sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Veja os cuidados com os felinos no verão

O gato tem uma temperatura corporal mais alta que a do humano, pois normalmente pode chegar a 39,2.

Mesmo assim, os bichanos também sentem calor, e quando o dia está quente demais para eles, os bichos ficam menos ativos e podem até parar de comer. Por isso, alguns cuidados são necessários com os gatos na estação mais quente.

Gatos de pelos longos podem ser tosados para aliviar o calor. É possível fazer somente a tosa no ventre e higiênica, o que já ajuda, ou tosar por igual.

Quando o pelo é tosado por igual, em em dois ou três meses o pelo volta a ficar longo, de acordo com a veterinária Luciana Deschamps, especialista em felinos.

Esses animais devem ser incentivados a beber água, principalmente com o calor, pois os gatos têm uma tendência a ter problemas renais. A veterinária Luciana conta que 40% dos felinos morrem por insuficiência renal.

Para incentivá-los a beber água, mantenha o pote sempre fresco, prefira potes de barro, e também coloque alguma fonte pela casa, pois há gatos que gostam de beber água em movimento, como em torneiras.

O veterinário da USP Archivaldo Reche Júnior acrescenta também que bichanos preferem beber água em recipientes maiores. “Ofereça em vasilhas com mais de 40 cm de diâmetro”, ensina.


Thinkstock

Só gato de pelos muito longos, e cuja pelagem faz nó, pode tomar banho.

Os de pelo longo que se deixam ser escovados não precisam, e a limpeza com língua que eles mesmos fazem já basta, como explica a especialista. “Eles têm enzimas na língua que fazem remoção de pó de bactérias”.

Ela adverte porém, que eles devem ser escovados uma vez ao dia para remover os pelos que caem.O professor da USP lembra o quão traumático pode ser um banho a um gato. “Estressa os bichos.

Com o banho, o gato perde o cheiro que é sua identidade.
Por isso, ele tende a se lamber compulsivamente, para voltar a ter o cheiro de antes.

Recomendamos apenas os banhos terapêuticos, com sabonetes ou xampus medicinais, quando o gato tem alguma doença dermatológica”, completa.

No calor, assim como os humanos, gatos também podem comer menos. Para incentivá-lo, mantenha a ração fresca e crocante.

E para ajudar a evitar problemas renais, respeite as indicações das rações para felinos, de acordo com a idade do bicho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário