segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Influência da alimentação na saúde bucal dos pets

Mau hálito, perdas dentárias, dor ao se alimentar e emagrecimento. 
Estas são só algumas das consequências 
da falta de cuidados com a saúde bucal de seu pet.

Mau hálito, perdas dentárias, dor ao se alimentar, diminuição do apetite, emagrecimento e até doenças cardíacas. Estas são só algumas das consequências da falta de cuidados com a saúde bucal de seu pet.
Reflexo direto da falta de cuidados com a saúde oral, o cálculo dental, popularmente conhecido como tártaro, é o grande responsável pela doença periodontal (inflamação e infecção de dentes e gengiva). Hoje, aproximadamente 85% dos cães e gatos apresentam algum grau de doença periodontal.

Hoje, aproximadamente 85% dos cães e gatos 
apresentam algum grau de doença periodontal.
Crédito: Flickr

Assim, um conjunto de cuidados deve ser instituído com o intuito de minimizar ou prevenir o problema. Os cuidados com a saúde oral dos pets incluem basicamente os seguintes pontos: o fornecimento de uma dieta seca adequada, a escovação diária dos dentes e o oferecimento de snacks ou soluções específicos para este fim.

A dieta oferecida influencia a saúde bucal, por meio de sua composição nutricional e textura, pois estes são fatores que interferem de forma química e mecânica para a prevenção do problema.

Estudos comprovam que cães que recebem alimentos secos, com grânulos mais firmes e maiores têm menor tendência a formar o tártaro, uma vez que o maior atrito durante a mastigação favorece a remoção e evita o acúmulo dos restos alimentares que darão origem à placa bacteriana e, posteriormente, ao tártaro.

Assim, é fundamental que o cão receba um alimento com tamanho, formato e consistência adequados ao seu porte e idade, para que a mastigação seja exigida e a ação mecânica de prevenção aconteça.

Atualmente, o mercado dispõe de diversas rações comerciais de alta qualidade, que além de levarem em conta as características do grânulo, incluem em sua formulação substâncias especiais e específicas para a prevenção do tártaro, como o hexametafosfato de sódio. O hexametafosfato de sódio é um ingrediente interessante, pois, diferente de outras substâncias com esta finalidade, sua ação não depende da mastigação, além de ser seguro e efetivo.
O uso sistemático de uma ração com este benefício é um grande aliado da saúde bucal, uma vez que a dieta é naturalmente consumida pelo animal de estimação, permitindo um cuidado diário prático e eficaz.

Algumas considerações importantes:
- algumas raças possuem maior predisposição ao tártaro do que outras, como o Maltês, Yorkshire, Poodle, Shih Tzu, entre outros, e as dietas específicas para estas raças já incluem estes cuidados.

- os biscoitos caninos auxiliam na prevenção do tártaro, porém contêm calorias e em excesso podem desbalancear a alimentação. Dê preferência para ossinhos ou tiras de couro mastigáveis, bem como para os brinquedos voltados a este fim.

- é fundamental entender que, caso o animal de estimação já tenha o cálculo dental instalado, será necessário um tratamento periodontal para a remoção e logo após instituir um programa preventivo integrando dieta adequada e cuidados de higiene oral.
Fonte:
Petmag.uol.com.br/colunas
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário