quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Coprofagia

O nome já é feio, mas para algumas pessoas, o significado soa ainda pior. A coprofagia é o hábito de comer fezes que alguns cães apresentam.
Se o seu cachorrinho costuma fazer isso, mantenha a calma. Não adianta brigar sem parar, muito menos desenvolver uma repulsa pelo pobre coitado.
Leve seu animal ao veterinário e procurem juntos descobrir o que está causando este comportamento. As causas podem ser muitas e a conduta terapêutica também.
Uma questão alimentar
Geralmente a primeira hipótese que deve ser descartada (ou não) são as verminoses. Em seguida, possíveis deficiências nutricionais e problemas metabólicos devem ser investigados no animal.
Se a alimentação estiver inadequada, tanto na quantidade como na qualidade, seu cachorro pode simplesmente estar suprindo esta falta. Ele come fezes de outros animais que contenham os nutrientes deficientes na sua dieta.
O contrário também é válido. Exagerar na quantidade de comida pode gerar fezes pouco processadas e cheias de alimentos mal digeridos. O resultado disso? Mais tarde, quando sentir fome, ele procurar as fezes interessantes...
Caso esteja tudo em ordem com o prato de comida, a explicação pode estar no próprio organismo do animal. Deficiências na produção de enzimas, na absorção de nutrientes ou proteínas são alguns exemplos.
Ou uma questão comportamental...
Ansiedade ou estresse: Crianças, pessoas estranhas, mudança de ambiente, ou outros fatores podem estressar e provocar comportamentos estranhos no animal.
Excesso de punição: Se as brigas por causa da defecação são exageradas, ele pode estar comendo as fezes com medo de ser punido novamente.
Espaço inadequado: Se o lugar destinado ao seu bichinho é pequeno, mal distribuído, ou ele é obrigado a defecar do lado de sua caminha... Quem sabe ele não esteja tentando limpar o ambiente?
Chamar a atenção: Às vezes o cachorro aprende que comendo as fezes ganha a atenção do dono, mesmo que seja para brigar.
Tédio: Isso mesmo. Animais confinados em pequenos espaços ou que estão sempre presos desenvolvem passatempos, como por exemplo, brincar com as fezes. Passeios e exercícios diários são imprescindíveis.
Fonte: Redação Meia Fina

Nenhum comentário:

Postar um comentário