quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dica de Condicionamento: Mundando a liteira

Uma queixa frequente dos donos de gatos adultos é quando precisamos trocar a sua liteira (caixa sanitária), já que a grande maioria dos gatos acaba ignorando a bandeja nova, outros fazendo as suas necessidades no chão ou ainda pior: segurando o xixi ou o cocô por muito tempo.

Meu gato estava acostumado desde filhote apenas com liteiras abertas, quando resolvi trocá-la para uma fechada. Lord Princippè tem hoje 7 anos de idade, portanto, é um gato maduro.

Como sei da dificuldade de muitos proprietários em fazer essa troca, resolvi documentar todo o processo, para auxiliá-los no passo a passo. Vamos a eles…

O primeiro passo quando chegamos com a nova liteira em casa 
é apresentá-la ao gato, de forma despretensiosa. 
Deixe o gato explorar o novo objeto, sem pressioná-lo a entrar.
Veja que a liteira ainda está vazia. 
(Arquivo Pessoal)

O próximo passo é fazer assepsia na liteira nova e separar um pouco do granulado já usado (saturado) com o cheiro da urina do gato e misturá-lo com granulado novo, a ser colocado na liteira nova. 
(Arquivo Pessoal)

Mais uma vez, deixe o gato explorar a liteira, agora com os granulados novo e antigo misturados para que ele reconheça seu próprio odor, mas não force o gato a entrar. Às vezes é necessário deixar a liteira antiga à disposição de seu gato por um tempo para que ele não deixe de fazer xixi ou cocô, pois diferente dos cães, os gatos realmente seguram por muito tempo. 
(Arquivo Pessoal)

Depois de alguns dias, já podemos ver Lord Princippè mais familiarizado com a nova bandeja sanitária. (Arquivo Pessoal)

Missão quase cumprida! Em 24 horas, ele fez seu primeiro xixi. Mas para que ele deixasse totalmente de usar a liteira aberta, foram quase 4 semanas. (Arquivo Pessoal)

Não há um tempo padrão. O importante é dar tempo ao gato, zelando pelo seu bem estar.
É importante ressaltar que “NUNCA” devemos forçar ou pressionar nosso gato a nada. Gatos são diferentes dos cães. Um erro no condicionamento pode acarretar em um problema clínico grave, principalmente quando lidamos com questões de eliminação (urina e fezes).

O número ideal de liteiras numa casa que tem gatos é este:

Número de Gatos + 1 = Número de liteiras.
Exemplo: se você tem 3 gatos, terá que ter no mínimo 4 liteiras.

Espero ter ajudado e boa sorte com seu gatinho!!

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário