sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Saiba o que é a tosse dos canis e aprenda a proteger seu pet


Você já ouviu falar em Traqueobronquite infecciosa canina? A doença, também conhecida como Tosse dos Canis ou Gripe dos Animais, provoca uma tosse seca e, após tossir, o animal abre a boca e parece querer vomitar.

O mal é ocasionado por uma bactéria e o cão se contamina por via aérea, ao entrar em contato com outro animal doente. Por isso, bichos que vivem em aglomerações, como pet shops ou canis, têm mais chances de contrair a doença.

O veterinário Regis Santoro Patitucci explica que já existem vacinas no mercado contra a Tosse dos Canis e que a bactéria responsável pela doença também pode passar para humanos.
Doença pode ser facilmente prevenida com alguns cuidados e por meio da vacinação anual, garantindo a saúde e o bem-estar do seu mascote

Causas:
Um dos principais agentes causadores da gripe canina é a Bordetella bronchiseptica. Altamente contagiosa, a gripe canina é mais facilmente transmitida quanto maior for o número de animais em determinado local, especialmente durante o inverno – que possui clima frio e seco, mais propício para a transmissão da doença.

Sintomas:

Tosse constante, dando a impressão de que o animal está engasgado. Nos casos mais graves há também coriza, secreção nos olhos, falta de apetite e febre. A gripe pode evoluir para uma pneumonia, caso o cão não seja tratado corretamente.

Prevenção:
Cuidados básicos para manter o cão longe do frio são importantes: mantê-los em locais cobertos, sem correntes de vento, acomodá-los em camas, casas, oferecer mantas, entre outros.
A vacinação é importante para proteger o animal da gripe não só durante o inverno. A primeira imunização deve ser realizada nos filhotes, a partir da 8ª semana de vida. São duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas. Anualmente, os animais devem receber uma dose única de reforço.
Descrição – Fonte: www.pfizersaudeanimal.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário