quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Campanha estimula paranaenses a cuidar de seus animais de estimação

13/Out/2010
Na sexta-feira (08), na Praça Zacarias, em Curitiba, o dia foi de mobilização. Isto porque estudantes de Medicina Veterinária e médicos veterinários, que participam da Campanha de Guarda Responsável, orientaram a população sobre os cuidados que os proprietários devem ter para zelar pelo bem-estar de cães e gatos. O objetivo da ação era ensinar, bem como estimular um cuidado maior da população com seus animais de estimação. Para isso, durante manhã e tarde, acadêmicos e agentes da Rede de Defesa e Proteção Animal, programa da Prefeitura Municipal de Curitiba, distribuíram folders e orientaram a população sobre castração e Sistema de Cadastramento e de Identificação Animal (SIA) (microchips).
A castração, a microchipagem e a orientação à comunidade são estratégias para evitar o crescimento da população animal. Em Curitiba, a Prefeitura estima que atualmente a cada quatro habitantes um possua um cão. “São, aproximadamente, 450 mil cães em Curitiba. Calcula-se que 50% sejam semidomiciliados e destes 5% não têm dono, por isso dizemos que uma atitude de guarda responsável seria a castração dos animais”, afirma Lucyenne Popp, a médica veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Por uma parceria que a Prefeitura firmou com a Anclivepa-PR em Curitiba, a microchipagem está sendo realizada em clínicas associadas à Anclivepa por um custo de R$ 9,00/chip. Os interessados podem acessar o site www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br, e buscar no lado direito “Onde posso microchipar meu animal”. Aparecerão os dados completos das clínicas veterinárias que participam da ação. Após a identificação, o animal precisa ser cadastrado no SIA.
Veja aqui os estabelecimentos conveniados. Interior
Em Cascavel e Londrina, também sediaram o Dia de Mobilização da Campanha de Guarda Responsável. Em Cascavel, o evento foi promovido da Praça Wilson Jofre e em Londrina, no Calçadão. Nas duas cidades o Dia de Mobilização foi realizado no sábado, dia 9/10.
A Campanha de Guarda Responsável é uma iniciativa do CRMV-PR e tem o apoio da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal).
As fotos estão disponíveis no link Galeria de Imagens.

Fonte: Assessoria de Comunicação
CRMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário