatinina), além de corrigir o desequilíbrio ácido-básico e ajudar a restaurar os níveis normais de fósforo e potássio no sangue”.

Nos casos mais graves de desidratação e comprometimento da função renal, a fluidoterapia deve ser intensiva e realizada em ambiente hospitalar por via intravenosa. O controle da pressão sistêmica também é ponto essencial no controle da evolução da doença.

A falência renal acarreta ainda na diminuição da produção do hormônio responsável pela estimulação da medula a produzir hemácias. “É muito comum a anemia em gatos com DRC. Isso pode ser corrigido aplicando-se hormônio”, detalha. Quinzani lembra ainda que o objetivo do tratamento é atrasar a progressão da doença, melhorar a qualidade de vida e estender a sobrevida do animal. “Por isso é importante que os proprietários tenham a consciência de que os gatos com Doença Renal Crônica vão precisar de cuidados diários em casa para que possam se manter saudáveis”, finaliza o diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care, de São Paulo.
Fonte:
Petmag.uol.com.br/noticias
Link:

Cachorro faminto pula de terceiro andar e sobrevive nos EUA

Pit bull Miracle pode ter ficado até dois meses abandonado em apartamento.

Um cachorro faminto pulou de uma janela do terceiro andar em Boston, nos Estados Unidos, após ser abandonado pelos donos, e sobreviveu.

O pit bull de dois anos, batizado de Miracle, ou Milagre, estava em um apartamento vazio com outro cachorro e, segundo as equipes de proteção aos animais, pode ter passado até dois meses sem receber cuidados.

O apartamento estaria infestado de pulgas e imundo.
'O pulo foi uma última tentativa desesperada de encontrar comida', disse a gerente do abrigo de animais Forever Paws, Erin Pacheco.

Após a queda, Miracle teve de passar por uma cirurgia de emergência no quadril e está recebendo tratamento veterinário.
O cão Miracle (Foto: BBC)

Filhote
No primeiro andar do mesmo prédio, as equipes de proteção aos animais encontraram ainda uma filhote de quatro meses que estava desnutrida.

Ela recebeu o nome de Gracie e acabou tendo de ser hospitalizada para se recuperar, após passar tanto tempo sem alimentos.
O administrador do prédio disse que o último inquilino do apartamento havia se mudado dois meses antes sem deixar informação de contato.
A Polícia de New Bedford está investigando o caso. Os três cachorros estão sob os cuidados do abrigo Forever Paws.
O cão Miracle (Foto: BBC)

Fonte
G1.globo.com/mundo/noticia
Link:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/cachorro-faminto-pula-de-terceiro-andar-e-sobrevive.html