quarta-feira, 2 de março de 2011

Transporte seu pet com segurança neste carnaval

Verificar atestados de vacina com antecedência
e evitar levar bichos idosos ou muito novos são recomendados.
É recomendável evitar o transporte de animais fora da caixa
Crédito: Erik Przekop
Com o feriado prolongado de carnaval, muitos aproveitam a oportunidade para se afastar da cidade grande. Independentemente do destino, no entanto, vale a pena ficar atento a uma série de cuidados, principalmente se a família optar por levar os animais de estimação na bagagem. O médico veterinário Mário Marcondes, diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira, orienta que o dono deve refletir sobre o transporte e acomodação do bicho antes da viagem, e caso não haja a possibilidade de tratá-lo da melhor forma possível, é preferível deixá-lo em um hotel.

Isso porque dependendo do transporte, principalmente os cães, sofrem de enjoos em viagens mais longas. Sem contar nos riscos de inflamação no ouvido causado pelo vento intenso, ou até mesmo possíveis quedas pela janela aberta. Para amenizar os problemas, o veterinário sugere que o animal seja acostumado com antecedência a andar de carro, sendo carregado em pequenos percursos, sempre dentro da caixa de transporte.

Já em viagens de avião é preciso ficar atento quanto às exigências das companhias aéreas, que geralmente solicitam reserva antecipada, atestado de saúde, vacinação em dia e caixa de transporte. Outro detalhe importante são as possíveis conexões em outros lugares antes do destino final. É sempre bom lembrar que se as viagens muito longas já são exaustivas para os seres humanos, o que dirá para os bichos.

Conforto
Depois de analisar os prós e contras, caso o dono tenha decidido levar seu animal para viajar no feriado de carnaval, Marcondes dá dicas sobre o que deve ir na bagagem do pet. “De preferência, leve a caminha ou manta de dormir do seu cão, além de alguns brinquedos preferidos dele. A ração também deve ser mantida e nenhum outro tipo de alimento deve ser dado. Isso ajudará a ambientá-lo mais rapidamente ao local”.
E falando em adaptação, vale lembrar que é totalmente desaconselhável levar animais idosos ou com a saúde debilitada. Por motivos óbvios. Nessas situações, caso haja alguma emergência, nem sempre será possível encontrar um veterinário de confiança para tratá-lo. O mesmo vale para filhotes. “Recomenda-se que os animais com menos de 4 meses que ainda não completaram a vacinação só viajem em caso de necessidade”, explica Marcondes.

Outro ponto destacado pelo veterinário são os cuidados na hora das caminhadas com os cães. Isso porque com as altas temperaturas e o sol quente, os animais podem sofrer de insolação e até mesmo câncer de pele. “Todos os cães devem usar filtro solar fator 30 a 50 nas regiões com poucos pêlos como ponta de orelhas e focinho, mas os de pelo branco precisam de cuidados redobrados. Mantê-los sempre em locais arejados e bem hidratados também é recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário