quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Só um "comprimidinho" não faz mal ?



A cachorrinha da foto é a Kim. Está internada no Pet Care por um problema muito comum na nossa rotina: administração de medicamentos “por conta própria” em casa, isto é, sem a prescrição por médico veterinário. No caso dela, acabou tomando uma dose de Dipirona 4 vezes mais alta que a recomendada para seu peso!

A Dipirona (Novalgina®) é uma medicação indicada em casos de dor ou febre e quase todos nós temos esta medicação em casa. Pela facilidade de compra e acesso a este medicamento, muitos proprietários acabam medicando seus pets quando acham que estão com febre ou dor.

No entanto, a intoxicação por Dipirona em cães e gatos pode causar hipotensão (pressão baixa), anemia hemolítica (destruição das hemácias pelo sistema imune), diminuição do número de leucócitos (células de defesa), vômito, diarréia, entre outros. Nos gatos a intoxicação por Dipirona costuma ser mais grave, pois a metabolização desta substância é diferente nos felinos, por isso precisam de doses específicas calculadas pelo veterinário!

Isso não significa que cães e gatos não podem ser medicados com Dipirona. É um fármaco de uso corriqueiro na clínica de pequenos animais e tem seus benefícios, mas deve ser usada na dose e na frequência correta!

Por ser sortuda, tudo indica que a Kim não apresentará consequências e está internada para observação, monitoração de temperatura e pressão arterial, além de tratamento com protetores de estômago.

A Kim fará exames de sangue para verificar se esta intoxicação causará algum dano sanguíneo como os citados acima.

Assim como a Dipirona muitos outros medicamentos aos quais temos fácil acesso podem causar intoxicação em cães e gatos. Por isso não se deve, em nenhuma hipótese, medicar um animal sem a prescrição do médico veterinário. Mesmo medicamentos comuns em medicina humana, por mais inofensivos que pareçam, podem ser letais para cães e gatos!

Sempre que um animal ingerir algum medicamento de forma inadequada, devido à administração sem prescrição ou ingestão acidental, deve ser levado ao veterinário para ser examinado e para que receba o tratamento necessário.

Qualquer medicação (mesmo de uso veterinário), se utilizada em dose e frequência inadequada pode causar intoxicação. No entanto, algumas medicações são potencialmente tóxicas nestas espécies, como os exemplos a seguir:

MEDICAMENTOS PROIBIDOS EM CÃES:

- Diclofenaco de potássio ou sódico (Cataflan®, Voltaren®)

- Maioria dos anti-inflamatórios de uso humano

- Piridium®

MEDICAMENTOS DE USO RESTRITO EM CÃES (deve-se seguir recomendações especiais):


- Ivermectina (Ivomec®, Ivermec®, Vermectil®, Mectimax®): cães da raça Collie, Border Collie, Pastor Australianao, Bearded Collie, Pastor de Shetland, Sheepdog e seus cruzamentos são intolerantes à Ivermectina e seu uso causa intoxicação grave

- Sulfa Trimetropim (Bactrim®)

- Sulfassalazina (Azulfin®)

- Aspirina®

MEDICAMENTOS PROIBIDOS EM GATOS:

- Diclofenaco de potássio ou sódico (Cataflan®, Voltaren®)

- Paracetamol (Tylenol®, Anador®)

- Maioria dos anti-inflamatórios de uso humano

- Salicilato de Bismuto (Peptozil®)

- Ibuprofeno (Advil®)

- Piroxican (Feldene®, Inflamene®)

- Xampus a base de Alcatrão, Benzoato de Benzila, Sulfeto de Selenio ou Ácido salicílico

- Piretróides (Butox®)

- Azatioprina (Imuran®)

- Piridium®

MEDICAMENTOS DE USO RESTRITO EM GATOS (deve-se seguir recomendações especiais):

- Ácido acetil salicílico (Aspirina®) - a dose a ser utilizada é muito baixa

- Enrofloxacina (Flotril®, Baytril®) – pode causar cegueira. Só pode ser utilizada em doses específicas e em casos muito específicos.

- Xampus a base de Peróxido de Benzoila - devem ser usados na concentração adequada.

Fonte:
http://petcare.com.br/blog
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário