quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cada Raça e Cada Filhote tem Crescimento Diferente...

Quanto deve pesar ou medir um filhote de Poodle? E um filhote de Beagle? Um filhote de Labrador ou de Dogue Alemão??. Ele esta comendo e crescendo como esperado para a raça???
Controlar a curva de crescimento pode responder essas perguntas e ajudar no fornecimento adequado de ração. O seu Médico Veterinário pode ajudar você nesse controle.
Para saber se o crescimento do seu filhotinho está normal o veterinário pode consultar a tabela decurva de crescimento assim como fazemos para crianças quando visitamos o pediatra. É lógico que existe uma curva diferente para cada raça (agrupadas em tamanhos) ou se é macho ou fêmea.
Essas curvas ajudam a controlar o crescimento e ganho de peso desde o seu nascimento até atingir a fase adulta.
Nessa curva observamos que o ganho de peso diário (GPD) tem um aumento considerado nos primeiros dias (meses) e depois se estabiliza a medida que se aproxima da idade adulta (em torno de 8 a12 meses de idade) para a maioria das raças.
Para os filhotes observamos um ganho em torno de 5 a 10% ao dia nas primeiras semanas. Nas raças pequenas observamos uma taxa de crescimento lenta , porém eles já nascem “mais pesados” se comparados ao peso adulto, ou seja eles já nascem com um peso mais próximo do peso adulto o que não acontece com os filhotes de raças grandes que nascem com um peso muito distante daquele que atingirão quando adultos. Assim a curva de crescimento das raças grandes registrará umcrescimento rápido e mais prolongado.
Essas diferenças entre as raças pequenas e grandes podem ser observadas logo ao nascimento. Por exemplo, uma cadela de Maltes gera ninhadas de 1 a 3 filhotes no máximo, com peso médio de130 a 200 gramas, enquanto uma cadela da raça Mastif Inglês gera ninhadas de 8 a 12 filhotes com peso entre 500 e 800 gramas ao nascimento.
Assim a relação de peso dessas raças adultas que no Maltes fica em trono de 3 a 6 kg e no Mastifffica em torno de 70 a 100 kg a relação quando filhotes é de 1 para 6 (maltes/mastiff) e quando adulto é de 1 para 25 .
Essa diferença se manifesta em padrões muito diferentes na curva de crescimento até que ele alcance a idade adulta. Essa variação ocorre de raça para raça mas é muito mais evidente entre cães de porte pequeno, médio, grande e gigante. Desse modo temos algumas considerações descritas a seguir:
- Uma raça de porte pequeno atinge metade do peso adulto em torno de 3 meses de idade, enquanto que em uma raça grande ele atinge esse valor por volta de 5 a 6 meses de idade.
- Um Maltes ou Pinscher alcança seu peso adulto por volta dos 8 a 10 meses de idade ou seja ele multiplicou o seu peso ao nascimento por 20, enquanto que um Mastif Inglês ou Bernese ainda vai crescer próximo dos 18 aos 24 meses de idade, quando então multiplicou o seu peso ao nascimento por 100.
- Entender essa diferença de crescimento com padrões específicos por porte do animal e acompanhar sua curva de crescimento é importante para que a escolha da ração ideal seja correta e para que qualquer alteração de desenvolvimento quer seja por oferta inadequada de alimento ou outra por causa, poderá ser corrigida a tempo, mantendo assim o padrão esperado da raça e oferecendo ao seu animal saúde e crescimento harmonioso.
Fonte:
petcare.com.br/blog
Link:
http://petcare.com.br/blog/cada-raca-e-cada-filhote-tem-crescimento-diferente/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário