terça-feira, 18 de janeiro de 2011

De olho na temperatura

Assim como os humanos, os animais também sofrem com o calor, portanto fique de olho e siga este minimanual para vocês enfrentarem (juntos!) a época mais quente do ano!

Quando o pet estiver com a respiração ofegante (dá pra perceber pela língua de fora), inquietação, muita sede e sintomas de cansaço, é bom ficar alerta!
Isso pode ser sinal de hipertermia (insolação), um aumento da temperatura do corpo em razão do calor. Nesses casos, é importante deixar o animal em ambiente ventilado e fazê-lo beber água limpa e fresca várias vezes ao dia em quantidades pequenas.

Dica: quando os sinais da hipertermia são notados, os animais já estão em um estágio bem avançado, portanto, procure um médico veterinário o mais rápido possível!

Nada de levar o animal à praia para curtirem a brisa do mar juntinhos.
Além do perigo do bichinho ser contaminado por doenças, como o verme do coração (doença transmitida por mosquito, na qual o parasita se infiltra no coração do animal), você ainda pode tomar uma multa, pois é proibido por lei passear com animais na praia.

Evite expor seu animal ao sol por períodos longos demais.
Isso porque ele corre o risco de ficar com hipertermia, e os raios solares podem provocar câncer de pele no fofo.

Apesar de existirem protetores solares especiais para os bichinhos, eles podem usar os nossos (é isso mesmo!).
A única coisa que não pode é deixar o animal lamber o produto e nem exagerar na quantidade.

Esqueça passeios em horários em que o sol esteja mais quente (das 10h às 17h). Não faz bem para você e muito menos para o pet.

Fiquem ligados!
O ideal é que o animal tome banho uma vez por semana para amenizar o calor. Banhos em excesso podem prejudicar a pele e os pelos do seu bichinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário