segunda-feira, 4 de julho de 2011

Saiba por que alguns cães acabam ficando agressivos


Excesso de mimos, castigos e solidão 
estão entre as razões do comportamento inadequado 
Eduardo Ribeiro, do R7
Os cães em geral tornam-se agressivos por dominância ou medo.
 Por isso é importante a autoridade respeitosa, as brincadeiras e passeios; 
Crédito Imagem: Thinkstock

A companhia dos animais de estimação sempre foi uma grande aliada de nós, humanos, na busca por conforto afetivo. Conviver harmoniosamente com um cachorro certamente é uma experiência muito recompensadora.
Mas também pode ser uma baita dor de cabeça. A falta de experiência ou de disposição dos donos para educar os animais pode prejudicar a relação com os cães, estimulando a agressividade.
Quando a história não começa bem, a insegurança do pet acaba gerando ansiedade e carência, o que estimula o surgimento de um comportamento inadequado.
Pesquisadora e autora de artigos sobre o comportamento animal, especialmente a questão da agressividade, a veterinária Rubia Burnier (UNIFENAS-MG) aponta que o excesso de mimos e mordomias, assim com a falta de autoridade do dono, aliada ao despreparo para educar, podem influenciar a agressividade do animal em sua busca por dominância ou segurança.
- Quando o cão rosna ou demonstra intolerância ao ser tocado, esconde objetos ou não permite que se aproximem à sua comida, persegue o dono, morde por trás e faz excessiva marcação do território por urina, são sinais de tendências dominantes.
A dica é usar regras firmes para educar e sociabilizar os cães, porém sem usar táticas punitivas, acorrentar ou prender o animal. Também é prudente tomar cuidado para não criar situações que causem estresse ou solidão.
Brincar diariamente com os cães e fazê-los se exercitarem é importante. Assim como evitar o estímulo ao ataque e ensiná-los comandos. Se os cães são socializados e aprendem a respeitar as pessoas desde filhotes, quando adultos eles serão mais equilibrados.
- Os donos precisam ser firmes e não permitir que o cão os ameacem. Nem aceitar que rosnem, ainda que por brincadeira. Entre as brincadeiras, as mais adequadas são as que relaxam o cão, como usar bolinhas. Se o dono bate no cão ou a brincadeira é violenta, pode haver consequências sérias.
Os caninos, de maneira geral, tornam-se agressivos por dominância ou medo. Por isso é importante a autoridade respeitosa e as brincadeiras e passeios. Se o animal cresce sentindo-se tolhido ou inseguiro, pode atacar ou ficar agressivo por razões banais.
- Acima de tudo, o cão necessita de limites, rotina estável e organização social definida, mais do que mimos e mordomias. Com carinho e atenção na medida certa, temos uma convivência harmoniosa e agradável.
Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias
Link:

Morre cão guia que salvou dono de atentado terrorista

Com 13 anos, Roselle morreu na última segunda-feira (27) 
por causa de uma úlcera

 Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação

A cadelinha norte-americana Roselle, que ficou famosa após guiar seu dono para fora do World Trade Center durante os ataques de 11 de setembro de 2001, morreu na última segunda-feira (27) por causa de uma úlcera.
Roselle vivia em uma casa na Califórnia junto com mais duas labradoras da mesma família e com seu dono Michael Hingson, que é deficiente visual. A grande companheira era, também, uma cão guia de Hingson.
A labradora estava sempre ao lado do dono durante as palestras sobre confiança e trabalho em equipe que ele passou a apresentar depois do ataque.
Além disso, ela foi protagonista de um livro sobre a tragédia do dia 11 e de campanhas publicitárias.
Em 2010, a cachorra, com 13 anos, passou a ter sérias complicações de saúde. A mascote começou a sentir fortes dores na parte traseira do corpo e dores no estômago.
Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícia

Link:
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/morre-cao-guia-que-salvou-dono-em-atentado-terrorista-20110704.html?question=0

Animais de estimação no emprego melhoram relação entre colegas

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação
Portugal - Levar o animal de estimação para o local de trabalho aumenta a produtividade e diminui o absentismo (estado em que um ou mais indivíduos faltam a algum compromisso periódico, como o trabalho), revela um estudo norte-americano. Em Portugal ainda não é generalizado, mas há já empresas que promovem esta parceria cinotécnica.
O estudo, divulgado no início deste mês, é da autoria da Associação Americana de Produção de Produtos para Animais (APPMA, na sigla em inglês) e revela que ter um animal no local de trabalho aumentou a produtividade laboral em 73 por cento das empresas que participaram, ao mesmo tempo que ajudou a combater o absentismo.
As empresas que participaram autorizaram que os seus funcionários levassem para o local de trabalho os seus cães, gatos, peixes, répteis e pássaros.

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação
“Pelas nossas funções, acabamos por estar mais ligados a determinados negócios e interagimos com um determinado grupo de pessoas e isso desaparece totalmente a partir do momento em que nós trazemos um animal de estimação. Pessoas a quem dizíamos bom dia e pouco mais, acabamos por parar e ficar conversando alguns minutos, ficamos a nos conhecer bem melhor e sem dúvida que assim se estabelece uma relação humana tendo por base os animais de estimação”, explica Paulo Lopes, dono de uma Dogue Alemão, cuja empresa onde trabalha promove a “Petweek” (semana do animal de estimação).
A “Petweek” é uma iniciativa de uma empresa multinacional presente em Portugal que incentiva a que, durante uma semana por ano, os seus trabalhadores levem os animais de estimação para o local de trabalho.
Para Marta Amaro, funcionária na mesma empresa, a Nestlé, os benefícios de poder levar o Caco, um Labrador castanho de quatro anos, para o emprego são evidentes.
“Por um lado pela interação com os colegas, a curiosidade dos colegas que não têm animais de estimação, partilhamos com os nossos colegas o nosso animal de estimação, incentiva-se o convívio entre os colegas, as pessoas tornam-se mais dinâmicas, proporciona esse bem-estar comum e acabamos por trabalhar ainda mais contentes porque acaba por ser mais interativo e gerimos melhor o nosso tempo”, defendeu.
Helena Carvalho, outra funcionária e dona de uma Cocker Spaniel preta e branca, lembrou que estar descontraída no local de trabalho “traz sempre benefícios”.
“Acabamos todos por ter de trabalhar sete dias por semana, sete horas ou mais por dia e quanto melhor estivermos, mais bem dispostos, mais descontraídos no ambiente de trabalho, a nossa produtividade será sempre maior e é de realçar também a melhoria no relacionamento entre as equipes”, sublinhou.

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação
O estudo norte-americano mostrou também que esta parceria cinotécnica traz igualmente benefícios para a saúde como a redução da pressão arterial, menos índices de stress e a melhoria da saúde mental e física. Todas as empresas participantes concordaram que os animais acalmavam os empregados.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/animais-de-estimacao-no-emprego-melhoram-relacao-entre-colegas/

Use a música clássica para acalmar o seu cachorro

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação

Se você não sabe mais o que fazer para controlar as estripulias do seu cão, experimente colocá-lo para ouvir sonatas, sinfonias e cantatas.
Cientistas da Universidade Veterinária de Viena, na Áustria, garantem que Mozart e companhia deixam o animal em estado de relaxamento, mandando pra longe qualquer sinal de rebeldia.
“As vibrações provenientes das notas musicais têm ação direta no sistema límbico, região do cérebro responsável pelas emoções”, afirma o veterinário Mário Marcondes, de São Paulo. Com a exposição a melodias tranquilizantes, há uma diminuição da frequência cardíaca e o bicho se acalma. “É um ótimo recurso para ambientar um novo animal em casa”, aconselha.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Câmara de Porto Alegre aprova secretaria para cuidar de animais

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS) aprovou o projeto do Executivo que cria a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). A função da nova secretaria será executar políticas públicas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar animal. A Seda deverá também promover e acompanhar a execução dos contratos e convênios com a sociedade civil, entidades e Poder Público, bem como dar continuidade aos acordos vigentes. Serão empregadas 21 pessoas, entre cargos em comissão e funções gratificadas.
A nova secretaria terá ainda a responsabilidade de promover e organizar eventos para discutir diretrizes para as políticas públicas a serem desenvolvidas e implantadas na área da defesa e bem-estar animal na capital gaúcha, além de fortalecer e apoiar as ações voltadas aos movimentos e organizações não-governamentais.
Pelo projeto aprovado, todas as atividades públicas municipais referentes aos animais domésticos passarão a ser administradas pela Seda. O Executivo fica autorizado a utilizar servidores cedidos de outras secretarias, autarquias e fundação do município, além de servidores com experiência comprovada, interesse e formação na área de proteção animal.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/animais
LInk:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/animais/camara-de-porto-alegre-aprova-secretaria-para-cuidar-de-animais/