sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Como apresentar cães evitando brigas

Por Equipe Cão Cidadão

Muitas pessoas ignoram a importância de uma boa apresentação de um cão a outro, especialmente se a situação importar na introdução de um novo amigo numa casa que já tinha um peludo como “morador antigo”.

Se o primeiro contato de ambos gerar reações agressivas ou mesmo uma briga, a relação dos cães pode ficar comprometida para sempre, gerando até situações de perigo constante.

Identificando os sinais de perigo
Mesmo que o novo morador seja um filhote, é preciso cuidado no primeiro contato, para que o mais velho não estranhe a chegada do pequeno. Além disso, há maior probabilidade de problemas caso o encontro ocorra no ambiente onde o cão mais antigo morava. Finalmente, cães do mesmo sexo tendem a se “estranhar” mais do que um macho e uma fêmea quando se conhecem.

Assim, se a situação a ser enfrentada tiver algum dos fatores acima, os cuidados devem ser redobrados.

Como agir 

A primeira dica é providenciar para que o primeiro contato se dê em um local neutro. Pode ser na rua, num parque ou praça, de preferência sem muito barulho ao redor.
Outro ponto importante é providenciar para que os dois cães estejam contidos em suas respectivas guias, cada um sendo conduzido por uma pessoa.

A aproximação deve ocorrer aos poucos, iniciando com uma boa distância ente os cães. Cada condutor deve estar bem atento às reações do peludo que está ao seu lado. Sinais como: encarar o outro cão fixamente, pelos do pescoço eriçados, cauda ereta e imóvel, significam perigo e devem ser imediatamente coibidas! Deve-se retirar imediatamente o cão do local que lhe dava visão do outro, com um sonoro e vigoroso NÃO.

É importante, por outro lado, valorizar os comportamentos desejados e esperados para esta situação: se o cão, mesmo já tendo visto o outro, mantiver-se numa posição relaxada, deve ser elogiado e bastante recompensado.

O objetivo é que a aproximação ocorra aos poucos, sempre observando as reações de ambos os cães, que devem ser tranquilas e despreocupadas para que se saiba em que ponto avançar. Isto pode levar alguns minutos ou até dias. Mas é muito importante ter paciência, pois trata-se de uma providência que garantirá tranquilidade aos peludos!

Quando se tiver certeza que ambos estão tranquilos, pode-se permitir que se cheirem, pois é neste momento que a relação entre os cães realmente se iniciará.

Antes de deixar os peludos sozinhos no local destinados a eles, é indicado que sejam separados na hora da alimentação. Além disso, todos os brinquedos, ossos e objetos que possam iniciar uma disputa, devem ser retirados do local, para somente serem introduzidos após certo tempo de convivência harmônica.


Importante: caso a(s) pessoa(s) seja(m) totalmente inexperiente(s) com cães e/ou qualquer dos peludos tenha histórico de agressividade, é indicado buscar a ajuda de um profissional especializado em comportamento canino para auxiliar na apresentação a outro cão.
Texto: Cassia Rabelo Cardoso dos Santos (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Fonte:
Noticias.r7.com/blogs/dr-pet
Link:
http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet/2011/08/04/como-apresentar-caes-evitando-brigas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário