terça-feira, 15 de maio de 2012

Amigos inestimáveis… até na reabilitação das deficiências!


Até na reabilitação os animais de estimação fazem um bem enorme ao ser humano. São o melhor remédio para o corpo e para a alma, pois fazem com que os seus donos não se sintam tão sozinhos e lhes dão mais segurança.

Há registros no mundo de vários casos de pessoas que superaram a depressão devido ao convívio com eles. Além disso estudos científicos comprovam que a chance de sobreviver a um infarto é quatro vezes maior para quem tem um animalzinho em casa comparado a quem vive só.Também no trabalho de reabilitação de pessoas portadoras de deficiência, podemos contar com habilidade e as características de alguns animais.Um dos animais que pode garantir bons resultados é o cavalo.

O condutor, juntamente com a fisioterapeuta e o terapeuta de apoio, formam uma equipe de tratamento complementar chamada hippoterapia,que é indicada para o tratamento de vários tipos de patologia, como paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, acidente vascular cerebral, síndrome de Down, esclerose múltipla, enfim, qualquer problema relacionado ao sistema central.O ritmo mais indicado para a terapia é o passo, pois é através dele que o cavalo pode transmitir ao paciente o balanço antero-posterior, o lateral e o vertical, semelhante à ação de pelve humana durante a marcha. Além dos benefícios físicos, a terapia com cavalos estimula a orientação espacial, a auto-estimula e o poder de concentração.

O cão-guia é treinado para conduzir com segurança as pessoas deficientes visuais em qualquer local, sendo capaz de parar no meio fio das calçadas, nos obstáculos, inclusive em desníveis e buracos no pavimento, em estradas, etc.

A comunicação entre o cão e seu dono se dá através de uma coleira especial que permite o reconhecimento do cão,quando ele muda de direção para evitar um acidente ou quando diminui a velocidade num local de maior cuidado.

O cão deve saber analisar o espaço que ele e seu dono ocupam para agir corretamente, como por exemplo,calcular quando o espaço é suficiente para a passagem de seu dono.Entre as raças de cães utilizados para essa tarefa, estão o retriever do labrador o golden retriever e o pastor alemão. Os labradores e goldens tem sido preferidos por serem um cães de aparência mais dócil, facilitando a socialização e aproximando as pessoas.

O pastor alemão é muito atento e dedicado, mas pede um período mais longo de adestramento para controlar o seu impulso de guarda. Estes e outros animais, aliados à profissionais de reabilitação especializados, podem trazer muitos benefícios para crianças e adultos com deficiências físicas, sensoriais e emocionais.


Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário