segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Gatos e toxoplasmose: mitos e verdades

Saiba por que não é preciso ficar sem seu felino de estimação 
para ter uma gestação saudável

A gravidez é um momento especial na vida de toda mulher, e ter um bebê é motivo de muita felicidade, mas também de preocupação. Quando a família tem gato em casa, então, é comum uma maior precaução em relação à saúde da mãe e da criança. E muitas pessoas, por falta de informação e por influência da dramaturgia, - que às vezes presta um desserviço à população- resolvem dar seus bichanos.


Consumo de carne crua ou mal-cozida é o principal fator de contaminação
Crédito: Flickr/CC - tlr3automaton

Como a toxoplasmose é transmitida?
É muito mais fácil uma pessoa contrair a toxoplasmose pela ingestão de carne crua ou mal-cozida do que através do seu gatinho. Em grande parte dos casos, o indivíduo já exposto ao parasita não apresenta sintomas e adquire imunidade natural à doença.

Estudos revelam que, na população adulta, 50 a 70 por cento da população brasileira já apresentaram infecção pregressa, e a maioria não apresentou sintomas. No Rio Grande do Sul, onde o consumo de carne é mais alto, esse número ultrapassa 90 por cento. Isso porque o protozoário que causa a enfermidade fica hospedado nos animais utilizados como alimento. O parasita também pode ser encontrado na água e terra contaminadas.

Uma vez desenvolvido anticorpos, as chances de se infectar novamente são muito pequenas.Thomas Graves, médico veterinário do Hospital-Escola da Universidade de Illinois, afirma que pessoas e animais com maior risco de contrair doença são aquelas cujo sistema imunológico está debilitado, como portadores de HIV e pessoas que estão passando por quimioterapia.

Por que os gatos levam a má fama?
Felinos criados fora de casa, ou seja, que costumam explorar as redondezas, geralmente são caçadores e podem ser infectados se comerem presas hospedeiras do protozoário - chamado Toxoplasma gondii - como passarinhos e ratos. E ,assim como os humanos, se entrarem em contato com terra ou água contaminada, poderão contrair a doença. Também é comum os bichanos serem assintomáticos.

Medidas simples de prevenção
O parasita fica nas fezes do felino, portanto, se você é gestante e for manusear a caixa sanitária, use luvas e lave as mãos imediatamente. Melhor ainda é pedir para um amigo ou o seu companheiro cuidar dos utensílios do gato.

De qualquer forma, o protozoário da doença leva vários dias para atingir o estado infeccioso quando está fora do corpo do animal. Portanto, o ideal é limpar diariamente a caixinha de areia.

Quando for preparar comida, lave os utensílios e a superfície que entrou em contato com a carne, e não manuseie outros alimentos crus como saladas no mesmo lugar para evitar a contaminação.

Se for cuidar do jardim, use luvas e lave as mãos assim que acabar de mexer na terra.

“O que é triste sobre toxoplasmose em gravidez é que o risco de contaminação através de um gato que fez parte por longo tempo da família é muito baixo. Não há uma real justificativa, na minha opinião, recomendar que o felino seja dado a outra pessoa por causa da gestação”, ressalta a médica veterinária Lorie Huston, membro da Associação Americana de Medicina Veterinária.

Por isso, não abandone seu bichinho se estiver grávida; toxoplasmose não é coisa de gato. Converse com o veterinário e escolha um obstetra informado e competente. Com as precauções necessárias, é possível ficar bem longe da doença, e perto do seu gatinho.

Fonte:
Petmag.uol.com.br/artigos
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário