quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PLANO DE SAÚDE PARA ANIMAIS?


Digamos que você tem um pet e, pra sua infelicidade, o mesmo veio a adoecer gravemente. Após levá-lo ao veterinário, surge mais uma preocupação: o custo do tratamento. Mas tudo bem, como o bicho é considerado da família, desembolsa-se o que for preciso pra salvá-lo. No entanto, nessas horas, sempre ocorre aquela comparação em relação aos humanos: e se o seu pet tivesse também um plano de saúde? Se você for desses felizardos que pode pagar um bom plano, sabe como funciona. Em uma emergência, não é preciso botar a mão no bolso, uma vez que o seu plano cobre tudo. Bem, quase tudo, é verdade. Enfim, na maioria das vezes, não é preciso fazer um cheque de valor assustador pra ser atendido por um médico. E o mesmo, em relação aos pets? Seria interessante também?
A meu ver, sim. Se faz sentido pra nós, porque não para os bichos? Afinal, ninguém pode prever o gasto que aquela bola de pêlos pode representar ao fim de um ano. Infelizmente, criaturas adoráveis também ficam doentes, sem avisar. E, muitas vezes, tão doentes quanto um carro complicado que precisa de idas constantes ao mecânico pra continuar andando. No entanto, ao contrário do carro, que pode ser vendido a qualquer momento, um animal de estimação, teoricamente, é comprometimento puro. Não tem como descartar. Sim, existem aqueles donos que, ao menor sinal de trabalho e gasto que o bicho dá, não se constrange de dar um "jeitinho" no mesmo, sem remorso algum. Felizmente, a maioria ainda procura fazer de tudo, mesmo, pra garantir a saúde de seus pets. Nesse contexto, caso exista um plano de saúde que possibilite minimizar esse trauma do bolso, porque não?
É fácil dizer que, se a pessoa não tem condições financeiras de custear o tratamento de seu bicho, que não o tivesse adotado, ora essa. Que soubesse que aquele filhote saudável poderia um dia adoecer, ora essa. Não é bem assim. Sabemos que, realmente, certas doenças surgem realmente de surpresa, superando toda e qualquer expectativa de gasto referente ao tratamento necessário. Aí, temos um dono desesperado, em vias de se endividar, querendo fazer de tudo pra salvar o seu pet. E, infelizmente, o coitado do veterinário não pode funcionar como um SUS ambulante, obrigado a trabalhar de graça pra toda e qualquer situação desse porte, abrindo mão de honorários, custeando todos os procedimentos necessários, por mais que o mesmo ame animais. Um plano de saúde, que funcione mesmo, talvez seja o meio termo que alivie o impacto dessa situação, tanto pro dono, quanto para o veterinário.
Uma rápida busca pela internet nos possibilita conhecer alguns desses planos. Superficialmente, é claro. Mas se a maioria realmente cumpre aquilo que é proposto, parece promissora a idéia. Infelizmente, alguns valores assustam, como é de praxe nos planos para humanos também. No fim, fica aquela velha equação, composta entre o valor sentimental representado pelo animal e o tanto de dinheiro disponível para o custeio disso. Com ou sem plano de saúde.
**************
Alguns planos de saúde para animais:
-
Mister Saúde Animal





- Planimal (SP e RJ)
**************
Leia um pouco mais sobre o assunto:
Plano de Saúde para Animais: artigo de Sílvia C. Parisi.
FONTE: CÃO VET

Um comentário:

  1. Todos os que amam seus animais e tiverem condições financeiras deveriam ter.

    ResponderExcluir