quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CÃO ABANDONADO!







“Sabe Senhor, ainda não entendi. Viemos à praça. Pensei ser um passeio, estranhei. Ele não tinha esse hábito, mas vim feliz. Aqui chegando, me deu as costas, entrou no carro, e nem disse adeus. Olhei para os lados, nem sabia o que fazer – ainda tentei segui-lo e quase fui atropelado. O que eu teria feito de tão mau? À noite, quando ele chegava, eu eu abanava o rabo, feliz mesmo que ele nunca viesse me ver no quintal. Às vezes eu latia, mas havia estranhos no portão e não poderia deixá-los entrar sem avisar o meu dono. Quem sabe foi a mando da minha dona, por eu estar lhe dando trabalho. Não foram as crianças: elas me adoram e creio que nem sabem do que aconteceu – devem ter-lhes dito que fugi.Como sinto saudades! Puxavam-me a cauda, às vezes eu ficava uma fera, mas logo éramos amigos novamente. Estou faminto. Só bebo água suja, meus pêlos caíram quase todos. Nossa, como estou magro! Sabe Pai, aqui neste canto que arrumei para passar a noite, faz muito frio, o chão está molhado. Creio que hoje vou me encontrar aí Contigo, no céu. Meu sofrimento vai terminar, e, mesmo em espírito, vou ter premissão para ver as crianças. Peço-vos, então, não mais por mim, mas pelos meus irmãozinhos. Mande-lhes pessoas que deles tenham compaixão. Como eu, sozinhos não viverão mais que alguns meses na terra do homem. Amenize-lhes o frio, igual ao que agora sinto, com o calor de atos de pessoas abençoadas. Diminua-lhes a fome, tal qual a que sinto com o alimento do amor que me foi negado. Mate-lhes a sede com a água pura de Seus sentimentos, transmitidos ao homem.Elimine a dor das doenças, extirpando a ignorância da Terra. Tire o sofrimento dos que estão sendo sacrificados, em rituais, em laboratórios e tudo mais, tirando dos humanos o gosto pelo sangue. Ampare as cachorrinhas prenhas que verão suas crias morrerem de fome, frio e peste, sem nada poderem fazer. Abrande a tristeza dos que, como eu, foram abandonados – entre todos os males, o que mais doeu foi isso. Receba, Pai, nesta noite gélida, a minha alma, pois não será mais meus o sofrimento, mas dos que ficarem e por eles vos peço.”


Fonte: Ass. Grupo Ecológico minha Terra – SP

RESPEITO COM OS ANIMAIS!

O que fazer quando encontrar um animal abandonado?
A 1ª atitude é ACOLHÊ-LO. Coragem, ele depende de você, que é quem o viu e quem está sentindo compaixão e vontade de fazer alguma coisa por ele.
Não jogue a responsabilidade para os outros. Não adianta ligar para uma entidade de proteção aos animais e dizer: "Tem um cão abandonado na minha rua" e ir dormir com a consciência tranquila. As entidades estão abarrotadas de casos como esse. Então, se você tiver a disposição de assumir a responsabilidade por apenas um único animal, estará ajudando as entidades imensamente e essa será uma ajuda mútua - com certeza você receberá delas retorno para lidar com essa situação.
Ele pode estar abandonado ou perdido. Caso você não possa adotá-lo de vez, com certeza terá muita ajuda de amigos, parentes e entidades protetoras que se esforçarão, juntamente com você, a arrumarem um novo dono para ele.

Palmas não tem um abrigo de animais abandonados e nós não incentivamos a criação de um. Abrigo não é a solução para o problema da superpopulação. É necessário que as pessoas se conscientizem da
posse responsável acima de tudo. A existência de um abrigo em uma região, pode acabar tendo o efeito contrário do desejado, desistimulando a posse responsável - afinal, se você não quiser mais seu animal ou ele tiver uma cria indesejada, sempre é possível deixá-lo em um abrigo para que outros cuidem dele. Os animais confinados em abrigos também sofrem com o abandono e a solidão, têm uma qualidade de vida muito ruim e os abrigos existentes em outras cidades, que são poucos, estão completamente saturados, precisando de pessoas que adotem estes animais e não que levem mais para que eles cuidem. Nós também gostaríamos muito que existisse algum lugar onde todos os animais abandonados fossem bem tratados, e depois adotados, mas esse lugar não existe. A maioria dos animais abandonados em abrigos acabam passando o resto de suas vidas confinados ali.
Se você realmente se importa, faça o seguinte ao encontrar um animal abandonado:



-Encontre pessoas dispostas a ajudar: amigos, parentes e colegas de trabalho podem ajudar de diversas formas - com transporte, lar provisório, recursos financeiros, acesso à internet, etc.
-Ofereça um lar provisório: acolha o animal até a adoção. Se não puder acolhê-lo, com certeza encontrará alguém que possa fazer isso por algum tempo.
-Prepare o animal para a adoção: leve-o a um veterinário para exames, vacinas e vermifugação. Nessa etapa, você pode contar com a ajuda de associações de proteção, que muitas vezes mantém convênios com veterinários que podem prestar esses serviços por preços mais em conta.
-Encaminhe para a adoção: divulgue o animal através de cartazes e via internet. Procure entre seus conhecidos alguém que possa estar interessado em adotar um bichinho. Converse com pessoas que gostam de animais. Entre em contato com as associações para ajudar na divulgação ou levá-lo para uma feira de adoção. Tenha consciência de que, se ele for levado a uma feira e não for adotado, você deverá ficar com ele por mais algum tempo.
Agindo dessa forma, você estará tirando um animal da rua, ajudando no controle da superpopulação e na questão do abandono, e assim estará atuando como um voluntário na proteção dos animais.



FONTE: MIAUDOTE