terça-feira, 17 de abril de 2012

Carro que leva pet deve ser aspirado toda semana

Uma voltinha de carro com o cachorro ou o gato a bordo é o suficiente para o interior do automóvel ficar cheio de pelos e partículas de pele dos animais. Quando acumulados, podem exalar forte odor e provocar alergias nos ocupantes.

"Quem transporta os pets sem usar caixas adequadas deve passar o aspirador de pó na cabine ao menos uma vez por semana", afirma a veterinária Maria Cecília Fleury Curado, supervisora do hospital Sena Madureira.


Keith Bedford/Reuters

Apesar de úteis, as capas protetoras para os bancos e os tapetes emborrachados no assoalho não eliminam a necessidade da limpeza periódica, pois as células epidérmicas desprendidas dos bichinhos contaminam o sistema de ventilação do veículo.

A estudante Sabrina Mainardi, 20, dona de um peludo cachorro da raça lhasa apso, diz que já sentiu irritações respiratórias no carro, mas nunca se preocupou com a correta higienização da cabine. "Como o meu cachorro vive limpinho, achava que não havia necessidade de aspirar o carro após alguns passeios."

Se o transporte de pets no carro for frequente (mais de duas vezes por semana), há necessidade de uma limpeza profunda da cabine a cada seis meses. Nos carros que não transportam bichos, esse intervalo pode ser dobrado, calculam especialistas em higienização. O serviço, que utiliza produtos químicos capazes de eliminar parasitas, custa, em média, R$ 250.

sem manchas
Para evitar manchas causadas por urina, vômito ou sangue animal, o melhor é impermeabilizar os bancos, serviço que custa cerca de R$ 300 (para todos os bancos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário