quarta-feira, 6 de abril de 2011

A importância da casinha de cachorro.

Por Equipe Cão Cidadão
A maioria dos donos de cães tem consciência de que o cão deve ter uma casa. Mas, muitas vezes, as pessoas não se dão conta de que a necessidade de um peludo em ter seu “cantinho” envolve mais do que ter um verdadeiro “lar”, como na concepção humana.

Eles realmente gostam? Cachorros são animais de toca, ou seja, quase sempre vão procurar uma “caverninha” para se abrigar do frio, chuva, ou quando estiverem com medo ou sentindo dor. Basta observar um cão que não tenha uma casa específica para ele: quando se deparar com situações como as narradas acima, procurará abrigo embaixo de algum móvel, como um sofá ou mesa.

É reconfortante para o cachorro, mesmo que não fique em sua casinha grande parte do tempo, saber que tem um abrigo disponível para situações específicas, ou quando simplesmente quiser ficar sozinho roendo um osso gostoso sem ser incomodado...

Como acostumá-los? Mesmo cães que não tenham o hábito de usar casinhas, eles podem ser acostumados a usá-las e achar isso muito legal!

Primeiramente, o ideal é verificar qual o tamanho ideal de casa para cada cachorro. Muitas pessoas acreditam que uma casa bem grande é melhor para o peludo, o que não é verdade!

Quanto mais estreita melhor, pois assim se sentem mais protegidos. O tamanho ideal de uma casinha mede-se assim: o animal deve conseguir ficar de pé sobre as quatro patas e dar uma volta sobre o próprio corpo.

Definido o tamanho, valem algumas dicas para deixar o cantinho bem aconchegante. Cães gostam de se deitar em lugares macios e fofos, pois têm grande sensibilidade com texturas. Assim, colocar panos macios na casinha permitirá que o local fique bastante convidativo.

Além disso, se o dono deixa seu cheiro nestes panos, o local ficará ainda mais interessante. Para tanto, basta esfregar as mãos nos paninhos para deixá-los impregnados com o cheiro daqueles que os cães adoram: você!

Onde deixar a casinha? Para cachorros que ficam nas áreas externas, o ideal é que a casinha fique próxima do local por onde as pessoas da casa entram e saem rotineiramente. Isso é importante pois, como animais sociais, os cães preferem sempre estar perto da família humana, ou tê-los à vista. É importante também deixar a casinha ao abrigo da chuva e ventos (colocar um suporte embaixo evita que fiquem úmidas), bem como protegidas do sol forte. Para cães que ficam dentro dos lares, ainda assim a casinha é importante, pois será seu cantinho confortável. O ideal é deixá-la em locais onde podem estar protegidos, mas perto dos donos.

Caixas de transporte Uma boa dica para donos de cães é transformar a caixa de transporte na casa rotineira do cão. Para isso, basta deixá-la sem a porta no dia a dia e seguir todas as dicas acima. Desta forma, quando for necessário viajar com o amigo e utilizar a caixa de transporte, a experiência não será traumatizante como poderia ocorrer caso o cão não fosse habituado com este acessório, pois ele já adora a caixa de transporte, e a considera a sua casa. --- Texto: Cassia Rabelo Cardoso dos Santos (Adestradora Cão Cidadão)

Revisão e Edição Final: Alex Candido --- Para saber mais sobre os serviços de adestramento e consultas comportamentais da Cão Cidadão, acesse o site www.caocidadao.com.br.



Fonte:


R7 / NOTÍCIAS / DRPET

Nenhum comentário:

Postar um comentário