sábado, 14 de abril de 2012

Você conhece catnip, a ‘maconha’ do gatinho?

Efeito da erva do gato tem que ser avaliado em cada caso, 
de acordo com o comportamento do bichano


Nem do bem, nem do mal: a administração da erva do gato 
tem que ser avaliada conforme seu comportamento
The Grosby Group.

Estimular a interação e deixar o bichano mais ativo é o propósito da erva catnip, chamada também de ‘maconha’ do gatinho. A erva, cientificamente denominada Nepeta cataria, normalmente ativa o sistema nervoso central por meio da olfação.

Ou seja: o gatinho cheira a erva e pode ficar muito feliz. Segundo especialistas, a erva do gato é saudável e faz com que o bichano preguiçoso brinque mais, role pelo chão, se esfregue em objetos ou em seus donos e até interaja melhor com outros gatos.

O produto pode ser encontrado em pequenas porções de matinho, embutido dentro de brinquedinhos ou até mesmo em almofadas e arranhadores.

Além disso, a catnip também pode ser indicado para tratamentos de obesidade, justamente por tornar o bichano mais ativo. Mas especialistas afirmam que é muito importante observar os resultados.

De acordo com Andrezza Avila, veterinária-supervisora do Hospital Veterinário Sena Madureira, porque deixar seu gato estressado ou com problemas digestivos?

— Se o gato ficar estressado, agressivo e mudar completamente seu comportamento, o conselho é não dar mais o produto ao gatinho. Afinal, quem quer vê-lo violento ou nervoso?

Mas se ele reagir bem e virar um brincalhão...

— O catnip pode ser dado todos os dias, ou de três em três dias, não há contraindiação se a reação for boa.

‘Maconha’ do gatinho

O veterinário e professor do curso de graduação em veterinária da Universidade Anhembi Morumbi, Fabrício Lorenzini, recomenda o uso da erva aos gatos que estejam acima do peso e que sejam sedentários.

— Gato é um bicho preguiçoso por natureza e muito difícil de levar para passear. Estimular os feromônios do bichano pode fazer muito bem à sua saúde.

Segundo Lorenzini, cada gato age de uma forma distinta ao produto justamente porque o catnip desperta tipos diferentes de feromônios.

— O produto não vicia. Mas é chamado de ‘maconha do gatinho’ por ter o efeito visual similar: o gato parece maluco, às vezes. Roda, pula, se esfrega e pode também ficar calminho, quietinho, como os usuários humanos da Cannabis sativa.

Entretanto, a única contraindicação a ser observada é se o gato passa mal de alguma forma.

— Caso contrário, o bichano pode ganhar sua dose diária de catnip e ficar empolgado a seu modo.

Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário