sábado, 19 de novembro de 2011

Rottweiler do Exército pula de paraquedas no Rio

Um rottweiler do Exército saltou de paraquedas nesta sexta-feira, no Rio, em uma operação de treinamento. Aos 8 anos, Adam é paraquedista e serve na Brigada de Infantaria Paraquedista. Segundo o Exército, há mais de 10 anos não utilizavam lançamento de animais na missões.


O salto ocorreu na Base Aérea do Afonsos, no Rio. O cão embarcou em um avião C-105 Amazonas do Esquadrão Arara que participava da Operação Saci --junção da FAB (Força Aérea Brasileira) e Exército para ações com o uso de paraquedas.

O Saci, personagem conhecido do folclore brasileiro, foi escolhido para dar nome ao exercício por ser o símbolo das Operações Especiais do Exército. Ele também representa a Seção de Instrução Especial da Academia das Agulha Negras, onde são formados oficiais da Força Terrestre.

Integrante do 36º Pelotão de Polícia do Exército, Adam saltou acompanhado por militares do Exército, na Zona de Lançamento de Itaguaí (interior do Rio).

O cachorro --que é empregado como cão de ataque em missões de patrulha-- usou seu próprio paraquedas.

Rottweiler do Exército pula de paraquedas no Rio
Divulgação/FAB

Segundo o comandante do 36º Pelotão de Polícia do Exército, tenente Daniel Totto Bianco, foi realizado um estudo com apoio do Centro de Instrução e do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar --ambos da Brigada Paraquedista. Ele lembra que um protótipo foi montado e, a partir dele, foram sendo efetuadas a modificações necessárias até que a melhor configuração fosse alcançada para o animal.

"Utilizamos um equipamento de rapel e que hoje é usado até pela Polícia Militar. Em cima dele, começamos a trabalhar os pontos de pressão, ancoragem e de distribuição do peso do animal", explicou.

Fonte:
1.folha.uol.com.br/cotidiano
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário