terça-feira, 21 de agosto de 2012

FAMÍLIA COMEMORA TER SALVO 2 CADELAS E 14 GATOS DE INCÊNDIO no RJ

(Foto: Cecilia Acioli/Folhapress)

A atriz Sabine Boghici, filha do marchand Jean Boghici, com seus gatos e cachorros que sobreviveram ao incêndio em prédio, no Rio de Janeiro.

O incêndio aconteceu 12 andares acima, mas na portaria do prédio antigo na rua Barata Ribeiro, uma via de trânsito pesado em Copacabana, já se sente o cheiro de queimado.

Lá em cima, na cobertura dúplex onde moram o marchand Jean Boghici, 84, sua mulher, Geneviève, e a filha Sabine, 38, peritos de seguradoras tentam descobrir o que causou o fogo que, na segunda-feira passada, destruiu obras simbólicas do modernismo brasileiro, como a tela "Samba", de Di Cavalcanti, e matou dois dos 16 gatos que a família criava. Tentam, também, estimar o prejuízo.

Por causa da perícia, o acesso ao apartamento é restrito aos proprietários e aos técnicos, mas pela porta entreaberta é possível ver um pouco do estrago. A sala está coberta de fuligem negra, assim como as telas que ainda estão penduradas na parede e os móveis. Por enquanto, nada pode sair de onde está.

Para circular pelo local e acompanhar os trabalhos, o casal usa máscaras cirúrgicas. "A garganta e os olhos ardem; a cabeça dói quando saímos", diz Geneviève.

No andar de cima do apartamento, não atingido pelas chamas, quase 20 gravuras de Debret manchadas pela água usada pelos bombeiros secam sobre duas mesas.

"Elas estão salvas. Quando não estiverem mais úmidas, começa o trabalho de restauração", diz Geneviève.

Sobre o sofá, um móbile de Calder também foi posto para secar. Mas é no salão de festas do prédio ao lado, onde têm outra cobertura, que está salvo o que os Boghici dizem ser seu grande tesouro: 14 gatos e duas cadelas.

Os dois prédios são colados, padrão arquitetônico comum no Rio dos anos 40 e 50. Uma porta no terraço dá passagem para a outra cobertura, menor. Foi por ela que Sabine salvou os animais.

Fonte:
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário