terça-feira, 27 de março de 2012

Expo Gatos 2012 une beleza felina e solidariedade em Vinhedo


Com exposição e campeonato de raças raras, o evento acontece pela primeira vez na Região Metropolitana de Campinas e arrecada doação para gatos carentes

Quem gosta de animais e quer fazer um passeio diferente já tem compromisso agendado para os dias 14 e 15 de abril, em Vinhedo, quando acontece a Expo Gatos 2012 & Campeonato de Beleza Felina. O evento aberto ao público reunirá mais de 200 gatos de diversas raças raras e exóticas, para exposição e campeonato, no ginásio do Parque Municipal, das 10h às 18h. Para entrar, basta levar um pacote de ração para gatos. A doação será destinada à Sociedade Protetora dos Animais de Vinhedo, ONG que presta assistência a animais de rua.

Realizado pela AMACOON – Associação de Raça Maine Coon do Brasil, a Expo Gatos 2012 traz pela primeira vez à Região Metropolitana de Campinas edições de campeonatos e exposições especializados e internacionais de gatos de raças raras, que prometem encantar e impressionar o público visitante pela exuberância e peculiaridade desses belos bichanos exóticos. No ano passado, o evento recebeu mais de duas mil pessoas.

Raças
Entre as estrelas da Expo Gatos 2012 estarão felinos das raças raras reconhecidas internacionalmente, entre elas:

Maine Coon – Conhecido como “o gigante gentil”, é a maior raça de bichanos, podendo atingir 1,10m e 10kg (os demais pesam 3kg em média). De pelo longo, tem aspecto selvagem, mas é muito meigo e companheiro.
Ragdoll – Caseiro e dócil, quando carregados no colo, relaxam completamente a musculatura, parecendo uma boneca de pano. Daí o nome da raça em inglês.
Bengal – Conhecido como mini leopardo, tem a beleza dos felinos selvagens com o temperamento dócil de um gato doméstico. Brincalhão e de reflexos rápidos, mantém algumas características do seu ancestral selvagem.
British – Por sua inteligência, é uma das raças preferidas para filmes e comerciais. Preferem estar no chão, mas são excelentes companheiros para toda a família.
Chartreux – Conhecido pela sua variedade de tons cinza e seu sorriso enternecedor, é um gato silencioso e discreto. Adora chamar a atenção e ser acariciado, mas não gosta de se sentir preso.
Sphynx – Também conhecido como Esfinge, é famoso por não possuir pelos e, por isso, é muito vulnerável ao frio e ao calor.
Bosque da Noruega – De aspecto selvagem, é inteligente, afetuoso e independente. Adora grandes espaços e desce das árvores em espiral, de cabeça para baixo.
Oriental – Suas principais características são as orelhas grandes, o nariz comprido, a cauda fina, pernas longas e o pelo curto de varias cores.
Persa – A raça mais popular no Brasil é dócil, de pelo felpudo e abundante, nariz chato e corpo arredondado. Meigos e carinhosos, têm forte apego ao seu dono.
Exótico – Parecido com o Persa, é carinhoso e apegado ao dono, mas possui pelos mais curtos e é mais extrovertido e alegre.
Siamês – Acredita-se que a raça seja oriunda do Sudoeste Asiático, onde os bichanos eram mantidos pela realeza em templos sagrados. Com pelagem curta, é fiel, ciumento e adora ser acariciado.

Exposição Internacional
A Expo Gatos 2012 será, oficialmente, a 9ª e a 10ª Exposições Internacionais de Gatos de Raça e a 2ª Exposição Especializada das raças Persa e Exótico. Essas mostras reúnem belos exemplares das raças felinas de criadores de várias partes do país. Cada animal será exibido impecavelmente penteado em uma gaiola confortável e os visitantes poderão aprender de perto tudo sobre as diversas raças.


“Os brasileiros estão gostando cada vez mais da companhia dos gatos, e é importante mostrar as diversas características e temperamentos das raças, pois sempre tem um gato que combina com a pessoa, com o estilo de vida da família”, explica Hugo Cavalheiro, presidente da AMACOON.

Campeonato
Durante os dois dias do evento serão realizados quatro campeonatos internacionais, regidos pelas normas da FIFé – Fedération Internationale Féline, sediada na França. Os gatos serão julgados de acordo com os padrões de suas raças, e a avaliação minuciosa caberá a cinco juízes renomados – da Espanha, da Croácia, da Argentina e do Brasil. Serão eleitos os melhores gatos nas categorias: filhotes de três a seis meses e de seis a dez meses, fêmeas, machos, machos castrados e fêmeas castradas. Primeiro, serão escolhidos os cinco melhores de cada categoria, chamados de Best in Show. Depois serão escolhidos o melhor adulto e o melhor filhote. A final elegerá o Best of the Best – título disputadíssimo. Os premiados levarão troféus e rações.

Outras atrações
A Expo Gatos 2012 traz ainda estandes com venda e distribuição de amostras de produtos pets. As crianças também poderão fazer pintura temática no rosto. Os visitantes contarão com a estrutura da praça de alimentação da Festa do Milho, que acontece nos mesmos dias no Parque Municipal (perto do barracão próximo aos sanitários).

O evento tem patrocínio da Royal Canin, Kelco Pet Care, Kitty Cat e Emporio Animal.

Serviço
Local: Parque Municipal Jayme Ferragut (Ginásio Poliesportivo) – Estrada da Boiada, s/ nº – Vinhedo/SP
Horário: Entre 10h e 18h
Informações: www.amacoon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário