terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Especialistas ensinam a cuidar dos dentes de pets.

Escovação diária é essencial; saiba que tipo de produto usar e cuidados com gatos e cães
Gisele Coutinho, do R7
Getty Images
Com o tempo, seu animal vai se acostumar com a rotina.

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), a doença de gengiva é a primeira entre cães e gatos. De cada dez animais, oito possuem o problema. Ou seja, todos os animais adultos terão a doença um dia.

Conheça as principais doenças de boca em pets

Outros problemas também são graves, como tumores, infecções, acúmulo de placa e a doença endodôntica – que aparece quando o cão ou gato quebram o dente.

Abrir a boca do seu bicho de estimação e verificar se os dentes estão em ordem é um dos cuidados frequentes necessários para garantir uma vida saudável ao peta. A escovação é fundamental e deve ser diária.

Você pode prevenir seus bichos de todas as doenças. Basta ter alguns cuidados e dar atenção aos animais. O momento da escovação deve ser aproveitado ao máximo, é a hora do dono ter um contato bem próximo ao animal, e isso deve ser o mais prazeroso possível.

Confira as dicas de dois especialistas* para manter em ordem o hálito, os dentes e a saúde bucal do pet:

- Deixe a preguiça e a desculpa da falta de tempo e realize frequentemente a escovação. O ideal é escovar todos os dias, mas três vezes por semana também dá um bom resultado.

- Alimentos (petiscos, principalmente) anunciados como capazes de combater o tártaro realmente funcionam. Porém, é necessário fazer o pet comer diariamente.

- Ossos naturais estão proibidos, mesmo cozidos, pois são duros demais, e fraturam dentes. Se isso ocorrer é preciso fazer no animal tratamento de canal, sob anestesia geral.

- Para acostumar o gato ou o cachorro com a escovação é necessário começar desde filhote. Punições porque o bicho não quer aceitar a escovação está proibida. Ele pode ficar traumatizado.

- Aos dois meses de idade você pode mexer na boca do pet. Comece com uma paninho, alisando os dentes, depois com escovas, inclusive em gatos.

- Quando iniciar o uso de escova e pasta os itens devem ser exclusivos para animais. Alguns cremes dentais possuem gostos de carne ou peixe, para estimular a escovação.

- Creme dental humano possui flúor e detergente, o que não faz bem aos animais.- No Brasil, existem poucas opções de escovas de dente para bichos. Se não encontrar ou se o preço for muito alto, não desista! Compre uma escova de gente, mas adequando o tamanho e maciez ao porte do cão ou gato. Se for filhote, experimente uma escova infantil e bem macia.

- O ideal é a escovação diária. Porém, existem pesquisas que afirmam que três escovações por semana também é eficiente.

- Durante a escovação, fale palavras positivas para incentivar o bicho e dar carinho. Depois do processo, procure passear com ele ou dar uma recompensa, como um brinquedo ou biscoitos.

*Dicas do médico veterinário sócio fundador da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), Hebert Lima Corrêa e de Marco Antonio Gioso, professor da faculdade de medicina veterinária e zootecnia da Universidade de São Paulo (USP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário