terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aí não é lugar! Especialista dá dicas para ensinar filhotes a fazer xixi e cocô no lugar certo

Com disciplina e uma boa dose de paciência, ele aprende direitinho.
 Tente com a gente!

Ensinar seu pet a não fazer sujeira pela casa toda, não é nada muito difícil, 
mas requer disciplina e paciência do dono.
Reprodução/Facebook

Educar um cão, seja ele um filhote ou não, vai muito além de simplesmente ensinar o lugar certo de fazer as suas necessidades.

Segundo a especialista em comportamento animal Daniela Sanzi, é ensinar as regras da sua casa para o cachorro que está chegando.

Se você está enfrentando problemas para ensinar seu bichinho a fazer xixi e cocô sem sujeirada pela casa, saiba que isso não é nada muito difícil, mas requer disciplina e paciência do dono.

Primeiro, organize o lugar onde vai ser o “banheiro” do cão: tapetinhos higiênicos, encontrados em qualquer pet shop, ou mesmos jornais vão ajudar bastante.

O tapetinho já vem pronto, mas no caso de usar jornal, você pode comprar produtos com cheiros que vão estimular o cão a sempre fazer naquele lugar.

Lembre-se que, mesmo sendo um “banheiro”, higiene é fundamental por ali. Cuide para que o lugar esteja sempre limpinho.

Um filhote de cachorro costuma fazer cocô cerca de seis minutos após comer. Marque o tempo, leve-o para o jornal e não o distraia.

Duas coisas importantíssimas: elogie e recompense-o toda vez que ele fizer no lugar certo. De maneira alguma brigue com ele quando ele errar, ele pode ficar com medo e começar a fazer suas necessidades escondido. Até você descobrir...

É importante também que, caso ele faça xixi ou cocô fora do lugar, a limpeza não seja feita na presença do animal.

Daniela explica o motivo.

—Tire-o do ambiente e limpe [as necessidades] sem ele ver, ou ele vai continuar fazendo [ali] para atrair a sua atenção.

O grande segredo para se ter êxito na educação do filhote é rotina. A especialista finaliza.

— Quanto mais coisas iguais tiverem no dia-a-dia do bichinho, mais obediente e educado será o cachorro. E quanto mais educado for o cachorro, mais ele participará da vida do dono.

Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário