segunda-feira, 5 de março de 2012

Dicas para evitar mordidas de cães


Mordidas de cães podem ser muito perigosas e, na maioria das vezes, é possível evitá-las. Para isso, primeiro é preciso entender os motivos que levam um cachorro a reagir assim diante de algumas situações.

Morder, por que?
Geralmente, os cães mordem quando se sentem ameaçados ou com medo. Ou ainda para proteger seu território, os filhotes, a comida e até os brinquedos! Quando estão com dor ou irritados, também podem morder. Por isso, tanto observar o animal quanto policiar as próprias ações ajudam a prevenir ataques.

Ação e reação
Algumas atitudes que parecem inocentes pra nós, podem representar uma baita ameaça para os cachorros. Olhar o cachorro fixamente nos olhos é um ótimo exemplo disso. Pra você pode não ser nada, mas ele talvez se veja num confronto. Encurralar o animal num canto ou se curvar sobre ele são duas situações que têm grandes chances de acabar mal. O melhor mesmo é ficar de lado para o cão, para que ele não se sinta ameaçado.

Abraço apertado... demais!

Sabe aquele abraço super carinhoso que a gente adora dar nos cachorros?

Pois é... nunca faça isso se você não tiver certeza absoluta de que o cão é extremamente dócil.

Procure também sempre manter seu rosto a uma distância razoável do cachorro. A maior incidência de mordidas ocorre justamente nesta parte do corpo.

Te conheço?
É muito comum a gente ver um cão passeando na rua e querer passar a mão, fazer carinho... É quase que automático, principalmente para os apaixonados por cachorro.

Mas é muito importante tomar alguns cuidados. Sempre pergunte ao proprietário se o cão é dócil e se você pode fazer carinho nele. Normalmente, quando percebem que o dono está relaxado e agindo de forma natural diante do estranho, os cães se sentem mais confiantes.

Antes de qualquer interação, deixe o cachorro cheirar você. A aproximação deve ser feita pelo proprietário, e se quiser chegar perto do cão, mexa-se devagar e com movimentos leves. Converse com o dono, como se não estivesse nem aí pro animal. Só então estenda a mão para o cachorro cheirá-la. Mantenha o braço relaxado e o punho cerrado, evitando assim mordidas nos dedos.

Quando perceber que o cachorro está se sentindo seguro e tranqüilo, acaricie seu peito e embaixo do seu pescoço com a mesma mão que ele estava cheirando. Os cães se sentem menos ameaçados nessas partes do corpo do que quando recebem carinho na cabeça, por exemplo.

Nesse momento, a maioria dos cachorros já está agindo como se você fosse um velho conhecido. Mesmo assim, seja prudente: quando decidir parar de fazer carinho, tire a mão devagar, sem movimentos bruscos.

Texto: Alexandre Rossi
Edição e Revisão: Alex Candido


Curta a página da Cão Cidadão no facebook:http://www.facebook.com/caocidadaooficial e fique por dentro das novidades sobre eventos, cursos e aparições do Alexandre Rossi na mídia!


Fonte:
noticias.r7.com/blogs
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário