segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ai que calor!

Dicas e cuidados com cães e gatos durante os dias mais quente do ano.

O verão está chegando e, com ele, os dias de calor e as altas temperaturas. Se nós, humanos, às vezes sofremos com o calorão, imaginem os animais de estimação, que tem a temperatura corporal 2°C acima da nossa? Pensando na saúde e no bem-estar dos nossos pets, o site da Ana Maria Braga conversou com o veterinário homeopata Marcos Fernandes, que deu dicas importantíssimas.
Alimentação e água
O primeiro ponto que precisamos ficar atentos é em relação a comida e a bebida. A água deve ser oferecida a vontade e sempre fresca, pois os bichinhos não gostam de água "quente". Quanto a alimentação, o correto é não oferecer alimentos que não a ração. Mas, caso o faça, evite alimentos muito calóricos, gordurosos, oleosos e "fortes" (picantes). "A quantidade de ração continua a mesma, no entanto, pode-se aumentar a frequência em quantidades menores, porque, em contato com o ar, a ração perde a patabilidade, ou seja, fica sem gosto e sem cheiro", explica.
Queimadura solar
Todo mundo está cansado de saber que devemos usar protetor solar para não sofrermos com queimaduras e, posteriormente, com um câncer de pele. Pois saiba que o mesmo pode acontecer com o seu pet, principalmente se ele tiver cor clara. "A pelagem já serve como protetor. Mas, é importante proteger as pontas das orelhas e o focinho com protetor solar para animais, passado duas vezes ao dia nessas regiões", afirma Fernandes. "No corpo não tem indicação de passar filtro solar, porque o animal pode lamber e ingerir". Caso não possua protetor solar animal, pode ser usado o indicado para humanos, em pouca quantidade e com FPS 30. "É importante saber: quanto menos pelo, menor deve ser a exposição solar", diz.Além disso, deve-se tomar cuidado para não queimar as patas dos animais. "Quando o sol está entre 35°C/36°C, a temperatura do asfalto pode chegar a 80°C e queimar as patinhas", alerta.Outro ponto importante é não deixar os animais dentro do carro, mesmo com uma fresta da janela aberta. "Se a temperatura ambiente está em 35°C, dentro do carro pode chegar a 60°C em 15 minutos. Como o cão não sua, perdendo o calor pela língua, ele tem um limite de transpiração. Se o corpo não consegue dissipar este calor, o animal entra em estado de choque, chamado de intermação", explica.Intermação também ocorre com secador de pelos, pois aumenta a temperatura corporal. "Para evitar que isso ocorra, no verão, marque um dos primeiros horários no pet shop, peça para que o secador esteja em temperatura ambiente (que já será quente) e busque no horário determinado", aconselha.
Viagens
Caso você vá viajar e seu bichinho não possa ir com você, fique atento. Filhotes não podem ficar nem um dia sozinhos. Animais adultos podem ficar até, no máximo, três dias sozinhos, desde que:-Deixe várias vasilhas de água, de preferência pesadas para que o animal não as derrube e fique sem hidratação;-Deixe várias vasilhas com ração. Neste caso há o problema do aparecimento de ratos, que ingerem a ração e podem "envenenar" o alimento;-Se puder, peça a alguém para trocar a água e colocar ração durante a sua ausência, além de fazer a limpeza do ambiente.Se você for levar o bichinho na sua viagem, fique atento principalmente a carteirinha de vacinação. "Tem que ter antirrábica", afirma.
Seguindo essas dicas, você e seu bichinho de estimação terão um verão incrível!!!
Agradecimento
Veterinário homeopata Marcos Fernandes - http://www.marcosfernandes.vet.br/
Thaís Bronzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário