terça-feira, 5 de abril de 2011

Cálculo urinário: seu cãozinho tem?

Saiba quais cuidados deve-se ter com cães

que apresentam cálculos urinários.


Por Silvia Parisi


Os cálculos urinários ou urólitos (“pedras” - foto) ocorrem com frequência em cães e se formam na bexiga e uretra. Já os cálculos localizados dentro dos rins (“pedra no rim”) são bem mais raros. A formação do cálculo se dá a partir do aparecimento de cristais na urina. Esses cristais podem ter diversas composições (uratos, oxalato de cálcio, fosfato triplo, sílica e cistina). Por fatores ainda não totalmente conhecidos, os cristais começam a se agrupar formando o cálculo. Além de uma predisposição (“tendência”) que alguns animais têm em formar os urólitos, existem fatores que contribuem para o aparecimento deles. Entre eles estão: infecções urinárias, deficiência de vitamina A, dieta alimentar e retenção de urina. Neste último caso, cães que não urinam dentro de casa devem ser levados para a rua pelo menos 3 vezes ao dia para que não retenham a urina por muitas horas.

A idade em que os cálculos aparecem com maior frequência está entre 1 e 6 anos e é mais comum em machos. Uma vez formado o cálculo, o animal pode apresentar um ou mais sinais clínicos. Os mais comuns são: sangue na urina, dificuldade de urinar (gotejamento de urina), não conseguir urinar (obstrução das vias urinárias), dor abdominal, apatia e falta de apetite.

O diagnóstico dos cálculos urinários pode ser feito pela simples palpação da bexiga (diagnóstico de cálculos grandes) e histórico do animal, mas é interessante proceder a exames complementares como ultrassonografia, raio-X e exame de urina.

Como tratar? O tratamento é cirúrgico, pois, normalmente, o cálculo é muito grande, havendo uma obstrução completa das vias urinárias (no caso de o animal não conseguir urinar) ou uma grande quantidade de cálculos. São raros os casos em que o animal consegue expelir a ‘pedra’, mas isso demanda tempo e muito sofrimento.

Após retirado, o cálculo deve ser analisado para se conhecer a sua composição. A partir daí, será instituída uma terapia para prevenção do aparecimento de novas “pedras’. O pH urinário deve ser ajustado (dependendo da composição do urólito), a dieta controlada e a ingestão de água deve ser estimulada para que sempre haja um grande fluxo de urina, evitando-se assim a chance dos cristais se unirem novamente. Antibióticos também são usados.

Os animais que já tiveram cálculos ou são predispostos ao seu aparecimento (apresentam cristais na urina) devem fazer o tratamento preventivo e serem monitorados através de exames de urina frequentes.

Silvia Parisi é médica veterinária.



Fonte:


PEQUENOS CÃES - GRANDES AMIGOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário