quinta-feira, 17 de março de 2011

Regras também na hora de comer

Especialista em comportamento canino explica a importância do dono
não tentar “comprar” a atenção do pet com petiscos.

Especialista em comportamento canino explica que o dono
não deve ceder aos apelos dos animais por comida
Crédito: Flickr/ CC – vhhammer
Além de ser fundamental para a saúde, o hábito de se alimentar também apresenta um importante significado social. Quando convidamos alguém para almoçar ou jantar, estamos demonstrando amizade. Dessa forma, é possível notar que o ato de se alimentar está estreitamente relacionado com o nosso lado comportamental. Para os animais, isso não é muito diferente – a hora de comer também é cheia de rituais e características comportamentais e sociais.

Nas matilhas de lobos e cães, o acesso à comida está intimamente relacionado à hierarquia. O líder da matilha é sempre o primeiro animal a se alimentar, tendo acesso às melhores partes da carcaça do animal abatido e à quantidade necessária para garantir sua sobrevivência.
Esse comportamento é importante para a manutenção das melhores características genéticas no bando, já que o líder é o principal responsável pela reprodução. Porém, esse ritual também tem um grande valor social, ajudando a manter a hierarquia na matilha. Enquanto o líder se alimenta, os demais esperam pacientemente a sua vez. Portanto, o ato de comer é também um símbolo de elevado status social.

Na nossa sociedade, o comportamento que os cães demonstram durante a alimentação é, geralmente, interpretado de forma errada ou mesmo ignorado. Para os cães, o acesso ao alimento requer todo um ritual específico, além da comunicação bem desenvolvida, enquanto que para o homem tem um valor de sociabilização, principalmente.

Erroneamente, com a domesticação dos cães muitas pessoas acabam humanizando os animais em relação ao ritual de alimentação – dando origem a importantes questões comportamentais.
Muitas pessoas erram com o cão ainda filhote ao oferecer incansavelmente petiscos para ganhar afeição – dessa forma, cria-se rapidamente o hábito de ganhar petiscos. A relação entre ambos, que deveria ser baseada em liderança, confiança e respeito, se reduz à simples troca por comida. De forma semelhante, o cão que fica pulando e chorando ao pé da mesa por comida pode estar fazendo isso não por fome, mas para mostrar que possui acesso aos recursos da matilha.
Por isso, é fundamental diferenciarmos o comportamento humano e canino na hora das refeições. Humanizar o comportamento dos cães pode ser confortável para algumas pessoas, porém, a chance de criar problemas comportamentais é enorme.

O dono deve compreender claramente a importância de ser o líder de matilha e saber como se comportar corretamente como tal em todas as situações, inclusive, durante a alimentação. Não que ele deva comer a ração antes dos animais, mas que saiba que o cachorro só terá acesso à comida quando o dono quiser. O comportamento mais dominante na hora de comer ou o ato de pedir comida ao pé da mesa não são tolerados pelo líder da matilha – e não os devem ser na sua também.

Atenção: as opiniões do artigo são de inteira responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do site PetMag.
  • Autor
  • Dr. Marcel Pereira
  • É médico veterinário e mestre em medicina veterinária pela Faculdade de Mecina Veterinária e Zootecnia / USP. Atualmente trabalha como terapeuta canino, reabilitando cães com problemas comportamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário