quarta-feira, 9 de março de 2011

Latidos em excesso: o que pode causar e como agir?

Todo cão late, isto é fato. Latidos são sua forma de comunicação, que podem demonstrar que estão com dor, alertas, com medo...
Mas o problema surge quando os latidos são excessivos, ininterruptos. Os vizinhos reclamam, as pessoas da casa ficam irritadas. E os cães sofrem com tamanho estresse. Cães que latem sem parar certamente estão com algum problema, de origem fisiológica ou comportamental, que precisa ser analisado e tratado.

Verificar a causa
Antes de concluir que o motivo para tanto barulho é comportamental, importante consultar um veterinário de confiança, pois o cãozinho pode estar aflito em razão de dor excessiva ou desconforto relacionado com sua saúde.Se descartadas todas as hipóteses de algum mal de saúde, passa-se a análise de alguma causa comportamental.
É muito importante verificar a origem do problema, para que possam ser feitos treinos para controlar os latidos em excesso. Isto porque, caso se pretenda simplesmente acabar com os latidos, muito provavelmente haverá uma transferência do comportamento. Por exemplo, se o cachorro late demais em razão de um alto grau de ansiedade, caso seja compelido a parar de latir, pode passar a apresentar comportamentos compulsivos, como lamber as patas sem parar.
Ele é recompensado por latir?
A pergunta pode parecer sem sentido, pois ninguém recompensaria um cão que late sem parar. Mas, sem querer, é o que muitos acabam fazendo! O cão que percebe que, ao latir, recebe algum tipo de atenção, passará a latir ainda mais quando quiser algo!

Há pessoas que acham engraçado quando o cão se dirige para o armário onde são guardados seus brinquedos e late para pedi-los: o dono vai lá, abre a porta e começa a brincar com o cão! O que ele aprendeu? Que basta latir para conseguir brincar com o dono!

Outra situação: latidos para todo e qualquer ser que se movimente e passe em frente ao portão da casa, onde o cachorro costuma ficar! Para o cão, a mensagem é outra: são intrusos, barulhentos, que devem ser espantados... Ele late e... as pessoas se vão! Mas, na verdade, estão apenas de passagem! Ele aprendeu que latir afasta os “invasores”!

O que fazer?
As situações acima são exemplos clássicos de cães que são recompensados por latir. O segredo é recompensá-los, justamente, quando NÃO latirem! Para cães com acesso a portões com visão para a rua, o ideal seria limitar esse acesso, para que o comportamento passe a não ocorrer mais.
Broncas despersonalizadas também costumam funcionar. Um jatinho de água, de surpresa e sem que o cão perceba de onde veio a broca, geralmente tem efeito imediato para interromper a “latição”!
Importante: cães com ansiedade de separação, que latem quando o dono não está, não devem ser punidos, pois ficarão com medo ainda maior nesta situação e o problema pode piorar muito!

Mas é muito importante que o cão seja recompensado com atenção, petiscos, afagos justamente quando não estiver latindo! Assim, passará a entender que a melhor forma de obter atenção é mantendo o silêncio!Praticar exercícios físicos com o cão também o ajuda a manter-se ocupado e gastar toda a energia canalizada que, volta e meia, pode acabar sendo liberada com latidos em excesso.

De qualquer forma, para casos extremos, é importante contratar um adestrador especializado em comportamento canino, que auxiliará os donos a lidar com esta situação.
---
Texto: Cassia Rabelo Cardoso dos Santos (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Para saber mais sobre os serviços de adestramento e consultas comportamentais da Cão Cidadão, acesse o site http://www.caocidadao.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário