terça-feira, 19 de julho de 2011

Companhia aérea proíbe animais de "focinho curto" de viajarem de avião

Do UOL Notícias Em São Paulo

Cão pug, uma das raças de cachorros braquicefálicos
Os cães de raças braquicefálicas (ou seja, que têm a cabeça curta) como pugs, buldogues, pequineses e também gatos persas, estão proibidos de voar pela companhia aérea Cathay Pacific. As informações são da "CNN".

Em um comunicado, a empresa disse que a decisão deve-se ao "impacto negativo na saúde do animal".
Há relatos de que tais animais corram o risco de agravar os problemas respiratórios devido ao estresse causado pelo voo, onde eles podem sofrer os chamados "ataques de calor". Esta não é a primeira companhia aérea que proíbe o embarque de animais dessa raça. A Singapore Airlines e outras empresas americanas já seguiram o mesmo caminho. Alguma ainda permitem que o animal seja transportado junto aos passageiros, em vez de ser despachado junto com as malas.A nova proibição vem logo depois da divulgação de um relatório pelo Departamento de Transporte americano, feito entre 2005 e 2010, que informa que metade dos cães que morrem durante os voos é dessa raça.Cães braquicefálicos correm mais risco de terem problemas respiratórios durante um voo porque sua respiração é mais restrita que as demais raças. No ar, a respiração desses cães fica mais pesada e pode levar à morte.Segundo uma ONG de proteção aos direitos dos animais, a SPCA Hong Kong, a proibição é um exagero."Nós entendemos que devem existir pesquisas e estatísticas para determinadas raças de cães que são mais problemáticos se despachados nos voos, mas há casos em que levar o animal é inevitável, por exemplo quando os donos se mudam de país", disse Rebecca Ngan, porta-voz da ONG.Segundo ela, a norma preocupa pois pode ajudar a aumentar o número de cães abandonados pelos donos, já que nem todos poderão ser mais levados nas viagens.Companhias como a Dragonair e a British Airways estão entre as empresas aéreas que permitem que os animais sejam transportados como carga, mas esses dias, segundo a reportagem da CNN, podem estar contados.
Fonte:
noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internaciona
lLink:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/07/18/companhia-aerea-proibe-animais-de-focinho-curto-de-viajarem-de-aviao.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário