quarta-feira, 18 de julho de 2012

Por Que os Gatos Ronronam?


Quando o gato sobe em seu colo, se aconchega e começa a ronronar, tudo está bem em seu mundo e parece que ele está em estado de nirvana….. Este é um dos momentos mais íntimos e de compartilhamento entre nós e os nossos gatos, pois é um sentimento de contentamento que ele compartilha conosco.

Com certeza nesse momento podemos acreditar que ele está bem, calmo e se sentindo seguro e feliz. Nem sempre nós podemos ouvir o ronronar – um rumor suave de vibração – mas podemos senti-lo.

De acordo com estudos veterinários a função original do ronronar era permitir que o gatinho pudesse se comunicar com sua mãe, dizendo que as coisas estão bem. Um gatinho é capaz de ronronar no segundo dia de vida e embora ele não possa miar e mamar ao mesmo tempo, ele pode ronronar e mamar. Da mesma forma a mamãe gata ronrona para tranquilizar o gatinho que está mamando nela.

Há muitas teorias para explicar como o ronronar é gerado. Um estudo determinou que o ronronar envolve a ativação dos nervos próximos as cordas vocais. Estes sinais nervosos provocam vibrações das cordas vocais, enquanto o diafragma serve como uma bomba de propulsão, empurrando o ar para dentro e para fora das cordas vocais fazendo-as vibrar, criando assim um zumbido musical. Acredita-se que ronronar é um ato voluntário ou seja, os gatos ronronam quando querem.

Ronronar faz parte do sistema de comunicação felino junto com os sons (miados), odores (ferormônios) e atitudes (comunicação postural). Os gatos domésticos e alguns gatos selvagens, como pumas e leões da montanha, são todos capazes de ronronar.

Com o madurecimento do gato, também muda o significado do ronronar. Alguns gatos ronronam para indicar contentamento ou prazer, mas os gatos assustados e também os gatos doentes podem ronronar da mesma forma que as fêmeas durante as contrações e dores do parto também ronronam. Não é incomum para os gatos ronronarem quando estão perto da morte. Este ronronar final pode indicar um estado de ansiedade ou, eventualmente, euforia, estados que também têm sido descritas em pessoas com doenças terminais.

Veterinários especialistas em comportamento animal, acreditam que o ronronar em situações de estresse ou dor tem a função de confortá-los da mesma forma que algumas pessoas cantam ou riem quando estão nervosas. Gatos assustados podem ronronar para comunicar a submissão ou intenções não agressivas ao seus oponentes. Gatos mais velhos podem ronronar quando brincamou abordam outros gatos, sinalizando que eles são simpáticos e querem se aproximar.

Uma teoria mais recente é que o ronronar é causada pela liberação de endorfinas no cérebro do gato. Uma vez que as endorfinas são liberadas em circunstâncias tanto de prazer como de dor, isto explicaria a expressão aparentemente ambígua de ronronar. Seja qual for a explicação para ronronar, ela parece indicar contentamento, satisfação e tranquilidade demostradas pelo gato no convívio doméstico, resultando em uma das qualidades mais cativantes nos gatos.

O importante de tudo isso é compartilhar esse momento de satisfação do seu gato….fazendo do nosso dia um dia mais completo com essa simples demostração de intimidade.

Fonte:
petcare.com.br
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário