terça-feira, 2 de outubro de 2012

Encontrou um filhote de gato abandonado? Saiba como cuidar de gatinhos recém-nascidos

Como todos os bebês, 
esses bichinhos precisam de atenção especial; saiba

Um gatinho recém-recém nascido separado da mãe é extremamente frágil, 
mas é possível dar todos os cuidados necessários para que ele se torne um pet feliz
Thinkstock

Infelizmente, o abandono de animais é uma prática cruel cada vez mais comum nas cidades, principalmente de filhotinhos ou de fêmeas grávidas.

Ao mesmo tempo, sempre existirão pessoas de bom coração dispostas a resgatar e cuidar desses bichinhos. O caso de recém-nascidos separados da mãe, no entanto, merece uma atenção especial. Você saberia o que fazer se encontrasse um (ou vários)?

Antes de qualquer coisa, a avaliação de um veterinário é sempre muito importante, mas se não for possível de imediato, aí vão algumas dicas de como cuidar do seu novo pet.

1 – Temperatura. 
Como qualquer bebê, é importante mantê-lo aquecido. Paninhos, mantinhas e uma bolsa de água quente (garrafas pet cheias de água também servem) já ajudam bastante. Mas cuidado com a temperatura ! Água muito quente pode matar o bichinho, mas se esfriar demais também pode ser perigoso. O ideal é que se mantenha a temperatura entre 37,5 – 39 graus

2- Alimentação
Na falta da mãe, o bebezinho vai precisar de suplementos alimentares. O médico veterinário Ricardo Henrique Santos Silva, dá a dica:

— O mais indicado é o PetMilk, um leitinho próprio para recém nascidos, facilmente encontrado em petshops e veterinários. Leite de vaca não é indicado, pois tanto cães como gatos costumam ser intolerantes à lactose, mas se não tiver outro, dilua o leite de vaca em água morna, numa proporção de meio a meio.

3- Uma caminha bem macia.
 Você pode usar uma caixa de papelão bem forrada com jornais, uma manta ou toalha. Não se esqueça de trocar regularmente, por que bebês se sujam muito.

Outra coisa legal para se colocar na caixinha do filhote é um bicho de pelúcia, para que ele não sinta tanta falta da mamãe e da ninhada.

4- Higiene. 
Limpe o bichinho com um paninho macio ou algodão embebido em solução de alcool diluído em água morna, na proporção de meio a meio, mas isso não precisa ser feito diariamente.

5- Desmame. 
Por volta de 15 a 20 dias, você já pode começar a oferecer ração com água morna, de maneira que fique como uma papinha, mas sem tirar o leite; a mudança deve ser gradual.

Retire a ração assim que o filhotinho terminar de comer, pois ela fermenta após algum tempo e pode fazer mal.

É triste, mas convém lembrar:
 a chance de um gatinho recém-nascido sobreviver sem a mãe é bem pequena, mas não é impossível, por isso ele precisa de muita atenção e cuidados redobrados. Boa sorte com seu bebê!

Fonte:
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário